1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Queimei o chipset da board ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Davez, 2 de Agosto de 2008. (Respostas: 30; Visualizações: 1335)

1. Davez

Davez Power Member

Boas.
    Sou novo no OC e fiz hoje um overclock que aparentemente não correu lá muito bem.
    O meu setup é o seguinte:
    Asus P5E
    Q6600 [email protected]
    Mushkin PC2-8500 1066

Eu entrei na bios e queria tentar fazer relação de 1:1 entre as memórias a 1066 e o CPU, por isso pus o FSB a 533 com multiplier 6.. fiz isso e guardei as definições só que agora isto não boota. Na bios as minhas voltagens estavam todas em Auto.. isto significa que automaticamente elas aumentaram para valores favoráveis ao FSB 533, ou seja queimei a minha board ??
    Já fiz clear CMOS, já tirei a pilha e voltei a pôr e até já tirei o CPU e voltei a pôr sem sucesso.. continua a não arrancar.
    Não cheirou nada a queimado nem saiu fumo nem nada que visualmente mostrasse que estava queimado.. mas parece ser o caso.. o que acham disto ? Há alguma coisa que possa fazer para que isto boote ? :sad1:

2. p.c.

p.c. Suspenso

:lol: os quads com uma boa bord fazem 475 de fsb tu deste lhe 533 :002:
    epa se com o cmos nao da axo que estouraste alguma coisa tenta tirar as memorias e arrancar som com um pente

3. Davez

Davez Power Member

Já tentei também arrancar com 1 DIMM e também não arrancou.. :'(

4. p.c.

p.c. Suspenso

e nao podes testar esse cpu noutra bord?e que nao sei pk axo que queimaste a tua asus

5. Davez

Davez Power Member

De momento não tenho aqui mais máquinas para estar a testar isso.. :'(
    Achas que consigo usar a garantia ?

6. rav3n

rav3n Power Member

se nao houver danos fisicos visiveis, incluindo pinos empenados, nao te recusam o RMA

nao vás é dar estrilho onde o compraste, dizes simplesmente que avariou

tiveste muito tempo as voltagens em auto? normalmente se for por pouco tempo, ou para bench nao há problema

7. Davez

Davez Power Member

As minhas voltagens sempre estiveram em Auto. Comprei a board à 7 meses mais ou menos.. Só que só encalhou hoje quando pus o fsb a 533. Achas que dá para pedir o RMA ? Não há danos físicos visíveis mas eles não ficam com a board para analisarem melhor ?

8. rav3n

rav3n Power Member

se já tinhas isso à 7 meses assim até pode ter sido o cpu a morrer
    mas se a board nao apita(cada apito tem um sigificado), pode bem ter sido ela a morrer

em relação ao RMA, nao te preocupes, nao vás é dizer que queimaste(se queimaste) por causa de OC

9. Davez

Davez Power Member

Pois.. ela não apita mesmo. Só apita quando retiro os 2 DIMM's de ram, mas continua na mesma, só que com apitos constantes.

10. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Tenho a ideia foi que queimaste o CPU, rapaz eu não percebo um cu de overclock, mas do que li aqui na TZ os mestres recomendam subir o FSB de 5 em 5 MHz, até encontrar o limite do CPU...mas tu deste-lhe logo o dobro!, se não estou em erro a velocidade dele é 266Mhz, se assim se confirmar tu deste-lhe logo o dobro!!!

Cumprimentos,
    :kfold:

11. rav3n

rav3n Power Member

as boards tem apitos para cpu error
    no caso de cpu avariado(ou ausente?) penso que apite o som respectivo

nunca me morreu um cpu, estou a supor(mas já me morreu uma board)

12. Davez

Davez Power Member

Não sei.. se fosse o CPU queimado via-se o core queimado ou não? Abocado retirei o cooler e ate limpei a massa térmica do CPU e voltei a pôr nova. Não aparentava nada estar queimado ou minimamente danificado..

13. p.c.

p.c. Suspenso

isso sao coisas que nao da para ver
    em relacao ao rma e melhore testares primeiro o cpu noutra bord ate pode dar imagina que queimaste o cpu e vais mandar a bord para rma :lol:
    outra coisa se nao tens como testar e se compras te numa loja de jeito de certeza que te vao ajudar nao te preocupes tudo se resolve

Última edição: 2 de Agosto de 2008
  14. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Em principio não verias nada, porque o CPU tem uma cena cinzenta metálica (?) em cima dos cores, se queimou foram os cores, daí não veres nada queimado.

Mas espera por alguém mais entendido no assunto, para te esclarecer sobre este assunto.

Cumprimentos,

15. rav3n

rav3n Power Member

o IHS é de cobre niquelado
    os cores sao acizentados, mas o dano pode nao ser obrigatoriamente aí

e se o dano for microscopico nao se ve :P

16. Davez

Davez Power Member

Pois.. então posso ter queimado o CPU ou a mobo ou então ambos ?
    Como tava tudo em Auto suponho que ambas as voltagens do CPU e NB tenham disparado para um valor absurdo fritando possivelmente os 2 componentes ?

17. rav3n

rav3n Power Member

isso já é supor demasiado, mas eu suponho que haja pelo menos algo de errado com a board

já fizeste o despiste a discos e tudo que é possivel de ser desligado?

18. Davez

Davez Power Member

Sim isso foi das primeiras coisas que fiz.
    Desliguei discos, placa de som, dvd rom, etc..
    É mais provável que tenha sido da mobo a queimar certo? O CPU não queima logo instantaneamente pois não? Por outro lado o chipset da mobo é muito mais sensível.. certo?

Última edição: 2 de Agosto de 2008
  19. DarkIonX

DarkIonX Power Member

Errado, o CPU é umas 10x mais sensivel do que o chipset, pode tambem ter rompido um ultra-mega-super pequeno circuito no cpu e nao liga mais pq nao passa corrente elétrica atraves desse circuito rompido, existem varias possibilidades...

20. JuSt_Me_AnD_yOu

JuSt_Me_AnD_yOu What is folding?

Fizeste o reset a bios decentemente? Não sei porque mas acho que não deves ter feito.

Partilhar esta Página