Quem escreve os conteúdos dos sites?

madafakapc

Power Member
A questão é esta, quem deve escrever os conteúdos das páginas dos sites, por norma é o cliente que os fornece ? É feito em conjunto com quem faz o site?
 
Bom...
Pela experiência que tenho, a estrutura do website e organização do mesmo deverá ser estabelecida em conjunto, quer com o cliente, quer com o responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Uma vez estabelecida a estrutura, será necessário avaliar quais os conteúdos pretendidos e necessários a cada secção do website.

O cliente, pode (deve, idealmente) ter estes conteúdos já escritos, ou pode ter apenas ideias daquilo que quer, ou então pode não ter nada.
E aqui, tens 3 cenários possíveis:

1 - Se o cliente tiver já conteúdos (e a estrutura for definida em concordância), à partida o trabalho estará 90% feito. Digo 90%, porque geralmente é sempre necessário um ajuste ou outro aos conteúdos cedidos.

2 - Se o cliente apenas tiver ideias do que quer ter em cada página, mas nada desenvolvido, tens 2 opções. Ou ele toma a liberdade de os produzir e voltas depois ao ponto 1, ou, vais ter de pegar nas dicas que ele apresentou, e tentar tirar da cartola alguma coisa que se enquadre, tentando fazer com ele a ponte das coisas e os ajustes necessários.

3 - No pior cenário, de o cliente não ter nem conteúdos nem ideias, o trabalho vai-te cair todo em cima. Copywriting. Vais precisar de skills apuradas de escrita ou pedir a outra pessoa que auxilie. Vai ser necessário que junto do cliente/empresa, tentes conhecer o negócio, historia, conceito, etc.. a fim de produzires esses conteúdos com real conhecimento de causa.

Claro que, para cada um dos cenários, o valor a cobrar será completamente diferente.
Espero ter ajudado.
Cumps.
 
Bom...
Pela experiência que tenho, a estrutura do website e organização do mesmo deverá ser estabelecida em conjunto, quer com o cliente, quer com o responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Uma vez estabelecida a estrutura, será necessário avaliar quais os conteúdos pretendidos e necessários a cada secção do website.

O cliente, pode (deve, idealmente) ter estes conteúdos já escritos, ou pode ter apenas ideias daquilo que quer, ou então pode não ter nada.
E aqui, tens 3 cenários possíveis:

1 - Se o cliente tiver já conteúdos (e a estrutura for definida em concordância), à partida o trabalho estará 90% feito. Digo 90%, porque geralmente é sempre necessário um ajuste ou outro aos conteúdos cedidos.

2 - Se o cliente apenas tiver ideias do que quer ter em cada página, mas nada desenvolvido, tens 2 opções. Ou ele toma a liberdade de os produzir e voltas depois ao ponto 1, ou, vais ter de pegar nas dicas que ele apresentou, e tentar tirar da cartola alguma coisa que se enquadre, tentando fazer com ele a ponte das coisas e os ajustes necessários.

3 - No pior cenário, de o cliente não ter nem conteúdos nem ideias, o trabalho vai-te cair todo em cima. Copywriting. Vais precisar de skills apuradas de escrita ou pedir a outra pessoa que auxilie. Vai ser necessário que junto do cliente/empresa, tentes conhecer o negócio, historia, conceito, etc.. a fim de produzires esses conteúdos com real conhecimento de causa.

Claro que, para cada um dos cenários, o valor a cobrar será completamente diferente.
Espero ter ajudado.
Cumps.


Esclarecido no entanto supostamente deveria partir sempre do cliente aquilo que realmente pretende ver escrito mas pode obviamente dar-se o caso de ele não perceber nada (o que também é mau porque então não sabe o que quer) e ai sermos empre nós a fazer tudo de raiz.
 
Back
Topo