Quem diria ... instalei gentoo

xtr3me

Power Member
Pois é, em consequência do facto de o meu amor pelo slack se ter vindo a "degradar" nestes últimos tempos e em consequência de umas conversas que tive com uns colegas, decidi dar MAIS uma oportunidade ao gentoo.
Não é uma distro que eu goste muito, apenas pelo facto de por vezes ser demasiado "geek" (por exemplo, consigo ter um debian funcional em 2 horas, mas preciso do mesmo tempo apenas para compilar o X ... por isso vejam bem).
No entanto gostei de algumas coisas que me mostraram da portage (que aínda não conhecia visto ter deixado completamente o gentoo desde os meus tempos de powerbook) e decidi tentar.
Demorei montes de tempo para instalar, mas no fim lá ficou tudo (sistema base). No fim, instalei algumas cenas e dps fiz um emerge -av system (devia ter sido antes, mas pronto). Quando fiz o etc-update, acho que fiz qq coisa mal e agora recebo umas mensagens manhosas quando faço qq coisa relacionada com users (login, adduser, userdel, etc), mas já sei como resolver, o que não deixa de ser frustrante ter estado tanto tempo a compilar cenas e ao fim de um simples emerge já ter mensagens manhosas (é o que dá não se conhecer a distro a fundo).
Agora nos próximos dias vou tentar ter isto funcional pois para a semana tenho de começar a trabalhar e vou precisar de ter já tudo configurado (vou ficar imenso tempo a compilar o gnome, mas o resto deve-se fazer na boa).
Vamos ver se desta vez o gentoo se aguenta nas minhas mãos. Se não se aguentar, duvido que algum dia volte a instalar isto e rapidamente instalarei debian no portátil, pois preciso de uma distro funcional para breve.

Enfim, era só para fazer este desabafo, mas podemos transformar isto numa discussão se tiverem alguma coisa a acrescentar ;)
 
Dói-me o coração quando oiço falar no etc-update. Usa o dispatch-conf (está na portage), é melhor :)

Vai partilhando as experiências, melhorias e defeitos, etc :)
 
para que serve o dispatch-conf? Eu costumo usar o gentoo, mas não konhecia isso. Aliás, há mt tempo que não meto os pés no forum deles sequer. Quais as diferenças?
Os mais experientes podiam por aí umas dicas desses programas que usam para controlar as configurações e o portage. :)
 
http://gentoo-wiki.com/TIP_dispatch-conf
O dispatch-conf serve basicamente para fazer o mesmo que faz o etc-update (actualizar os ficheiros de configuração), mas com a diferença de guardar um backup destes antes de alterar alguma coisa, para o caso de alguma coisa vir a dar bronca.

Em relação ao controlo do sistema, em três linhas:
Código:
emerge -uDN world
emerge depclean
revdep-rebuild

(Convém utilizar -pv (ou -a) antes de cada comando para saber o que vai acontecer ;))
 
Ora bem, já tenho X e já tenho algum software que preciso.
Descobri umas cenas engraçadas e que dão muito jeito (por exemplo para reparar broken libs).

Estou a demorar mais um pouco de tempo para perceber isto, mas é normal. Espero daqui por uns dias já ter o gentoo mais ou menos controlado e começar aprofundar um pouco mais o que souber.
 
o etc-update é o pior cancro da gentoo. É preciso MUITO cuidado com o que se faz. Ou então façam como eu, ignorem essas mensagens e editem os /etc/*.conf manualmente :lol: :lol:


Assim pelo menos tem a certeza do que estão a fazer
 
Por acaso nunca tive problemas com os etc-updates ...

mas sempre que mexia no gentoo era emerge -auvtD world ou algo parecido
 
Em termos de problemas realmente só o etc-update, mas preferia editar os ficheiros à mão... De resto só tenho mesmo a apontar o tempo k demora a compilar as coisas, gostei muito de usar gentoo e usei ainda durante bastante tempo, mas o tempo que demora a compilar qq coisa fez-me desistir :P
 
God_Lx disse:
Hige Debian em maior parte, Slackware numa minoria :)

Oh, yeah. Tb era assim, mas o slack está-me a meter impressão, portanto .. mudei para gentoo e ao fim de algumas horas já tenho gnome :D :P
Quando estiver tudo pronto logo digo
 
eu sempre que corro o etc-update meto pakilo substituir o ficheiro e dps edito aquilo ah mão. Qual a forma que vcs usam? realmente nunca confiei mt naquilo, por isso é ke tb edito ah mão.

A mim o que me custa no update ao world é a parte dos pacotes ~amd64 (ou ~x86), tão sempre a queixar para fazer downgrade, e eles acabaram com o -U que cortava essa parte :(

Ja agora às vezes uso o portlog-info, que dá a lista dos pacotes que fizemos emerge, com os detalhes que vêm em **'s. Quando um gajo faz emerge ao gnome aparece la muitas msgs e não dá pa ficar a olhar pa ler tudo :)
 
kanguru disse:
eu sempre que corro o etc-update meto pakilo substituir o ficheiro e dps edito aquilo ah mão. Qual a forma que vcs usam? realmente nunca confiei mt naquilo, por isso é ke tb edito ah mão.

True, antes de experimentar o dispatch-conf usava exactamente o mesmo sistema que tu :)
 
Back
Topo