Que voltagens está a Motherboard a enviar ao CPU?

Miguel L

Membro
Boas,

Como alguns já saberão, a minha anterior motherboard Asus B85M-G deu o berro a semana passada.
Provavelmente devido a ter overclock do CPU, e a uma fonte de alimentação manhosa.

https://forum.zwame.pt/threads/a-motherboard-tera-reparacao.1022271/

Não sou própriamente um 'guru' dos overclocks, mas também não sou 100 % ignorante na matéria, pois desde que comprei o meu actual i7 4790K há uns 3 anos, fui-me informando sobre overclocking.

Ora, como comprei na semana passada uma ASRock H81 Pro BTC (e outra fonte), e tenho visto diversa informação na web que as motherboards sobem frequentemente a voltagem que vai para o CPU, tenho receio de poder estar a enfiar no CPU 1.4 volts, quando penso que eram apenas 1.2 volts pois foi o que defini na BIOS !

https://www.gamersnexus.net/guides/...-guidelines-how-to-kill-cpu-with-safe-voltage

Na anterior Asus B85M-G com o i7 4790K :
- overclock de: 4.600 MHz
- voltagem Vcore seleccionada na BIOS: 1.245 v
( aparecia no HW monitor como ' VID ': 1.245 v )
- cooler: Noctua NH-U12P
- temperatura máxima do CPU em GTA IV e simuladores de aviação (no Verão): 72 ºC.

(Em dias bem quentes, depois de umas horas de jogo, podia chegar aos 81 ºC.)


Na actual ASRock H81 ProBTC :
- overclock de: 4.500 MHz
- voltagem Vcore seleccionada na BIOS: 1.198 v
( aparece em HW monitor e HW INFO64 como ' VID ': 1.198 v )
( aparece em CPU-Z como ' Core Voltage ': 1.198 v )

No HW monitor aparece também uma voltagem ' IA ': 1.227 v

(Sei que há outras definições que facilitam subidas de voltagem em caso de carga, mas creio que as tenho desligadas.)


A minha questão é:

Como é que eu sei que a Motherboard não está a enviar uns 1.4 volts para o CPU, e como tal um deles não volta a queimar outravez ?

Sei que dá para medir com um multímetro mesmo na parte de trás Motherboard, mas na minha não sei quais são exactamente os pontos a tocar com as pinças.
 
Última edição:
Quando tive um 4770K e um 4690K usava boards Z87 e Z97 respectivamente. Essas boards H81 eram para correr cpu's stock e dar um cheirinho nos pentium dual core.
 
Quando tive um 4770K e um 4690K usava boards Z87 e Z97 respectivamente. Essas boards H81 eram para correr cpu's stock e dar um cheirinho nos pentium dual core.

Boas,

As Z97 ainda ando a ver no ebay, pois em 2ª mão no site do costume parece-me arriscado.
Portanto para já é com esta que tenho que me desenrascar.

Sabes aconselhar algo sobre definições, PLL, FIVR, etc ?

Obrigado.
 
Última edição:
Boas,

Continuo a baixar a voltagem na BIOS e o simulador de aviação continua a funcionar sem problemas:

- overclock de: 4.500 MHz
- CPU Vcore voltage: 1,190 v
( aparece em HW monitor e HW INFO64 como ' VID ': 1,190 v )

Voltagem que acho muito baixa para aguentar o simulador " Flaming Cliffs 3 ", com gráficos já puxados...

Sò que no HW monitor e HW INFO64 aparece-me também a tal voltagem ' IA ' :

- é sempre proporcional à voltagem Vcore;
- actualmente esta voltagem ' IA ' está nos: 1,219 v

Alguém me sabe dizer se:
É esta voltagem que afinal conta mesmo para o overclock no CPU, e se é a tal que pode ir aos 1,4 volt quando ajustamos a Vcore para 1,2 volt por exemplo ?

Agradeço a vossa opinião, para ver se esta Motherboard dura mais tempo... :D
Obrigado.
 
Boa noite pessoal, alguém me sabe esclarecer a questão das voltagens, para ver se evito 'queimar' a motherboard ou outro componente qualquer muito cedo?

Obrigado.
 
A tua 1ª board queimou não sei se foi pela fonte manhosa ou pelo teu OC ou por outra razão qualquer, estás baralhado e tens de ler mais sobre OC.

Se fizes-te OC com multiplicador o cpu vcore é a tua referência de tensão, e o que lê nos programas se é um valor perto daquilo que introduziste na bios deverá estar perto da realidade, a não ser que tivesses metido um valor absurdo e o sensor estivesse lixado é que poderias ter leituras estranhas.

IA voltage é uma medição de tensão no core, enquanto o vcore mede no package, normalmente não mexes no IA a não ser que queiras fazer OC no clock do bus (ex multi x 102mhz) e ram.

Por último não te aconselho a ires fazer medições na board sem saberes ao certo o sitio pois isso varia de modelo para modelo e por vezes até dentro do mesmo modelo em revisões diferentes da board. Se a board tiver probes de leitura para medição externa (o que não me parece) eles estão identificados, caso contrário não arrisques a fazer curto...
 
A tua 1ª board queimou não sei se foi pela fonte manhosa ou pelo teu OC ou por outra razão qualquer, estás baralhado e tens de ler mais sobre OC.

Se fizes-te OC com multiplicador o cpu vcore é a tua referência de tensão, e o que lê nos programas se é um valor perto daquilo que introduziste na bios deverá estar perto da realidade, a não ser que tivesses metido um valor absurdo e o sensor estivesse lixado é que poderias ter leituras estranhas.

IA voltage é uma medição de tensão no core, enquanto o vcore mede no package, normalmente não mexes no IA a não ser que queiras fazer OC no clock do bus (ex multi x 102mhz) e ram.

Por último não te aconselho a ires fazer medições na board sem saberes ao certo o sitio pois isso varia de modelo para modelo e por vezes até dentro do mesmo modelo em revisões diferentes da board. Se a board tiver probes de leitura para medição externa (o que não me parece) eles estão identificados, caso contrário não arrisques a fazer curto...

Boas,

Vou lendo o que encontro que ache mais pertinente, mas ainda assim o link do video que coloquei mostra sempre o quão fácil é as coisas acontecerem, mesmo quando pensamos que controlamos as circunstâncias.

Fiz overclock (muito ligeiro) com os multiplicadores dos 4 cpu's cada um a 45, o que equivale a 4.500 MHz.
A questão é que um 'vcore' de 1,175 volt parece-me muito baixo para esta frequência, e o simulador já puxa bem pelo CPU...

Ok, de facto parece que o ' VID ' no HW Monitor, é o ' vcore ' na BIOS...
Acho que nunca fiz clock no bus nem na RAM; o ' IA ' é que muda por ele sempre proporcional ao vcore.
Como eu tenho baixado o vcore, também o IA tem vindo a baixar proporcionalmente por si.

Não vou medir na board, sem saber com certeza absoluta claro.

Grato pelas dicas!
 
Back
Topo