Quebras de energia danificam hardware do pc?

Gostaria de saber se falhas de energia danificam o hardware "importante" do pc (board,cpu,grafica, memorias,disco) sem antes queimar a tomada e a fonte? A minha tomada
é uma legrand com protecçao contra sobrecargas, estarei isento da danificaçao do hardware com este tipo de tomada?
 
Se tiveres uma fonte de qualidade dificilmente terás problemas, no entanto quebras de energia e picos de energia não trazem saúde ao teu PC de facto!
 
Com uma tomada de proteçao contra sobretensoes será dificil danificar o hardware n? teria de queimar a tomada e a fonte até chegar ao hardware, o que n
é facil certo? Já ag tenho o resto da minha configuração disponível para ser visualizada! Dá uma vista de olhos e comenta, visto que disseste que teria a ver com o resto dos componentes!
 
A fonte aguenta com a configuração e sim, o que dizes é verdade... No entanto em tua casa existe muita flutuação na linha eléctrica?! Muitas falhas?!
 
Falhas de energia e pequenos picos ao longo do dia são normais e dificilmente prejudicam a ter cuidado sim é com trovoadas isso produz picos muito mais intensos e potencialmente mais destruidores com tomadas de proteção reduz o risco mas atenção tambem para quem tem o modem ligado a ficha do telefone o modem faz passagem para a board.
 
Se vês que tens muitas falhas, acaba por compensar comprar uma UPS para proteger o teu PC, mesmo contra picos de tensão.
As falhas de energia não são tão prejudiciais como os picos de tensão, mas mesmo assim podem causar perdas de dados e até mesmo danificar o disco rígido. Os outros elementos também podem sofrer com as quebras de tensão, mas os discos rígidos são os mais vulneráveis.
 
Sim, existem algumas falhas de energia! Como é isso do modem estar ligado ao telefone?

Se tens ADSL/MEO o modem liga a linha telefonica, fibra não tenho a certeza mas acho que é como netcabo ou seja vai atraves de cabos subterraneos ao contrario da linha telefonica que vai por postes por isso num há muito risco no cabo.
 
pode avariar ou nao, depende de muitos factores.

a tua fonte para começar nao e grande espinguarda mas como se costuma dizer, you get what you paid for.

ainda assim, para protegeres a tua maquina, deves usar uma UPS.

uma board minha ja avariou por causa de falhas de energia, com uma fonte corsair, e a fonte nao morreu.
foi azar mas pode acontecer. com uma nox pior ainda.
 
Será dificil queimar me os componentes mais importantes ( board, memorias, grafica, cpu), sem primeiramente me queimar a fonte e a tomada protegida contra sobrecargas! A minha fonte é de qualidade intermedia, para a minha configuraçao está bem, desde que n faça overclock! Tiveste mesmo azar, em queimar te a board sem queimar a fonte primeiro, n sei como isso aconteceu!
 
Essa fonte NOX NX tem protecções e tem potência suficiente para um sistema como o teu, I5-2500K e SAPPHIRE HD6870, mas eu no teu lugar teria comprado uma fonte melhor, mesmo sem fazer OC.
Essa NOX, sem ser das piores, também não é nada de especial, e tendo em conta o teu investimento noutros componentes, como o CPU e gráfica, acho que merecia uma fonte de maior qualidade.

Já agora, o que consideras qualidade intermédia? é uma fonte suficiente, boa ...?
É que considero a minha fonte, Antec Neo Eco, de boa qualidade, poderia dizer de qualidade intermédia, já que não é muito boa, ou excelente, e é bem melhor que as NOX NX.
 
Já tive duas fontes que sei que funcionavam e que de repente estoiraram devido à tomada onde as ligava. Sei que era uma tomada que ligava quase tudo daquela zona da casa, aparelhagem, televisão, modem, computador, uma lâmpada fluorescente. Era uma daquelas extensões que tinha isto tudo ligado e com um interruptor ON/OFF para isso tudo. Sei que quando se ligava o interruptor, tinha vezes que o quadro da luz eléctrica fazia POOM e ficava meia casa às escuras. Certa vez, a luzinha do interruptor pifou devido a estes POOMs. Uma outra vez, rebentou com a fonte do computador. E à segunda fonte que foi lá parar, testada a funcionar noutro local da casa, foi-se também e mais placa-mãe e aparelhagem.
 
falhas de energia em principio não causam problemas, no entanto falhas de energia em que a energia vai e volta logo quase instantaneamente tem grandes hipotesses de queimar fonte, board e ate cpu. Já perdi 2 pcs devido a isso em que tipo num segundo a luz vai e volta e mama-se logo com um pico de tensao em cima assim do nada.
As vezes até varias vezes seguidas. Depois la tomei juizo porque fiquei farto de o pc ir abaixo assim do nada e la comprei uma UPS.
problem solved.
 
Já tive duas fontes que sei que funcionavam e que de repente estoiraram devido à tomada onde as ligava. Sei que era uma tomada que ligava quase tudo daquela zona da casa, aparelhagem, televisão, modem, computador, uma lâmpada fluorescente. Era uma daquelas extensões que tinha isto tudo ligado e com um interruptor ON/OFF para isso tudo. Sei que quando se ligava o interruptor, tinha vezes que o quadro da luz eléctrica fazia POOM e ficava meia casa às escuras. Certa vez, a luzinha do interruptor pifou devido a estes POOMs. Uma outra vez, rebentou com a fonte do computador. E à segunda fonte que foi lá parar, testada a funcionar noutro local da casa, foi-se também e mais placa-mãe e aparelhagem.

Tens de ter cuidado, pois as tomadas com mtas coisas ligadas, os fios por onde passa a eletricidade aquecem bastante e pode provocar um incendio
 
Mas será dificil queimar me a board, cpu, memorias e grafica sem antes me queimar a tomada de protecçao contra sobrecargas e a fonte correto? E com esta tomada de protecçao contra sobrecargas da marca legrand posso estar mais confortável, não é assim tao facil de queimar, certo?
 
Back
Topo