"deram-me" agora 3 maquinas destas para uma associação da qual faço parte e vem com 7profissional instalação limpa. assim sendo vou instalar xp
Onde é que é localizada a associação? Não preferem colocar GNU/Linux? Excepto para ambientes jogos o GNU/Linux normalmente é até mais indicado dada a facilidade de personalização face às necessidades próprias de uma associação. Se por acaso quiseres tu fazer a experiência : 1- Baixas o Ubuntu, xubuntu, ou Lubuntu . 2 - Baixas um programa como o etcher https://www.etcher.io/ para gravar a ISO Linux em Pen , ou usas um DVD e gravas lá comprovando o hash assinatura da ISO e conferindo . 3 - Booteias cada máquina primes F2 , F11, ou F12 ou até mesmo esc (normalmente na BIOS aparece a informação de setup com a tecla indicada ) para booteares através da Pen ou do DVD ISO Linux. 4- Em Live-mode comprovas apenas 2 coisas se tens internet via wireless e se gráficamente tens a imagem bem e comprovas o rendimento de performance por exemplo com o cursor do rato vês se o movimento é lento ou não. Pouco mais precisas de conferir para decidir instalar. 5 -Como são máquinas para reuso podes instalar tudo sem grandes problemas de data portanto é uma instalação simples e rápida 30 minutos ou menos depende do processador e nível partição disco. 6 - Daqui a 10 anos tens o sistema ainda a andar enquanto que se decidires usar windows é óbvio que daqui a 1 ano estás a aumentar muito a necessidade de o reformatar penso eu. 7- Por outro lado se é um projecto de fim social não tem sentido usar software privado já que por inerência a ligação d software livre ao social é bem conhecida e tem até impacto no movimento e na teoria do mesmo. Por exemplo a palavraq ue designa o nome da distribuição Ubuntu é dada com o significado de : "Humanitário para com os outros" "Sou porque nós somos" . Eu não sei onde é a associação mas já fiz trabalhos destes para alguma e quase de certeza que perto de ti encontras algum Linuxeiro que te pode guiar em todo o trabalho que queres fazer gratuitamente , eu por exemplo o que faço é comprovar o estado das máquinas e inspeccionar a adaptação a GNU/Linux e depois guiar e personalizar instalações ( logo da associação no boot , configurações padrão de software etc) e depois se precisarem posso oferecer aulas de inicio ao uso do sistema para que o usem os usuários do centro autonomamente. Se a associação é uma associação de fim comunitário e não de capital tem todo o sentido usarem GNU/Linux , trata-se de saber estar , dar bom exemplo pura e simplesmente.
instalei o xp em 3 maquinas mas nenhuma deles reconhece a placa de rede. como resolvo isso? existe algum driver que funcione em todos?
Tu estás a ir pelo caminho mais dificil , o xp vai resultar-te dificil de configurar nas máquinas se não tiveres suporte físico , e com suporte físico após a instalação vais ter problemas de adaptação de drivers , vais perder tempo a procurar soluções que te vão funcionar só a meio e mesmo que consigas instalar tudo dado que provavelmente vão ser usados por terceiros não vão durar 3 meses sem te voltarem a dar muitos problemas assumindo desde logo que vão lidar com material deste tempo em forma de tipo aruivo ficheiro que o xp adapta de uma forma que terá de ser obrigatoriamente lenta , mesmo que nele uses muito software livre , office , leitores de vídeo etc , aliás o software livre em muitos casos adverte que a plataforma ideal e uso é GNU/Linux e não Windows . Para além disso se eu entrasse numa associação sem fins de lucro , me sentassem num pc ou os visse eu de soslaio a usar windows ficava logo com toda a matéria dada → estes tipos não entendem bem sequer o que fazem ou querem fazer. Tu podes ir a um jantar de gala com pijama e ninguém te diz que não te sentas mas ficar bem provavelmente não fica já para não falar do que pensará um engravatado da politica e com um mínimo de conhecimento destes temas visite a associação - tendo em conta que as visitas a associações principalmente em tempos de votos é como mel a urso . Nem que seja pelo tempo que vais poupar e rendimento que vais tirar às máquinas com um e outro sistema pensa no que te escrevi não aqui mas acima , pois senão é direito ao caminho mais difícil e neste caso o Windows não tem em si culpa nenhuma já que eles oferecem vendas de 7 ou 10 e não de xp que é o que o P4 aguenta bem e podes tentar um lite 7 mas vai rodar lento per si . E se são P4 usa de Lubuntu para baixo e não para cima isto se experimentares 5 minutos um live e vês logo diferenças, se forem P4 é quase seguro instalar e ter tudo reconhecido logo desde inicio isto com derivadas Ubuntu em 30 minutos instalas noutros 30 metes todos os programas que e geral precisas e nos restantes podes meter ainda mais software e despreocupa-te de problemas com pens, acesso a arquivos etc.
https://www.traficantes.net/libros/software-libre-para-una-sociedad-libre "De este modo, el acceso a la "cocina" del software libre se presenta como el acceso a una perspectiva que no comprende la tecnología en términos reductivos o binarios." "Enseñar a los alumnos a utilizar software libre y a participar en la comunidad del software libre es una lección cívica llevada a la práctica. " Valores e boas práticas.
Para este computador que Windows meto? →para jogar sobretudo Disco Western Digital 1TB (7200rpm) SATA III 64MB Blue WD10EZEX 1 50,82 € Processador Intel Core i7 6700 (3.4GHz) Socket 1151 BX80662I76700 1 324,00 € Motherboard MSI B150M Bazooka Plus 911-7A46-001 1 82,46 € Caixa ATX Nox Hummer ZX NXHUMMERZX-B 1 53,90 € G.Skill Kit 16GB DDR4 2400MHz Aegis (2 x 8GB) F4-2400C15D-16GIS 1 109,05 € Gráfica Gigabyte GeForce® GTX 1070 WindForce 2X OC 8GB GD5 GV-N1070WF2OC-8GB 1 489,00 € Cooler CPU Cryorig H5 Ultimate CRYORIGH5UL 1 55,90 € Disco SSD Crucial MX300 275GB SATA III CT275MX300SSD1 1 89,90 € Fonte Seasonic S12II 620W 80+ Bronze Outra pergunta já agora eu não comprei sistema operativo como faço para colocar um sem gastar dinheiro e o que fico a perder ?
Windows 10. Fazes download dele aqui e, quando estiveres a instalar, ignoras sempre que ele te pedir a chave de produto. Basicamente, ficas sem poder personalizar o Windows, embora possas alterar o wallpaper pela app Fotografias, por exemplo, e ficas com uma marca de água no canto inferior direito.
Mais que isso. Estou errado, ou ficas sem actualizações?! O Windows, a partir de um tempo deixa de ser actualizado, a não ser que seja introduzida uma chave válida.
Detalhes do Computador Processador: Intel Core 2 Duo E6750 @ 2.66GHz Motherboard: ASUSTeK Computer INC. P5K (LGA775) Memória: 6,00GB Dual-Channel DDR2 @ 400MHz Placa Gráfica: 512MB NVIDIA GeForce 8400 GS (ASUStek Computer Inc) Disco rígido: 86GB Western Digital WDC WD2000JS-55MHB0 ATA Device (SATA) 40 °C 931GB Western Digital WDC WD10EARS-00Y5B1 ATA Device (SATA) Placa de Som: High Definition Audio Device Utilização: filmes em FHD numa tv (SAMSUNG ([email protected])) e jogos (tipo League of legends)... Qual o windows que aconselham? Sei que o PC não é muito recente e queria tirar melhor proveito dele...