Dúvida Quem tem uma Zotac?

Sim sim @Dr4g3r essa é a opção default pois pareceu-me porreira, mas lá está, com essa opção ativada elas nunca param ficam sempre em Low Rpms e sim faz sentido o que dizes estarem em Low Rpms que andar sempre no Liga Desliga, (elas não ligam de minuto a minuto) mas eu percebi o que queres dizer, agora outra questão é que se estão sempre ligadas e uma pessoa só está na Internet e o máximo que a gráfica atinge é de 32º (por exemplo) estar sempre com elas ligadas assim também o tempo de vida útil delas será menor (mas isto sou eu a pensar). Isto elas enquanto não passassem dos 33º elas não ligavam (era um exemplo).
 
Não vou dizer que duram mais assim ou assado, não sei a 100% qual a melhor opção, mas ter um motor a ligar e desligar várias vezes num curto espaço de tempo não me parece que seja muito melhor do que ter o motor a constante movimento sem grande esforço.
 
Ventoinhas ball bearing normalmente duram MUITO tempo. Mas pelo que vi da zotac nestas últimas gerações de todas as marcas são as piores ventoinhas, muito ruidosas, mesmo no minimo ~1000rpm.
Quem tem as melhores ventoinhas é a MSI, são as mais suaves ao ouvido, sem ruidos de bearings / humming / high pitch noises.

Para além de não avariam muito, se por acaso avariam é uma reparação super fácil.
 
Bem ontem estive a fazer stream do Resident Evil com tudo no máximo e a gráfica atingiu um máximo de 53º parece me muito bom!
 
Tenho uma 3080 da zotac, comprada pouco depois de terem sido lançadas, e que minerou durante 2 anos até acabarem com o POW do ETH, e continua a funcionar sem problemas
 
Tenho uma 3080 AMP HOLO 12GB e sempre imepcavel, o unico defeito é que a rotações mais altas ouvem-se um pouco as ventoinhas (isto sem headset posto com ele nao ouço nada) fiz um pequeno undervolt e mudei a fan curve e fiz um stress test com o funmark e não passou dos 65º, acho que está bom
 
É verdade @goslbgo também já discutimos isso mais atrás sobre as fans se quiseres dá uma olhadela para saber se te acontecia o mesmo.
Eu também estou com Undervolt e a jogar o Resident Evil 2 Remake (acho eu) com tudo no máximo e com o Ray Trancing ligado, mas tive que colocar as texturas mais baixas caso contrário o jogo crash e a gráfica durante 3 horas de jogo e em Stream a gráfica atingiu um máximo de 53º, mas a média andava nos 51º
 
Já tenho uma fan curve editada por mim e como disse sendo ligeiramente barulhenta não me incomoda porque normalmente estou sempre de headset e quando não estou é porque estou a ver um filme/serie e neste caso a temperatura é baixa e as rpm das ventoinhas também. a minha fan curve está assim:
fit4ekq.png
 
Sim também tenho uma definida por mim, não estou por casa agora para mostrar, mas pelo que estou a ver na tua @goslbgo as tuas fans raramente devem estar paradas porque normalmente estar na internet ou em algum programa até que leve os 30 a 33º em principio estão sempre garantidos ai no teu caso parece que as tens a trabalhar a partir dos 26/27º
 
Sim entendo @goslbgo por acaso também já "discutimos" essa situação ai porque ter sempre as ventoinhas a trabalhar porque isso reduz-lhes o tempo de vida útil. Mas pronto isto cada um é que sabe o que é melhor para si. Tá bom então.
 
Entre perder algumas horas de uso nas ventoinhas que duram imenso ou forçar o motor ao liga desliga constante optei por salvaguardar o motor
 
Concordo @goslbgo no entanto no meu caso é diferente eu utilizo o computador durante o dia só para estar na Internet basicamente e a gráfica não passa os 33º só mesmo mais à noite quando jogo.
Então eu opto por as ter desligadas durante o dia todo e à noite é que ligam quando vou ás coisas mais puxadas.
 
Sim entendo @goslbgo por acaso também já "discutimos" essa situação ai porque ter sempre as ventoinhas a trabalhar porque isso reduz-lhes o tempo de vida útil. Mas pronto isto cada um é que sabe o que é melhor para si. Tá bom então.

Lamento corrigir, mas antigamente era assim as fans rolamentos tradicionais sim. Hoje em dia depende, ha tipos de fans que estragam mais paradas(por periodos longos) do que em movimento lento, eu sei que e contraditorio, lembro me de ter lido um estudo qql sobre isto, acho que sao as fluid dynamic bearing que nao devem parar, a durabilidade tem haver com a quantidade de fluido interno/lubrificacao constante , tb nao me apetece mt ir proucurar a info, lamento lol

Pessoalmente ja ha uns anos que tenho um perfil fan 24/7 ON(similar a esse) no MSI afterburner em que a fan nunca esta parada, e nunca tive problemas de ventoinhas morrer, mas la esta depende do tipo de fan .
Tambem como descargo de consciencia prefiro sempre ter ar a passar pelo heatsink pk uma grafica nao e so o GPU ha mts outros componentes.

Dou te um exemplo pratico estavas a jogar a 65C LOAD, acabaste assim que o LOAD baixou foste para 40C no GPU que a temp que serve de guia para o fan speed, mas ha components que nao arrefecem ha msm velocidade e requerem mais tempo para arrefecer, e que se a fan se desligou passados 2 segundos de perder o LOAD do GPU nao arrefeceram e permancem quentes pk a grafica/PC continuam ligados. Espero ter passado a ideia certa, o GPU esta ligado a um dissipador massivo alguns components nao...

EDIT > As fans duram tipo 100.000 h , nao me parece o fator limitador e alem disso sao faceis/baratas de substituir ao fim deste periodo lol...
Cumps
 
Última edição:
Sim, @DiogoAntunes e isso também já foi referido mais atrás se não estou em erro e faz sentido sim o que disseste em relação ás ventoinhas.
Mas eu sem definir nenhuma Fan Curve aconteceu isto a baixo na citação (com o software da Zotac em automático)
Que passo a citar:

Mas no entanto continua a ser estranho porque se maior parte do tempo ela está no maximo a 41/43º (com o undervolt) porque motivo de repente passa para os 61º sem mais sem menos? E depois passados 3 a 4 minutos volta para os 43º e por lá fica.
 
Mas ainda a tens @_SkyWaLKeR_ ? Já mudaste alguma vez as Thermalpads?
sim, ainda tenho.
Mudei os thermalpads pouco depois de a comprar. Atingia 90C na RAM a +650MHz a minerar eth com os pads de origem...cerca de 75C a jogar... depois de mudar passou a fazer +1000MHz a cerca de 85C... mas se for só para gaming nem vale a chatisse de mudar os pads.

na altura ate pus umas fotos de quando mudei os Pads no diario de bordo da ampere aqui no forum... se quiseres dar uma vista de olhos podes ver aqui
 
Olá @_SkyWaLKeR_ já estive a dar uma vista de olhos e realmente os teus thermalpads estavam fantásticos, eu só estava na ideia de mudar os thermalpads porque vi algum pessoal a dizer que realmente não prestam que se desfazem muito e libertam algum óleo (algo assim do género).
Eu problemas com temperaturas por acaso não tenho, era só mesmo pelo motivo a cima que queria ver, por exemplo ontem a fazer stream e a jogar Valorant a gráfica atingiu um máximo de 46º se não estiver em stream então os valores são ainda mais baixos.
Já a jogar Resident Evil com tudo no máximo e o Ray Tracing ligado o máximo que atinge é 51 a 53º (em stream também).
Deixo ai um dos videos pela qual eu queria mudar os thermalpads (mas há mais vídeos)

 
Back
Topo