Que Windows instalar?

Que windows instalavam neste portátil:
CPU: i5-2410M (2/4)
Ram: 4 GB
SSD: 32 GB
GPU: AMD Radeon™ HD 6470M + Intel® GMA HD

Estou indeciso entre Win 10 home x64 e Win 7 home premium x64
 
Detalhes do Computador
Processador:
Celeron !!! @ 933Mhz
Motherboard: HP Omnibook XE3L
Memória: 512MB
Placa Gráfica: Intel 82830 Graphics Controller
Disco rígido: TOSHIBA MK1517GAP 10GB
Placa de Som: ESS Allegro
Utilização: desenrascar na web + softwares antigos (jogos maioritáriamente)

isto em principio XP flui bem né? ele tem uma chave do xp colada mas está com o 2000 agora, para o uso dos softwares antigos está excelente mas queria algo que pudesse trabalhar na net caso os pc's mais recentes precisem de arranjo.
 
estava a pensar permanecer no windows para preservar o material antigo que tenho aqui. Retrogaming é um dos usos principais e não me parece que o vá fazer em linux.

tenho o puppy numa pen mas não passa disso.

Com 512 de RAM o Win 2000 é mesmo o ideal. Acima desse só mesmo o XP mas mete-lhe mais 512 e aí já corre muito melhor.

Pois também pensei nisso. Era só por causa da net mesmo, o XP já abre portas a algumas coisas tipo K-Meleon 75.1. No 2000 não passa dos browsers de 2012 tipo Opera 12 e Firefox 18 (que já tem lol)

Meter mais 512 está fora de questão, imagino que um stick de SDRAM de portátil de 512MB seja dificil de arranjar imagino 2 (atualmente tem 512 mas é 2x256 e mesmo assim já foi dificil de encontrar, o portátil veio com 2x128 (256MB)
 
estava a pensar permanecer no windows para preservar o material antigo que tenho aqui. Retrogaming é um dos usos principais e não me parece que o vá fazer em linux.

tenho o puppy numa pen mas não passa disso.



Pois também pensei nisso. Era só por causa da net mesmo, o XP já abre portas a algumas coisas tipo K-Meleon 75.1. No 2000 não passa dos browsers de 2012 tipo Opera 12 e Firefox 18 (que já tem lol)

Meter mais 512 está fora de questão, imagino que um stick de SDRAM de portátil de 512MB seja dificil de arranjar imagino 2 (atualmente tem 512 mas é 2x256 e mesmo assim já foi dificil de encontrar, o portátil veio com 2x128 (256MB)

O facto de pouco ou nada conheceres de GNU/Linux não deve fazer com que por desconhecimento emitas uma ideia de que não te pareça que o GNU/Linux não possa ser usado para máquinas retro. É mais é ele - o GNU/Linux - o sistema mais usado para tal fim e coloco exemplos com hardware.

NES mini tem kernel Linux.

A distro Lakka é feita para criar Retro máquinas
http://www.lakka.tv/

Existem distribuições feitas para hardware ARM - Raspberry que são para uso Retro →
[youtube]

Dado o uso extenso do Kernel GNU/Linux nestas vertentes e dado que é código livre então pode-se personalizar muito, incluso as SNES mini, Raspberry ou um pc usado como centro de jogos seja em sistema for até mediante conexão windos →

https://github.com/ClusterM/hakchi2/wiki/FAQ

[youtube]

http://www.arcadepunks.com/retropie...shua-rancel-download-awesome-intro-videos-pi/



Para finalizar o Retroarch é só um exemplo de código aberto para Kernel aberto que possibilita emulação em qualquer sistema partindo do movimento código livre e amigo do Linux - é dizer é inegável que sem Linux pouco haveria neste contexto ou seria tudo muito mais código fechado.

Portanto ao invés do que se pode intuir o Linux é o sistema mais usado para o fim que queres.

http://www.retroarch.com/

Essa máquina com windows vai ter um rendimento horrivel no Linux algo fará dependendo do tipo de emulação . Se o quiseres usar além de emular jogos como pc de pequenos trabalhos (edição office, PDF ) o Linux também é melhor já que existem Kernels actuais ainda em serviço para arquitecturas antigas as x86 por exemplo.

tg1SHSvSwQp1.png
 
Última edição:
O facto de pouco ou nada conheceres de GNU/Linux não deve fazer com que por desconhecimento emitas uma ideia de que não te pareça que o GNU/Linux não possa ser usado para máquinas retro. É mais é ele - o GNU/Linux - o sistema mais usado para tal fim e coloco exemplos com hardware.

NES mini tem kernel Linux.

A distro Lakka é feita para criar Retro máquinas
http://www.lakka.tv/

Existem distribuições feitas para hardware ARM - Raspberry que são para uso Retro →
[youtube]

Dado o uso extenso do Kernel GNU/Linux nestas vertentes e dado que é código livre então pode-se personalizar muito, incluso as SNES mini, Raspberry ou um pc usado como centro de jogos seja em sistema for até mediante conexão windos →

https://github.com/ClusterM/hakchi2/wiki/FAQ

[youtube]

http://www.arcadepunks.com/retropie...shua-rancel-download-awesome-intro-videos-pi/



Para finalizar o Retroarch é só um exemplo de código aberto para Kernel aberto que possibilita emulação em qualquer sistema partindo do movimento código livre e amigo do Linux - é dizer é inegável que sem Linux pouco haveria neste contexto ou seria tudo muito mais código fechado.

Portanto ao invés do que se pode intuir o Linux é o sistema mais usado para o fim que queres.

http://www.retroarch.com/

Essa máquina com windows vai ter um rendimento horrivel no Linux algo fará dependendo do tipo de emulação . Se o quiseres usar além de emular jogos como pc de pequenos trabalhos (edição office, PDF ) o Linux também é melhor já que existem Kernels actuais ainda em serviço para arquitecturas antigas as x86 por exemplo.

tg1SHSvSwQp1.png
holy yikes man. toma um chá :lol:

já sabia dessa vertente dos emuladores em Linux, mas enquanto que esse está presente sob a forma de emulação de Megadrive e GBA, o retrogaming de jogos PC também está presente. De momento tenho Return to Castle Wolfenstein, SC3K, Need For Speed III: Hot Pursuit e Need For Speed: High Stakes, Carmageddon 2 Carpocalypse Now e Worms Armageddon.

No entanto é algo que posso vir a considerar mais tarde. Por enquanto é só para entreter e desenrascar, porque o outro portátil tem-se portado mal e não posso dar-me ao luxo de perder rendimento laboral. Dito isto, se achar que o portátil tem capacidade para ser bastante competente em Linux, é o que vai levar mesmo.

Entretanto em jeito de update á situação meti o XP, um pouco á rebelia de quem disse "2000 é melhor para essa ram." SP3 e tudo e até agora não está muito mais lento do que estava com o 2000 (ou seja nem está lento de todo. E os softwares funcionam todos. Desbloqueado agora outros softwares mais recentes, sobretudo o K-Meleon 75.1 que é um excelente browser para este tipo de máquinas e é Firefox-based.
Mas, porque o mal vem sempre atrás do bem, o driver da placa wifi PCMCIA que veio do 2000 entrou em conflito, ou seja que perdi o wifi, mas isso é capaz de ser arranjável.
 
Se quiseres manter um XP o problema que podes ter de ele se tornar pesado logo de inicio será por utilizares versõs não optimizadas de instalação, que por outro lado é que fazem alguns fabricantes quando os vendem e depois se o pc tem pouco corpo em 2 dias perde a optimização ele está optimizado para estado de fábrica.
O melhor nesse caso seria partires de uma versão Lite se tiveres e ires vendo como consome o sistema e metendo programas básicos, isto podes fazer hoje em dia, mas tensde ter cuidado com as versões que possas obter por aí e claro é um sistema sem suporte a usuários individuais. O tema do driver que mencionas procura pelo termo dele via web com a tag XP de certeza que encontras.

Mas uma coisa é certa o rendimento esse nem que fosse máquina para windows 10 é sempre pior em Windows que Linux.
Este meu Pc vinha com 10 quando o comprei e durou 3 dias e foi por falta de tempo que o não desinstalei antes é que já me habituei ao click e abre do GNU/Linux , no windows é click ... e lá abrirá quando abrir seja em que máquina for é uma coisa tão disparatada que já não me consigo habituar mas os usuários de windows estão habituados e esperam que a coisa abra... nesse aspecto são heróis.
 
Tou aqui na duvida com o netbook da minha madrinha....

Asus eee pc 1001px
Intel Atom N450 Processor 1.66hz
1GB ram
250gb HDD

Esta com o 7 pro mas ela queria por o windows. Sera que aguenta?

cumps
 
esse netbook deve arrastar-se com o windows 7 pro.
com o windows 10 ainda deve ser pior.

o ideal era arranjar mais ram para esse pc.
 
Cloud_

isso é maquina para correr windows xp ou no maximo windows 7 home x32, se já tens o 7 pro instalado não há mais que possas fazer...

windows 10 nisso nem vale apena, mesmo metendo mais 1gb de ram, isso pouco vai melhorar...
 
Cloud_

então pronto não mexe deixa andar, pois esse notebook não dá para mais por limitação do hardware, eu tambem tenho um aqui e não serve para muito mais...
 
Como informação adicional para quem tenha máquinas com clocks de processador baixos assim como RAM devem pensar em duas questões antes de os migrar hoje em dia.
Estando desfasados temporalmente dos requerimentos das aplicações de hoje tanto com windows como com outros sistemas por exemplo GNU/Linux a decisão de os migrar pode acarretar mais does de cabeça que vantagens. Existem maneiras de os migrar mas são trabalhosas e têm de ser feitas por pessoas que percebam de cada sistema.
Por exemplo podiamos tentar migrar um pc para um XP antigo um Lite XP desatendido um minios tendo em conta o corpo da máquina ou em ter um cd nativ de marca de instalação e com truques ir instalando o necessário.
Também poderiamos tentar migrar para GNU/Linux eu fiz migrações de P3 com 256 RAM a Lubuntu mas é um Lubuntu via minimal (mesmo assim devido a muitas novas configurações Kernel e mesmo os novos aplicativos mesmo em GNU/Linux tenderemos a não ter boas prestações tal como as tivemos no passado).

Deixo um vídeo bem recente de algo parecido que um usuário teve de fazer com um clock de processador limitado e RAM em falta →

[youtube]

Foi este mesmo processo que eu fiz tudo via texto num primeiro momento e só isso demora uma boa tarde.
Recentemente pelo facto de os alunos não conhecerem o LibreOffice tive de lhes instalar o Word , ora o tal da Microsoft e fiz via Playonlinux e funciona assim como o Libreoffice etc , mas chegar a essas configurações tem de ser tudo feito por pessoas de conhecimento médio de um certo tipo de sistema.
 
Boas,

O seguinte desktop irá rodar bem o W10? De momento tem o 7 Starter mas o dono tem isto cheio de erros e problemas no boot do windows e disse-lhe que seria melhor formatar porque os erros teimam em lá continuar mesmo tentando resolvê-los.

0rTZeIn.jpg
MQ4pBOU.jpg
CQwR7y4.jpg
 
Última edição:
Só tem esses 2GB de ram? Não há mais ram noutro slot?

Fora isso parece-me competente, isso é menino para rodar windows 10 x64 na boa.

Esses Pentium D foram dos primeiros dual-core da Intel, essencialmente 2 Pentiuns 4 dentro de um package. Tinham bastante performance á época e mesmo ultrapassando alguns Pentiuns Dual Core de 1a e 2a geração e Core 2 Duo de baixa velocidade de clock. Eu tive um desses, salvo erro era mesmo o 945, e um colega meu tinha um E2160 a 1.6GHz e a velocidade de clock era praticamente a mesma. Mas eu tinha mais L2 então acabava por ser mais rápido.

Se um Pentium 4 (Skt775) já roda windows 10, imagina esse.
Só faltava mais ram se não houver.
 
Back
Topo