Queimei o chipset da board ?

Davez

Power Member
Boas.
Sou novo no OC e fiz hoje um overclock que aparentemente não correu lá muito bem.
O meu setup é o seguinte:
Asus P5E
Q6600 [email protected]
Mushkin PC2-8500 1066

Eu entrei na bios e queria tentar fazer relação de 1:1 entre as memórias a 1066 e o CPU, por isso pus o FSB a 533 com multiplier 6.. fiz isso e guardei as definições só que agora isto não boota. Na bios as minhas voltagens estavam todas em Auto.. isto significa que automaticamente elas aumentaram para valores favoráveis ao FSB 533, ou seja queimei a minha board ??
Já fiz clear CMOS, já tirei a pilha e voltei a pôr e até já tirei o CPU e voltei a pôr sem sucesso.. continua a não arrancar.
Não cheirou nada a queimado nem saiu fumo nem nada que visualmente mostrasse que estava queimado.. mas parece ser o caso.. o que acham disto ? Há alguma coisa que possa fazer para que isto boote ? :sad1:
 
:lol: os quads com uma boa bord fazem 475 de fsb tu deste lhe 533 :002:
epa se com o cmos nao da axo que estouraste alguma coisa tenta tirar as memorias e arrancar som com um pente
 
se nao houver danos fisicos visiveis, incluindo pinos empenados, nao te recusam o RMA

nao vás é dar estrilho onde o compraste, dizes simplesmente que avariou

tiveste muito tempo as voltagens em auto? normalmente se for por pouco tempo, ou para bench nao há problema
 
As minhas voltagens sempre estiveram em Auto. Comprei a board à 7 meses mais ou menos.. Só que só encalhou hoje quando pus o fsb a 533. Achas que dá para pedir o RMA ? Não há danos físicos visíveis mas eles não ficam com a board para analisarem melhor ?
 
se já tinhas isso à 7 meses assim até pode ter sido o cpu a morrer
mas se a board nao apita(cada apito tem um sigificado), pode bem ter sido ela a morrer

em relação ao RMA, nao te preocupes, nao vás é dizer que queimaste(se queimaste) por causa de OC
 
Pois.. ela não apita mesmo. Só apita quando retiro os 2 DIMM's de ram, mas continua na mesma, só que com apitos constantes.
 
Tenho a ideia foi que queimaste o CPU, rapaz eu não percebo um cu de overclock, mas do que li aqui na TZ os mestres recomendam subir o FSB de 5 em 5 MHz, até encontrar o limite do CPU...mas tu deste-lhe logo o dobro!, se não estou em erro a velocidade dele é 266Mhz, se assim se confirmar tu deste-lhe logo o dobro!!!

Cumprimentos,
:kfold:
 
as boards tem apitos para cpu error
no caso de cpu avariado(ou ausente?) penso que apite o som respectivo

nunca me morreu um cpu, estou a supor(mas já me morreu uma board)
 
Tenho a ideia foi que queimaste o CPU, rapaz eu não percebo um cu de overclock, mas do que li aqui na TZ os mestres recomendam subir o FSB de 5 em 5 MHz, até encontrar o limite do CPU...mas tu deste-lhe logo o dobro!, se não estou em erro a velocidade dele é 266Mhz, se assim se confirmar tu deste-lhe logo o dobro!!!

Cumprimentos,
:kfold:


Não sei.. se fosse o CPU queimado via-se o core queimado ou não? Abocado retirei o cooler e ate limpei a massa térmica do CPU e voltei a pôr nova. Não aparentava nada estar queimado ou minimamente danificado..
 
isso sao coisas que nao da para ver
em relacao ao rma e melhore testares primeiro o cpu noutra bord ate pode dar imagina que queimaste o cpu e vais mandar a bord para rma :lol:
outra coisa se nao tens como testar e se compras te numa loja de jeito de certeza que te vao ajudar nao te preocupes tudo se resolve
 
Última edição:
Não sei.. se fosse o CPU queimado via-se o core queimado ou não? Abocado retirei o cooler e ate limpei a massa térmica do CPU e voltei a pôr nova. Não aparentava nada estar queimado ou minimamente danificado..

Em principio não verias nada, porque o CPU tem uma cena cinzenta metálica (?) em cima dos cores, se queimou foram os cores, daí não veres nada queimado.

Mas espera por alguém mais entendido no assunto, para te esclarecer sobre este assunto.

Cumprimentos,
:kfold:
 
o IHS é de cobre niquelado
os cores sao acizentados, mas o dano pode nao ser obrigatoriamente aí

e se o dano for microscopico nao se ve :P
 
Pois.. então posso ter queimado o CPU ou a mobo ou então ambos ?
Como tava tudo em Auto suponho que ambas as voltagens do CPU e NB tenham disparado para um valor absurdo fritando possivelmente os 2 componentes ?
 
isso já é supor demasiado, mas eu suponho que haja pelo menos algo de errado com a board

já fizeste o despiste a discos e tudo que é possivel de ser desligado?
 
isso já é supor demasiado, mas eu suponho que haja pelo menos algo de errado com a board

já fizeste o despiste a discos e tudo que é possivel de ser desligado?



Sim isso foi das primeiras coisas que fiz.
Desliguei discos, placa de som, dvd rom, etc..
É mais provável que tenha sido da mobo a queimar certo? O CPU não queima logo instantaneamente pois não? Por outro lado o chipset da mobo é muito mais sensível.. certo?
 
Última edição:
Sim isso foi das primeiras coisas que fiz.
Desliguei discos, placa de som, dvd rom, etc..
É mais provável que tenha sido da mobo a queimar certo? O CPU não queima logo instantaneamente pois não? Por outro lado o chipset da mobo é muito mais sensível.. certo?

Errado, o CPU é umas 10x mais sensivel do que o chipset, pode tambem ter rompido um ultra-mega-super pequeno circuito no cpu e nao liga mais pq nao passa corrente elétrica atraves desse circuito rompido, existem varias possibilidades...

:kfold:
 
Back
Topo