1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que voltagem?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Fireland, 3 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 35; Visualizações: 1786)

1. Fireland

Fireland I'm cool cuz I Fold

Pessoal, acabei de fazer um overclock na BIOS, ao meu Core 2 Duo E7200 2.53 GHz.
    Subi-o para 286 Mhz, ou seja meti-o em 2.72 GHz ( o multiplicador é sensivelmente 9.511).
    Mas a voltagem continua em 1.213 V.
    Que voltagem acham que meta?

PS: Foi a primeira vez que fiz um OC.

Ajudem-me pease:p

2. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

só aumentas o vcore quando o CPU te pedir, ou seja, quando apresentar instabilidade.

3. Fireland

E a instabilidade apresenta-se onde?
    É que a minha temperatura normalmente é nos 51º e 49º os 2 cores.
    Outras vezes sobe para o 56.
    Há que referir que de vez em quando ACHO que a ventoinha do processador começa a trabalhar, pois ouço um barulho tipo um ronco de fome, mas baixinho. Mas é só por 5 segundos, depois volta à normalidade.

Última edição: 3 de Fevereiro de 2009
  4. vasco fernandes

a instabilidade n se apresenta em lado nenhum, há programas para testar o CPU, para verificar se está estavel, pode usar o ORTHOS ou OCCT.

Essa temperatura é um idle ou full load ?

5. lkezen

lkezen Power Member

Aproveitando o tópico em quetão, gostava que me esclarecesem-me uma dúvida que me persegue desde "criança" :p

Existe um limite de voltagem aconcelhavel aos processadores ou basta uma pessoa controlar as temps e podere-mos meter uma voltagem estavel ao CPU mesmo que seja grande mas que tenha temps normais!

Como por exemplo os i7 que o pessoal não gosta de ter mais de 1.30v, é por não ajudar na longevidade de vida ou por causa das temps?!

Agradecia a ajuda ;)

6. Fireland

Lol, desculpa, mas não sei se é Idle ou Full Load, por isso amostro-te um Print Screen de como aparece a temperatura usando o PC Wizard.

7. vasco fernandes

temperaturas em idle são as temperaturas quando o CPU n está a executar nenhuma tarefa, no caso dessa Pic, pode ver que o core 1 está a 7% e ou 2 está a 1%, isto representa a utilização da CPU, que neste caso n está a executar nenhuma tarefa, as full load é quando a CPU está a ser utilizada a 100%, por exemplo a correr um jogo, ou em alternativa tens os programas que referi acima, e é com a CPU em full load que as temperaturas são mais altas, e são essas que interessam, pelo que vi tens temperaturas muito más, isso em idle já anda nos 50º em full deve mandar-se para os 65º ou quase !!! tem cuidado com isso !!!

os I7 são CPU com fabrico a 45mm por isso n toleram muito a subida da voltagem, vai aumentar temperaturas e diminuir a vida da CPU... mesmo que tenhas temperaturas muito boas e um vcore alto demais reduz a vida do CPU mais rápidamente, porque com uma tensão elevada de mais estás a degradar do proprio CPU.

Última edição: 3 de Fevereiro de 2009
  8. Fireland

Fiz agora o Teste com o OCCT e eis os resultados:

Core 1:

Core 2:

Tensão:

Se precisarem de mais algum teste, digam.
    Durou 3 minutos.
    A partir do 1º minuto, aumentou bastante a temperatura, visto que ele meteu os processadores a trabalharem quase 95 %.
    No 3º minuto, chegou aos 70ºC e ele parou o teste.

Está tudo bem e estável, não ?

9. vasco fernandes

isso está é tudo mal :sad:

ve lá essa temperatura !! o cooler n deve estar bom... abre a caixa e ve se o cooler está bem preço e se a fan está a rodar !!!

10. Fireland

Já quando o Processador estava a 2.53 GHz, ele em Idle ficava a 49ºC sensivelmente.
    E também achei estranho, que quando ele meteu os processadores a 95 %, a ventoinha nem funcionou!!!!

EDIT: Deixa-me dizer-te também que como ventoinhas, só tenho a fonte de alimentação, a do processador, e a da placa gráfica. Achas que deva meter mais?

11. vasco fernandes

não funcionou como ??? está parada ??

12. Fireland

Pelo menos não ouvi um grande barulho. Fez o mesmo som que fez quando estava a 10%.

PS: Post anterior editado.

13. vasco fernandes

mas tens de ter certeza... abre a caixa e vê se a ventuinha roda !!

14. Fireland

Vou verificar se TODAS as ventoinhas rodam.

15. Fireland

Sim, já confirmei, todas as ventoinhas rodam bem.
    Roda a ventoinha do processador, a da placa gráficca e a da fonte de alimentação, as únicas que tenho.
    Acham que deva meter mais uma ventoinha auxiliar?

EDIT: Agora tem-se ficado pelos 45ºC em Idle, mas se abro uma página da Internet, sobe logo para os 50ºC.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2009
  16. vasco fernandes

tira o cooler, limpa-o e muda a massa termica, porque isso n está bom !!

17. Fireland

Sim, vou limpar-lhe o pó neste fim-de-semana ou antes, mas o que é a massa térmica?
    Desculpa a ignorância :'(

18. DyoGo

DyoGo [email protected] Member

Massa termica serve para optimizar as transferencias de energia sobe forma de calor do cpu para o dissipador(cooler) é o que liga os dois ao tirares o cooler tens que ter cuidado porque ele está colado, acho que é isto =)

19. PeaceMaker_2

PeaceMaker_2 Power Member

Então isso em 1 minuto sobe te 20cº e achas que está tudo bem? lol

para além disse tens o aviso lá em cima... a Cpu está muito quente...

limpa isso , pasta térmica boa como já disseram e depois fixa bem o cooler

20. WindWalker

WindWalker Power Member

Partilhar esta Página