ADSL Quem paga o lacete local numa nova urbanização?

Com já vi para aqui muito disparate escrito, vou escrever o que realmente se passa e como contornar a situação.

Os construtores só são responsáveis da entrada do prédio para dentro.
A ligação até ao prédio é responsabilidade do operador.

Como a PT é dona das infra-estruturas na rua, cobra valores exorbitantes para fazer ligações que serão usados por outros operadores.

Ainda acrescentando a isto, a PT só é obrigada a fazer ligações de linha telefónica, excluindo-se ligações ADSL ou triple-play.
E a gestão é feita por departamentos diferentes, conforme se solicite uma linha, ou internet/triple play.


Assim, nos prédios novos a única solução para contornar o problema é ligar para a PT e solicitar a instalação de uma linha simples.
Eles são obrigados a instalar pelo custo normal de uma linha (julgo ser na casa dos 80€).

Só depois da linha instalada, então se poderá pedir a conversão para MEO ou para outro operador, sendo que mudando de operador terá custos enquanto que para MEO não.

Geralmente este tipo de situações só acontece até ao primeiro cliente ser ligado, dado que depois ficam as ligações já preparadas para os outros fogos.

Julgo que fui claro, mas se tiverem alguma questão apitem.

Dantes eram 80€, mas acho que agora já subiu para os 100€, mesmo.

Cumps
 
A responsabilidade do construtor começa na CEMU...... antes da CEMU é da operadora que quer instalar o serviço!

Mas podes fazer o seguinte, aderes a um serviço PT que eles vêm logo a correr e constroem infra-estrutura e lacete. Depois passado uma semana desistes da PT e voila, vodafone pode ser instalada pelo lacete recém construído da PT!
 
Estás a falar do construtor ou do urbanizador.
São entidades diferentes com papeis e responsabilidades diferentes...

E vir trazer essa confusão misturando os dois, não vai ajudar.
isso é completamente irrelevante. podes fazer uma urbanização sem sequer ter esgotos ou electricidade ou rua ou seja lá o que for. basta apenas um levantamento topografico e pouco ou nada mais. aqui a responsabilidade é do construtor das habitações.
 
isso que acabaste de dizer é completamente falso.
nem vou perder tempo a discutir o assunto, só peço que não faças afirmações de assuntos que desconheces para não induzir em erro quem está a ler o tópico sff.
 
Esqueceram-se de referir o projecto ITUR... da mesma maneira que é obrigatório existir um projecto de telecomunicações para os edifícios, também tem de haver um para a urbanização em que são construídas as condutas que ligam a infra-estrutura da PT às entradas dos prédios.
 
Pois, eu tentei pedir o projecto ITUR ao contructor e electricista que montou o ITED... mas sem sucesso.

O relevante, acho novamente, é aclarar para quem venha a ler o tópico que o "Serviço Universal" é só prestado pela PT. Significando que só eles são o "operador com funções de serviço universal - que obrigam o operador a colocar um telefone e uma lista telefónica em qualquer ponto do território onde exista um pedido de cliente."
Isto é uma citação de artigo interessante no tek.sapo, onde se notícia que afinal Bruxelas não acha que deva ser assim! Estão a ouvir ó DECO? Que grande associação de defesa me saíram...

Portugal condenado por Tribunal Europeu por causa do Serviço Universal


Quanto ao "esperar um tempo para desistir da PT" ... bom, a fidelização é de 12meses.
Mas por outro lado, também percebo que seja "justo" retribuir algo... pelo menos pelos trabalhadores que de facto me montaram a linha.
 
Amigo, o melhor que tens a fazer e pedir uma linha PT com ADSL. A PT monta o PD, e quando acaberes a fidelização mudas para a Vodafone.
Mas como digo e a VOdafone no seu melhor. Se querem ter clientes, tambem tem que pagar a infrastrutura. Nao e so ligar na central os lacetes e ja está. Assim e facil... A PT nos lacetes ja disse a Vodafone para tambem montarem os Lacetes. A PT da as especificações e a Vodafone arranje um empreiteiro e faça os LAcetes. Mas a Vodafone nao quer responsabilidades.
 
Volta aqui para completar o thread começado por mim.
Recebi a primeira factura:

- A PT cobrou e logo descontou a "Instalação de linha telefónica" a 14 Set por €86,914 (IVA incluido)
- O Telefone e o kit SAPO s/fios vêm como "compra" em Equipamentos, mas a zeros.
- Há uns descontos em "Promoção Linha Telefónica", que não sei o que são. Mas é a deduzir ;)

Portanto, fica assim confirmado que é a PT a única escolha para quem quer ter uma nova linha telefónica. Ao menos há uma que funciona!

para o parabolic: concordo com a tua lógica. Mas a minha estória mostra que mesmos os mais atentos não sabem que não existe "tanta escolha" no momento de ter de raíz linha telefónica. Se isto fosse do conhecimento geral (e não a naive ideia que há mesmo liberalização de mercado de telecoms), então eu e muitos poupariam passar o "cabo das tormentas" ... Por isso voltei aqui para completar a minha aventura.
 
Boas, o ITED (infra-estruturas de telecomunicações em edifícios), ou seja terminam no limite da propriedade, no caso de moradias na CEMU e prédios no ATE, daí para a frente é com os operadores (rede publica), e em novos loteamentos, urbanizações e conjuntos de edifícios a partir de 01/01/10 o regime ITUR.

No entanto sem conhecer a processo em causa por norma o urbanizador do loteamento tem de instalar a infra-estutura, mas os construtores dos edifícios não teem nada a ver com isso porque a parte deles é só o ITED.
 
Back
Topo