Queixas contra fornecedores de Internet leva a novas regras

PsicoPete

Power Member
A Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações, decidiu avançar com a definição dos parâmetros de qualidade de serviço que as empresas prestadoras de serviço de acesso à Internet têm que medir e anunciar junto dos consumidores.

O projecto de decisão do regulador vai agora ser colocado em consulta juntos dos interessados, durante 30 dias úteis.

Os parâmetros de qualidade de serviço que as empresas prestadoras de serviço de acesso à Internet têm que medir e anunciar são: o prazo de fornecimento de acesso à Internet, taxa de avarias por cliente, tempo de reparação de avarias, tempo de resposta dos serviços de apoio ao cliente, e tempo de resposta a reclamações /pedidos de informação ao cliente.

Segundo informou o regulador em comunicado, a decisão da Anacom de definir parâmetros de qualidade para o serviço de acesso à Internet «surge na sequência da recepção de um número elevado de reclamações relacionadas com a qualidade deste serviço».

Grande parte das reclamações tem origem no desconhecimento, por parte dos clientes, de informação adequada sobre a qualidade de serviço que é oferecida pelas empresas prestadoras.

Assim, «é importante assegurar que os utilizadores finais disponham de informação comparável sobre a qualidade de serviço das diferentes empresas prestadoras, por forma a que, previamente e no momento da celebração do contrato, disponham de informação que lhes permita uma escolha esclarecida», diz o regulador em comunicado.

Empresas obrigadas a declarar qualidade dos serviços

Nesse sentido, as empresas prestadoras do serviço de acesso à Internet devem, para cada parâmetro definido pelo regulador, divulgar informação sobre os níveis mínimos de qualidade verificados, bem como sobre os níveis mínimos de qualidade que se propõem oferecer a cada cliente. Esta informação deve ser incluída nos contratos celebrados entre as empresas prestadoras e os respectivos clientes.

A informação sobre a qualidade de serviço deve ainda ser anunciada e facultada aos utilizadores em suporte escrito, em todos os pontos de venda do serviço, assim como na página da Internet das empresas, quando exista, em anúncio bem visível e facilmente identificável.

Além da informação prestada ao público, as empresa têm também que informar o regulador sobre os níveis de qualidade, para cada parâmetro definido.

As empresas ficam sujeitas à obrigação de medição dos níveis de qualidade do serviço cinco meses depois da data de publicação do regulamento que os consagra.

Fonte: Agência Financeira

Pode ser que desta as coisas comecem a ser melhores!
Excelente medida da ANACOM.

Cumps.
 
Duvido que sirva de alguma coisa... vai ser só mesmo acrescentar uma serie de paginas aos contratos e às paginas dos ISPs com informação que so uma parte pequena dos consumidores vai ler e uma parte ainda menor vai compreender.

De lembrar que vivemos num pais com 90% de analfabetos funcionais e que este tipo de medidas é muito bonito no papel mas que ao Zé Tó ou ao Mario Julio que a unica coisa que querem é ter o pc ligado 'a net para calar os filhos um bocado para lerem o jornal em paz não servem de boi.
 
Talvez não tenha grandes implicações gerais mas é um passo no bom sentido. Basta haver um tipo com conhecimentos numa da zona para despoletar a bronca. E os ISPs terão que cumprir com o estipulado e ao melhorar o serviço a esse indivíduo melhoram todos os outros.

Também se abre caminho à possibilidade de existiram programas simples (ou sites) para verificar as condições de cada um. Basta correr uns testes e aparecer no ecran "tás a ser enrabado" para o gajo mais básico armar a bronca.

A dificuldade que vejo nisto é a definição dos tais limites e a sua aplicabilidade à variação do uso que se pode dar à internet (site daqui, de acolá etc...)
 
Até anda por aí muito Zé Tó e Mario Julio que são enrabados e ainda agradecem por isso... :-D



Mas esta decisão da Anacom é bem vinda, quem souber ler e interpretar dificilmente se deixará enrabar... esperemos é que os parâmetros de qualidade minima tenham o minimo de... qualidade.
 
re:

Posso ter intrepertado mal esta nova implementação da Anacom, mas para mim será sempre um bom passo, desde que esses parametros sejam todos com base em testes feitos por uma entidade independente e especializada. Por mim poderá ser a Anacom ou outra qualquer, mas se for o contrário, ou seja, o próprio ISP a divulgar esses dados, eu já estou a ver muita burla nos dados fornecidos aos clientes.
 
O que eu queria era isto:

Se CLIX ADSL até 20 Mb custa €34,90/mês...

Tendo a minha linha capacidade até 8Mb porque não pagar apenas €13,96/mês!!!!!!

Isso é que rulava...
Smiley Angel.gif
 
O que eu queria era isto:

Se CLIX ADSL até 20 Mb custa €34,90/mês...

Tendo a minha linha capacidade até 8Mb porque não pagar apenas €13,96/mês!!!!!!

Isso é que rulava...
Smiley%20Angel.gif

Claro e porque não teres o trafego parcial, o espaço das contas de email parcial as HH parciais e tudo o resto parcial, não podes pensar so do teu lado.
 
Claro e porque não teres o trafego parcial, o espaço das contas de email parcial as HH parciais e tudo o resto parcial, não podes pensar so do teu lado.

O que eu queria era isto:

Se CLIX ADSL até 20 Mb custa €34,90/mês...

Tendo a minha linha capacidade até 8Mb porque não pagar apenas €13,96/mês!!!!!!

Isso é que rulava...
Smiley%20Angel.gif


lol.. a clix da te a velocidade.. pagas por ela

se a tua linha nao da ja e problema mais teu do que deles :\
mas realmente para isso tb te sacavam metade do trafego :)
 
Falando do assunto do tópico inicial: Em Portugal as leis são para? Há alguns anos atrás a PT foi obrigada pelo tribunal Constitucional português a devolver o valor das chamadas de activação aos consumidores, valores de 1 ano, depois de a DECO ter ganho a acção contra a PT....Ora o que foi que aconteceu: Os consumidores tinham que apresentar todas as facturas daquele ano para receberem os valores em causa.....Quem é que guardava essas facturas alguns anos depois}> muita gente deitou fora....

Depois disso aconteceu o quê? A PT continuou a cobrar as tais chamadas de activação:'(
Portanto eu cá fico á espera bem sentado.....Porque se for de pé acabo por cair ao chão de tão cansado que ficarei:zzz::zzz::zzz: E viva Portugal no seu melhor!!!!!8o
 
lol.. a clix da te a velocidade.. pagas por ela

se a tua linha nao da ja e problema mais teu do que deles :\
mas realmente para isso tb te sacavam metade do trafego :)

Não me importava de ter apenas o tráfego correspondente........

Quanto à minha linha não dar e ser problema meu...!!!:kfold:
 
re:

Penso que o problema não seja do cliente nem da Novis.

O problema é simplesmente da infraestrutura fisica com que o cliente e o ISP se ligam. Como nenhum deles é responsável por ela, ou seja, ninguem é culpado pelo assunto.

Agora a clix fez os seus pacotes assim e o utilizador é que terá que decidir se prentende ou não o serviço....
E claro tem os seus pontos negativos e positivos.
 
Falando do Clix existe muitos equivocos no espirito das pessoas senão vejamos: Não é Clix de 20 MB mas sim até 20 MB! Isso está escrito em todos os Kits do Clix e nos folhetos das informações sobre o serviço Clix e vem nos contractos do Clix.

Portanto não existe ai qualquer motivo que dê origem a queixas......Nem sequer o custo do serviço mesmo que a velocidade só seja de 5 MB em vez dos 20 MB. Ninguém está a ser enganado! As informações estão todas ai nos kits, contractos e folhetos. Vejam a thread da minha assinatura.
 
Back
Topo