Quem contactar para informar empresa com software pirata ?

a questão da pirataria é uma questão que envolve diversos temas e opiniões, nunca vai ser consenso, nunca vi um ladrão dizer que é mau roubar, apesar de poder ter consciencia sobre esse facto.

vários factos que podem influenciar o "consumidor" a optar pela pirataria :
- preço, hoje em dia o zé povinho não tem dinheiro para comprar a toa, um jogo equivale a 10% do seu ordenado ou até mais.
- quantas vezes compram musica, filmes ou jogos e depois é uma decepção, o caso dos novos jogos online são bons, queres jogar online compras o original pelo numero de série, e se queres jogar.
- quantos de nós jogamos um jogo ripado e depois compramos, tenho a certeza que muitos, o mesmo se aplica a filmes e musica, nada como a qualidade.
- se o próximo e esperado UT custasse 20 ou 25€, quem não comprava?


é muito chato para as software houses, produtoras de musica e de filmes, mas ainda não vi nenhuma a ir a falência por isso.

- na musica só se queixam cantores que já tem fortunas, devem querer comprar mais uma ilha.
- a Microsoft ganhou fama e está onde está, não foi a custa do preço baixo do SO, mas da pirataria dos particulares que influenciou o mercado das empresas, e que ninguém me diga que estão mal de dinheiro.

tenho pena é das empresas de pequeno porte e com óptimos produtos.

A pirataria bem ou mal tem servido como catapulta promocional para as empresas, e os casos todos conhecemos, quem não usa um programa Microsoft, Photoshop, os exemplos são imensos...

gostaria que me dissessem aqui quais são os melhores produtos para um MAC e desses quantos são usufruto de pirataria.

sistemas fechados servem para um nicho de mercado, só e apenas, e muitos desaparecem ou são comprados por outros.

*** A microsoft só se começou a preocupar com a pirataria depois que estava bem na vida, até esse ponto nem precisavas de numero de série ou crack.
 
parem lá com isso de inventar coisas que nao disse...Esta lá escrito "jogos um bem essencial"? aquilo foi um exemplo. Claro que tmb tenhu coisas legais, mas se posso ter 1 jogo ou um programa de muito caro e nao tenho dinheiro para o comprar e se o poder ter de graça claro que vou querer de graça.

Esse exemplo do Rolls Rooice foi um bocado estupido(nao tou a falaqr de quem o postou estou a falar do exemplo), porque Rolls Roice custam as vezes Milhoes e nao sao frabricados aos Milhoes, ou vais me dizer que o Windows Vista pirateado é a mesmo coisa que roubares o quadro da Mona Lisa

Roubar é muito diferente de piratear, tanto é que a policia nao vos vai bater á porta para verem se têm coisas pirateadas

pensem nisto se nao ouvesse pirataria, as empresas grandes abusavam dos preços, as pequenas iam á falência e nòs nao tinhamos nem metade do que temos hj, da ai ter dito que Portugal era Angola, nao em termos de fome e etc mas em termos de tecnologia.

Acham bem uma pessoa que trabalha num café estar um ano a juntar para comprar as vezes 1 programa e uns anos depois ja estar completamente desactualizado?? eu nao axo, se a diferença entre pobres e ricos em Portugal já é tanta se as coisas fossem assim (ou sejatens uma coisa pirateada vais para a cadeia e pagas multa) os Ricos estariam muito mais avançados em tecnologia e os pobres ainda andavam com o Windows Millenium ou 98.

Claro isto aplicasse a Portugal, noutros paises já concordaria que a pirataria é uma coisa muito má. E mesmo em Portugal sei que é mau, mas se nao fosse isso kase tdos de vcs nao tinham musica no PC, nao tinham jogos nem Porgramas recentes.

e leiam bem nao inventem agora mais coisas

e alias a proposito de Microsoft e de outras grandes empresas, sabiam que muitas vezes sao eles a espanhar a pirataria. Um exemplo nos jogos-a empresa deixa o jogo ser pirateado, mas como todos sabem normalmente nao dá para jogarm em Multiplayer, se as pessoas gostarem vao logo comprar, e a empresa nao quer saber porque da-lhes sempr lucro
 
Última edição:
se o preco do software fosse ajustado a realidade economica de cada pais, a pirataria era mais baixa.

os custos de producao do suporte fisico (cd/dvds) sao extremamente baixos, logo era suportavel k o preco variasse de acordo com o poder de compra do pais.

Ca um jogo chega a custar 50€, mais de 10% do ordenado minimo (450€). Na Holanda custa os mesmo 50€, k no entanto corresponde a apenas 4% (1300€) do salario minimo.
Pq nao custar 5% em todo lado? Cá ficaria a custar 23€, 65€ na Holanda, 5€ na Bulgária...

assim tds teriam um esforco igual para adquirir software, e as empresas continuavam a lucrar, talvez ate mais do k lucram agora.
 
se o preco do software fosse ajustado a realidade economica de cada pais, a pirataria era mais baixa.

os custos de producao do suporte fisico (cd/dvds) sao extremamente baixos, logo era suportavel k o preco variasse de acordo com o poder de compra do pais.

Ca um jogo chega a custar 50€, mais de 10% do ordenado minimo (450€). Na Holanda custa os mesmo 50€, k no entanto corresponde a apenas 4% (1300€) do salario minimo.
Pq nao custar 5% em todo lado? Cá ficaria a custar 23€, 65€ na Holanda, 5€ na Bulgária...

assim tds teriam um esforco igual para adquirir software, e as empresas continuavam a lucrar, talvez ate mais do k lucram agora.

de certeza que iriam lucrar mais, pois neste momento estaria-mos a debater que jogo comprar no natal .

concordo totalmente contigo, mas não nos esquecemos destes exemplos:

Portugal cobra 21% de taxas em livros escolares.
outros 21% noutros livros como BD, Tecnicos, etc...
21% na musica e filmes.
cobra taxa sobre taxa (ilegal pela UE) em vários artigos (EX: gasolina, cd´s e dvds).
pagas uma taxa de direitos de autor em tudo que seja CD´s e DVD´s, cd=0.05 por unidade + IVA, DVD´s= 0.14 por unidade + iva (revenda).

o ROUBO é feito pelo Estado e depois por estes preços colocados nos mercados.

dou um exemplo :
Battlefield 2142 :
- na Amazon USA : 18.35€ (mas não vendem para Portugal o jogo).
http://www.amazon.com/Electronic-Ar..._1?ie=UTF8&s=videogames&qid=1197469061&sr=8-1

- na EA Espanhal : 49.95€ (não tem loja online em Portugal, boa não?).
http://eastore.ea.com/servlet/Contr...emea&id=ProductDetailsPage&productID=71349400

comparem o ordenado dos dois países.

depois queixam-se que a cultura anda má.
 
de certeza que iriam lucrar mais, pois neste momento estaria-mos a debater que jogo comprar no natal .

concordo totalmente contigo, mas não nos esquecemos destes exemplos:

Portugal cobra 21% de taxas em livros escolares.
outros 21% noutros livros como BD, Tecnicos, etc...
21% na musica e filmes.
cobra taxa sobre taxa (ilegal pela UE) em vários artigos (EX: gasolina, cd´s e dvds).
pagas uma taxa de direitos de autor em tudo que seja CD´s e DVD´s, cd=0.05 por unidade + IVA, DVD´s= 0.14 por unidade + iva (revenda).

depois queixam-se que a cultura anda má.


21% de Iva?! Os produtos culturais só pagam 5% se não estou em erro. Isto depois de terem pedido ao Governo (se não estou em erro o Guterres) para incentivar o seu consumo.
 
Última edição:
se o preco do software fosse ajustado a realidade economica de cada pais, a pirataria era mais baixa.

os custos de producao do suporte fisico (cd/dvds) sao extremamente baixos, logo era suportavel k o preco variasse de acordo com o poder de compra do pais.

Ca um jogo chega a custar 50€, mais de 10% do ordenado minimo (450€). Na Holanda custa os mesmo 50€, k no entanto corresponde a apenas 4% (1300€) do salario minimo.
Pq nao custar 5% em todo lado? Cá ficaria a custar 23€, 65€ na Holanda, 5€ na Bulgária...

assim tds teriam um esforco igual para adquirir software, e as empresas continuavam a lucrar, talvez ate mais do k lucram agora.

Sabes quando custa desenvolver software? Ou achas que é falar para o PC que ele faz tudo magicamente?
 
Sabes quando custa desenvolver software? Ou achas que é falar para o PC que ele faz tudo magicamente?
Desenvolvimento de software e a minha actividade profissional. Sei bem o trabalho k da, mas n axo k se deva cobrar o mm preco em td lado, nao estou a sugerir k as empresas deixem de cobrar, apenas k baixem a margem de lucro nuns paises e aumentem em outros, de forma que todos tenham o mesmo esforco....

Da mm maneira k uma carlsberg ca custa 1€ e na inglaterra uns 5€, axas k se tivessem ca a 5€ vias o povao a tocar nelas?

Se kiser oferecer 1 jogo a um bom amigo plo natal, se custasse 20€ ainda pensava nisso, agora por 50€ nem penso nisso...

podiam lucrar menos em cada unidade, mas tenho a certeza k iam vender mt mais...
 
Última edição:
Quereis a minha opinião?empresas,essas sim deviam ter tudo original,tal como todas as empresas que nos equipamos,so vai software original,desde windows,por programa de facturação,como anti-virus...e claro,as empresas pagam por isso tudo,um bocado mais caro mas nao é assim nada fora do normal...para uma empresa,qual o mal de pagar 100€pelo win original?o que sempre custa ais,no caso da loja onde trabalho,é o programa de facturação,mas tambem da bem para pagar a uma empresa...sempre fica mais barato que as multas que apanham...

agora em casa,nao,eu nao sou nenhum santo,aliás,estou muito longe disso,e nao faço questão em por tudo original,pois se fizesse isso, nao me chegava o ordenado...é que parece que nao,uma pessoa tem muitas despesas...mas no quer dizer que tambem nao tenha software original...apenas nao tenho tudo original...agora em musica,sim isso tenho imensa pirata...e tanto eu como milhares de pessoas...em bares por exemplo,acho bem que preguem multas,ainda a pouco tempo a ASAE deu uma volta por bragança,e quase todos os bares levaram multas...
Palavras finais: pirataria para ter um sistema em casa a funcionar,sim,agora e empresas,por amor de deus...

acho bem que te chibes dessa empresa...

AbRaÇo
 
Vai aí uma grande confusão nas vossas cabeças...

Primeiro que tudo, o Windows como vocês lhe chamam não custa 100€ ás empresas.

Para estar na devida legalidade a empresa tem que comprar versões Retail ou fazer Open Licenses (licenças de volume) com a Microsoft.
Só comprando um PC é que se pode comprar uma licença OEM (tem que estar juntas na mesma factura ou estar desfasadas num máximo de 90 dias entre si).

Mesmo a licença Vista Business OEM custa 170€.

Agora se pensarmos numa empresa que tem 20 computadores e quer legalizar, etc... passar tudo pro Vista (retail). Estamos a falar de 450€ (+/-) * 20 = 9.000€

Asseguir vem o Office 2007, em OEM um Office Pro custa 367€

Agora vejamos em retail...
Custa a volta de 650€... outra vez os 650€ (+/-) * 20 = 13.000€

Para a generalidade dos computadores isto seria o suficiente... Depois depende do ramo da empresa...

Portanto temos aqui um total de 22.000€ só em Windows e Office.
O que são 1.100€ em Software Microsoft por PC.

E aqui nem estou a colocar software de contabilidade (ex: PHC, ArtSOFT), ou software de edição gráfica (Adobe Photoshop, Illustrator, etc...).

Óbvio que isto não é justificação para as empresas andarem na legalidade... agora não me venham é com conversas que custa 100€...

Já agora, um software de contabilidade para 15 users (não vou referir nome :D) fica a volta de 7.500€.

Abraço ;)
 
é para quem pode... o mundo ñ ta feito de santinhos...e n é o povinho a dar o primeiro passo, mas sim os capitalistas k vao po caixao carregados de dinheiro....

Primeiro a burguesia a dar o exemplo!!!!!
 
Estou com o Carsten. Eu tb ja denunciei uma empresa e sei que a inspecção foi mesmo lá.

Mas é a tal coisa... eu nunca na vida podria pagar o software que tenho no meu computador... e a Adobe e outras de software de design e modelações etc.. nao estao minimamente preocupados connosco, eles até fazem de proposito para ser facil de crackar.

Denuncia esses gajos.
 
software pirata

eu trabalho como tecnico, e assemblo pcs novos, quer sejam para empresas quer para particulares, e para empresas nao há borlixs, compram o oem do xp ou vista, para particulares,
nem sempre mas por vezes dá-se uma borla do xp, pois o pc vai trabalar em casa, e em casa nao ha fiscalizaçao, mas mesmo assim os particulares ja tem tendencia a comprar o windows.
Agora e claro que toda a gente sabe que sejam tecnicos sejam muitas pessoas com pcs em casa e tudo pirateado e acho bem.
Agora um empresa vender pcs sistematicamente com xp instalado e nao vender originais isso ta mal e pode dar bronca
 
tambem acho k há muita pirataria a nivel de software mas tb há muita gente k o usa verdadeiro... eu por exemplo já rectifiquei as coisas k tinha pirata no pc... e quem se dá bem com computadores muito rapidamente aprende a fazer em programas freeware o k fazia no office e outros softwares... só mesmo a nivel profissional é k há uma maior necessidade de ter o programa certo e como é para fins lucrativos tambem sou da opinião que deve estar regularizado ... talvez deva haver alguma tolerancia a empresas novas ou em crescimento uma vez k é dificil arriscar numa empresa insvestindo tanto... mas assim k a empresa tenha raizes e esteja com situação financeira segura acho k deve regularizar ou ir regularizando...

quanto a pirataria em geral nos consumidores na minha opinião toda a gente k o saiba fazer o faz tirando excepções k as há sempre... pois do meu ponto de vista n deve haver quem não tire uma musica da net para ouvir ... ou quem n veja no youtube coisas k n têm direito para ser transmitidas... na actualidade é uma coisa impossivel de se controlar ...
 
Está aqui uma confusão do caraças. Um bem tangível e um intangível não são a mesma coisa. Não tem nada a ver usufruir de uma 'ideia' com levar um carro de outra pessoa..

Tem a haver sim senhor.. Tem mesmo a haver tudo..
Se descobrisses uma formula mágica para conseguir colher toneladas de batatas de um pequeno terreno e se depois alguem copiasse descaramente essa ideia e com isso te impedisse de obter o lucro que deverias ter [por uma ideia tua].. Ias te sentir roubado, tal e qual como se te roubassem um carro, de certeza..
Ou seja: roubam-te uma ideia, e com isso deixas de ganhar muito dinheiro a que tinhas direito, não é roubo?? Visto assim, deves mudar de opinião..

Um facto de ser igual é o direito de propriedade intelectual de um projecto de arquitectura..
E quem está no ramo sabe o que este implica numa construçao e na licença de habitabilidade..
 
o problema e k de hj em dia caiu-se no ridiculo de as grandes empresas patentiarem td e mais alguma coisa, simples ideias como o dbl click no rato...

torna a vida mt complicada para kem faz software livre ou para particulares k desenvolvem software...

mas isto ja entra em offtopic...
 
Back
Topo