1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que Windows instalar?

Discussão em 'Aquisições Microsoft/Windows' iniciada por petersaints, 25 de Agosto de 2009. (Respostas: 2161; Visualizações: 242785)

1. luixx

luixx Power Member

num pc p4 com 512mb de ram sera que o 7 profissional se safa?

2. AMPlink

AMPlink Power Member

Duvido. Para essa memória só o XP, o 7 vai-se arrastar.

3. luixx

luixx Power Member

"deram-me" agora 3 maquinas destas para uma associação da qual faço parte e vem com 7profissional instalação limpa.

assim sendo vou instalar xp

4. Minguno

Minguno Power Member

Onde é que é localizada a associação?

Não preferem colocar GNU/Linux? Excepto para ambientes jogos o GNU/Linux normalmente é até mais indicado dada a facilidade de personalização face às necessidades próprias de uma associação.

Se por acaso quiseres tu fazer a experiência :
    1- Baixas o Ubuntu, xubuntu, ou Lubuntu .
    2 - Baixas um programa como o etcher https://www.etcher.io/ para gravar a ISO Linux em Pen , ou usas um DVD e gravas lá comprovando o hash assinatura da ISO e conferindo .
    3 - Booteias cada máquina primes F2 , F11, ou F12 ou até mesmo esc (normalmente na BIOS aparece a informação de setup com a tecla indicada ) para booteares através da Pen ou do DVD ISO Linux.
    4- Em Live-mode comprovas apenas 2 coisas se tens internet via wireless e se gráficamente tens a imagem bem e comprovas o rendimento de performance por exemplo com o cursor do rato vês se o movimento é lento ou não. Pouco mais precisas de conferir para decidir instalar.
    5 -Como são máquinas para reuso podes instalar tudo sem grandes problemas de data portanto é uma instalação simples e rápida 30 minutos ou menos depende do processador e nível partição disco.
    6 - Daqui a 10 anos tens o sistema ainda a andar enquanto que se decidires usar windows é óbvio que daqui a 1 ano estás a aumentar muito a necessidade de o reformatar penso eu.

7- Por outro lado se é um projecto de fim social não tem sentido usar software privado já que por inerência a ligação d software livre ao social é bem conhecida e tem até impacto no movimento e na teoria do mesmo.
    Por exemplo a palavraq ue designa o nome da distribuição Ubuntu é dada com o significado de : "Humanitário para com os outros" "Sou porque nós somos" .

Eu não sei onde é a associação mas já fiz trabalhos destes para alguma e quase de certeza que perto de ti encontras algum Linuxeiro que te pode guiar em todo o trabalho que queres fazer gratuitamente , eu por exemplo o que faço é comprovar o estado das máquinas e inspeccionar a adaptação a GNU/Linux e depois guiar e personalizar instalações ( logo da associação no boot , configurações padrão de software etc) e depois se precisarem posso oferecer aulas de inicio ao uso do sistema para que o usem os usuários do centro autonomamente.

Se a associação é uma associação de fim comunitário e não de capital tem todo o sentido usarem GNU/Linux , trata-se de saber estar , dar bom exemplo pura e simplesmente.

5. luixx

luixx Power Member

instalei o xp em 3 maquinas mas nenhuma deles reconhece a placa de rede.

como resolvo isso? existe algum driver que funcione em todos?

6. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Qual é a placa de rede?

7. luixx

luixx Power Member

sao placas onboard. os pcs sao P4

8. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Marca e modelo dos PCs ou das boards, PF.

9. Minguno

Minguno Power Member

Tu estás a ir pelo caminho mais dificil , o xp vai resultar-te dificil de configurar nas máquinas se não tiveres suporte físico , e com suporte físico após a instalação vais ter problemas de adaptação de drivers , vais perder tempo a procurar soluções que te vão funcionar só a meio e mesmo que consigas instalar tudo dado que provavelmente vão ser usados por terceiros não vão durar 3 meses sem te voltarem a dar muitos problemas assumindo desde logo que vão lidar com material deste tempo em forma de tipo aruivo ficheiro que o xp adapta de uma forma que terá de ser obrigatoriamente lenta , mesmo que nele uses muito software livre , office , leitores de vídeo etc , aliás o software livre em muitos casos adverte que a plataforma ideal e uso é GNU/Linux e não Windows . Para além disso se eu entrasse numa associação sem fins de lucro , me sentassem num pc ou os visse eu de soslaio a usar windows ficava logo com toda a matéria dada → estes tipos não entendem bem sequer o que fazem ou querem fazer. Tu podes ir a um jantar de gala com pijama e ninguém te diz que não te sentas mas ficar bem provavelmente não fica já para não falar do que pensará um engravatado da politica e com um mínimo de conhecimento destes temas visite a associação - tendo em conta que as visitas a associações principalmente em tempos de votos é como mel a urso .

Nem que seja pelo tempo que vais poupar e rendimento que vais tirar às máquinas com um e outro sistema pensa no que te escrevi não aqui mas acima , pois senão é direito ao caminho mais difícil e neste caso o Windows não tem em si culpa nenhuma já que eles oferecem vendas de 7 ou 10 e não de xp que é o que o P4 aguenta bem e podes tentar um lite 7 mas vai rodar lento per si .

E se são P4 usa de Lubuntu para baixo e não para cima isto se experimentares 5 minutos um live e vês logo diferenças, se forem P4 é quase seguro instalar e ter tudo reconhecido logo desde inicio isto com derivadas Ubuntu em 30 minutos instalas noutros 30 metes todos os programas que e geral precisas e nos restantes podes meter ainda mais software e despreocupa-te de problemas com pens, acesso a arquivos etc.

Última edição: 22 de Outubro de 2016
  10. Alexrd

Alexrd Moderador
    Staff Member

?!?!

11. Minguno

Minguno Power Member

https://www.traficantes.net/libros/software-libre-para-una-sociedad-libre

"De este modo, el acceso a la "cocina" del software libre se presenta como el acceso a una perspectiva que no comprende la tecnología en términos reductivos o binarios."

"Enseñar a los alumnos a utilizar software libre y a participar en la comunidad del software libre es una lección cívica llevada a la práctica. "

Valores e boas práticas.

12. Para este computador que Windows meto?

→para jogar sobretudo

Disco Western Digital 1TB (7200rpm) SATA III 64MB Blue WD10EZEX 1 50,82 €
    Processador Intel Core i7 6700 (3.4GHz) Socket 1151 BX80662I76700 1 324,00 €
    Motherboard MSI B150M Bazooka Plus 911-7A46-001 1 82,46 €
    Caixa ATX Nox Hummer ZX NXHUMMERZX-B 1 53,90 €
    G.Skill Kit 16GB DDR4 2400MHz Aegis (2 x 8GB) F4-2400C15D-16GIS 1 109,05 €
    Gráfica Gigabyte GeForce® GTX 1070 WindForce 2X OC 8GB GD5 GV-N1070WF2OC-8GB 1 489,00 €
    Cooler CPU Cryorig H5 Ultimate CRYORIGH5UL 1 55,90 €
    Disco SSD Crucial MX300 275GB SATA III CT275MX300SSD1 1 89,90 €
    Fonte Seasonic S12II 620W 80+ Bronze

Outra pergunta já agora eu não comprei sistema operativo como faço para colocar um sem gastar dinheiro e o que fico a perder ?

13. Marcelo5

Marcelo5 Power Member

Windows 10.
    Fazes download dele aqui e, quando estiveres a instalar, ignoras sempre que ele te pedir a chave de produto.
    Basicamente, ficas sem poder personalizar o Windows, embora possas alterar o wallpaper pela app Fotografias, por exemplo, e ficas com uma marca de água no canto inferior direito. ;)

14. erdnagama

erdnagama Power Member

Mais que isso. Estou errado, ou ficas sem actualizações?!
    O Windows, a partir de um tempo deixa de ser actualizado, a não ser que seja introduzida uma chave válida.

15. Marcelo5

Marcelo5 Power Member

Não ficas sem atualizações!
    O Windows vai continuar sempre a ser atualizado, mesmo que não ativo.

16. Pkira

Pkira Power Member

Windows 10 sem duvida.

17. erdnagama

erdnagama Power Member

Hum, ok.
    Todas?

18. Marcelo5

Marcelo5 Power Member

19. Detalhes do Computador
    Processador: Intel Core 2 Duo E6750 @ 2.66GHz
    Motherboard: ASUSTeK Computer INC. P5K (LGA775)
    Memória: 6,00GB Dual-Channel DDR2 @ 400MHz
    Placa Gráfica: 512MB NVIDIA GeForce 8400 GS (ASUStek Computer Inc)
    Disco rígido:
    86GB Western Digital WDC WD2000JS-55MHB0 ATA Device (SATA) 40 °C
    931GB Western Digital WDC WD10EARS-00Y5B1 ATA Device (SATA)
    Placa de Som: High Definition Audio Device
    Utilização:
    filmes em FHD numa tv (SAMSUNG ([email protected])) e jogos (tipo League of legends)...

Qual o windows que aconselham?
    Sei que o PC não é muito recente e queria tirar melhor proveito dele...

20. AMPlink

AMPlink Power Member

Windows 10 (versão x64 (64bits) obrigatória por causa da memória RAM que tens).