Queimei o cpu?

beckzito

Power Member
Ois

Ontem á noite, a tentar trocar a minha ventoinha original do AMD XP2000 por uma thermalright slk800+fan 80m fiz asneira nalguma coisa e agora o pc nao reinicia e dah erro no cpu.
Primeiro que tudo, a a fan nova(uma ys tech 80m) tem um cabo que liga á fonte de alimentacao e nao á board assus a7v333 como acontecia com a ventoinha original(um de 3 pinos acho).Estranhei mas mesmo assim decidi trocá-las:tive cuidado com o composto térmico que pus na core do cpu e de não tocar o socket, etc.O certo é que agora o pc não reinicia nem com a nova nem com a velha ventoinha.
Alguem que me possa esclarecer sff pq não sei que fazer.
Obrigado!
 
o cpu só queima qdo sai fumo, descansa...
fizeste mta força a encaixar o dissipador no socket?? podes ter esmagado o core.....
já olhaste pro processas?? tá riscado ou danificado ou qqr coisa do género??
manda pics
 
Um amigo meu que andou a pôr e a tirar uma Volcano7, e que por acaso, tem pouco jeito para este tipo de operações, apareceu-me com o cpu e disse-me "isto não liga..."

Andei a testar o cpu na minha máquina, fiz n testes. O resultado era óbvio, algures entre o processo ele fez demasiada pressão sobre o core, arruinando o CPU.

É preciso ter cuidado nas mudanças de cooler. O core é algo que é frágil. Por outro lado, lembrem-se que para colocar e tirar um cooler não é preciso força (ok, mas muito pouca). Basta um jeitinho.
 
Poix... o prob da amd é que nesse aspecto é mt mais frágil que os intel... logo o perigo de danificar o core do cpu logo na primeira montagem .... mas tass!
 
Beckzito,
Pode ser que a board esteja com uma opção ligada que faz com que ela procure uma ventoinha a arrefecer a CPU e caso não a encontre se desligue sozinha.

A maneira como ela procura é procurando carga no conector da ventoinha onde tinhas ligada a ventoinha antiga e onde agora não tens nada.

Experimenta ligar o comp com tudo como tens agora, MAIS a ventoinha antiga ligada no sítio antigo para enganares a board (caso seja esse o problema).


Boa sorte.
 
normalmente quando ah falta de ventoinha(quando há a falta do sensor de rpm's da fan ligada á board) ela apita tipo tinoni.

eu recomendo que ele tire o cpu para fora e que cheire a parte de trás do cpu e que verifique o core.

PS: os axp's nao deitam fumo ao queimar, e eh presiso xeirar duas vezes o cpu para ter a certeza que está queimado.
 
Antes de mais, obrigado plas vossas respostas.
Já tentei mtas das soluções(se não todas) que me derame nada.Se bem me lembro fiz forxa no cooler para baixo sim...dado que eh um slk 800 enorme e que encaixa no socket nas 3 bainhas que tem de cada lado.
deve ser o core, xeirando não noto nada intenso e qto ao seu aspecto partido ou rachado não está, embora seja dicifil ter certeza dada a 'pomada' termica que pus por cima(uma artic, axo k não é esse o problema).
Ãgora tou lixado pois existem dezenas de hipotesses e eu não tenho forma de descubrir qual é a certa:'(
 
pode-se dar o caso de ele estar a usar artic silver 3 a qual conduz electricidade certo. as pontes do cpu encontram-se do lado do core , logo não se pode dar o caso de ele ter ligado aspontes com a pasta e ter queimado o cpu? pelo o que ele dá a entender tem aquilo um pouco besuntado com pasta de nome artic

e so um hipotese.....
 
beckzito, tu por acaso tens um copper shim instalado?
é que pôr um slk-800 (505gramas sem fan) sem um copper shim é mto arriscado! isso parece ser mm excesso de força no core.....

fica aqui o conselho! o copper shim pode parecer q n esta ali a fazer nada, mas só quando se quebra o core é q se dá conta de q tanta falta fazia...
 
Back
Topo