1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Querida, não sei que mac comprar !

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por kidloco, 4 de Julho de 2007. (Respostas: 565; Visualizações: 63476)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. kidloco

kidloco Power Member

Acredito que esta seja a dúvida mais batida nos switchers (aka novos utilizadores mac).

Bem, alegrem-se aqueles que pensam que é uma tarefa complicada, porque não é. A Apple não gosta de complicar (90% das vezes) como tal, a escolha de um mac faz-se respondendo a 2 ou 3 perguntas. Isto é possível, porque não há assim tantos macs por onde possam escolher, e sobretudo, porque estes estão bem separados em gamas/categorias.

Preciso de um computador portátil (entenda-se por portátil: computador+ecrã) ?

Se a resposta é sim, então só podem ir para o MacBook ou para o MacBook Pro ou MacBook Air .
    Se a resposta é não, então só podem ir para o Mac Mini, para o iMac, ou para o Mac Pro.

Se quiser um portátil, qual devo comprar ?

Depende do que se quer fazer com o mesmo. A Apple divide os portáteis em 3 gamas distintas. O MacBook e o MacBook Pro e o MAcbook Air. O MacBook é o modelo mais acessível.

Em jeito de resumo:
    • Pouco dinheiro > MacBook
    • Mobilidade extrema > MacBook Air
    • Jogar em condições > MacBook Pro
    • Editar uns textos, navegar na net, tratar umas imagens, etc > MacBook/Macbook Air
    • Mexer (a sério) com as Pro Apps (Photoshop, FinalCut, Motion, etc) > MacBook Pro
    • Web Design, Programação e afins > MacBook ou MacBook Pro

Não quero um portátil. Que mac escolho ?

Again, é fácil. Se for para trabalho (a sério) podem ir para o iMac ou para o MacPro (o MacPro é o mais aconselhado!). Se for para lazer ou para trabalho mais leve, ou vão para o Mac Mini ou para o iMac.

Em jeito de resumo:
    • Se têm um monitor que querem manter > Mac Mini
    • Se têm pouco dinheiro > Mac Mini / iMac (o mais barato)
    • Se querem uma máquina para lazer > Mac Mini / iMac
    • Se querem uma máquina para trabalho (até um certo nível) > iMac
    • Se querem uma máquina para trabalho "pesado" > Mac Pro
    • Se querem jogar uns jogos como deve de ser > iMac / Mac Pro
    • Se querem um mac expansível > Mac Pro
    Finito. Foi complicado escolher um mac ? duvido :)

Última edição pelo moderador: 29 de Outubro de 2008
  2. zoidberg

zoidberg Folding Member

3. caraguatatuba

caraguatatuba Power Member

kidloco, mais suscinto, impossível, até a minha pessoa conseguiste tirar dúvidas que tinha, no caso de comprar um mac (ainda não comprei por falta do "tempo", utilizo meu pc com + de 5 anos, que ou mal ou bem, para meu trabalho dá e sobra, o que por um lado é mal, pois a esposa impede de ter uma nova máquina...)
    :kfold:

4. MaDi

MaDi Banido

Só tenho um reparo a fazer nos preços que puseste. Ok, puseste os preços da Apple, mas há mais barato.

5. lidador

lidador Power Member

Sim, está óptimo. No entanto, há dias alguém disse neste fórum que o Mac Mini é o Mac dos pobres... ok, eu não disse nada, porque como se dizia no meu tempo: "ser pobre não é vício nem é motivo de vergonha". Agora dizerem que o Mac Mini é um computador de lazer, não adequado para quem trabalha a sério, é que... vá lá que isto funciona com nome de utilizador anónimo se não lá estavam a meter-se com a minha reputação de trabalhador.

6. MaDi

MaDi Banido

.....

Última edição: 4 de Julho de 2007
  7. Arnie_Marta

Arnie_Marta I quit My Job for Folding

Lixado é uma pessoa querer um macbook com uma gráfica boa e não ter.

8. 6r4ff3r

6r4ff3r [email protected] Member

kidloco, "bom trrabalho" :D

No caso do Macbook, considero-o também como ferramenta de trabalho (não-pesado em hardware), dado que a minha área não precisa de recursos exigentes em hardware e tenho colegas possuidores de MacBook's, assim como Powerbooks e um ou outro iBook pelo meio.

Por momentos, olho para a torre que tenho aqui ao lado e penso:

"Isto se fosse um mac mini teria mais espaço"

Depois olho para o meu CRT de 17" e respectivas colunas e penso outra vez:

"Isto sem a torre, sem colunas e só com um monitor mais fino e com tudo integrado, seria a cereja no bolo."

Depois...acordo com os pés assentes na Terra. :-D

Como não tempo t€mpo para isso e também tenho gente em casa habituada apenas "à concorrência populista" (embora pus o meu pai a mexer uma ou outra vez no ambiente gráfico do linux em KDE), não considero por agora a compra de um mac.

9. Meje

Meje Power Member

Pois, de facto a designação "lazer" é um pouco limitante. O Mac mini e o Macbook são a gama baixa da apple, mas também a única com preços competitivos em termos de mercado (não quero entrar em conversas sobre tudo o que um Mac trás a mais, só estou a falar de dimensão de carteiras) e concordo que se diga que são direccionados para o lazer, mas na maioria dos casos podem também ser excelentes ferramentas de trabalho. A maioria das pessoas que compram um computador para trabalhar não vão fazer tratamento de vídeo profissional, etc. Acho que se deveria fazer essa distinção, entre trabalho de alto desempenho e trabalho comum.

A única limitação do MacBook é a gráfica e os trabalhos que precisam de gráfica não são assim tantos (acho eu).

Basta ver que um gamer compra um MacBook Pro e uma pessoa que só queira um portátil para trabalhar muitas vezes acaba por ir para o MacBook... Lazer para muitos significa jogos (e filmes e internet e música).

Acho que se deveria referir também que o MacBook tem 13'', que é claramente uma grande vantagem para muitas pessoas. Quem não conhecer e ler o post parece que o MacBook é o MacBook Pro, noutra cor e com menos specs.

Dei uma de MacBook fanboy:x2:

EDIT: Não deixa de ser um excelente post, muito útil para evitar a invasão dos aspirantes a switchers e/ou curiosos!

10. kidloco

kidloco Power Member

Lazer é também fazer uns filmes da família, e editar umas fotos. Isso como é óbvio o Mac Mini e o MacBook conseguem fazer. Coisas mais a sério já é mais complicado.

Claro que conseguem sempre trabalhar com qualquer um dos macs... mas não posso ser assim tão "vago". Claro que se for para trabalho que não precise de gráfica (programação por exemplo), a gamas "baixas" da Apple chegam. Vou rectificar o tipo de trabalho... assim não têm mais dúvidas.

11. blastarr

blastarr Power Member

Jogar também não é lazer ? :004:

12. kidloco

kidloco Power Member

Apartir do momento em que eu tenho o parâmetro "jogar", não. :)

13. MaDi

MaDi Banido

O que eu noto de negativo no mac mini é quando tento fazer edição de video no Imovie. Conseguir ate consigo mas aquilo esgasga-se a toda a hora...

14. zx-9r

zx-9r Power Member

Bom post. Mas uma questão de quem não utiliza mac... a opção "Se querem jogar uns jogos como deve de ser > iMac / Mac Pro" é viável? já existe catálogo de jogos bons para mac?

15. kidloco

kidloco Power Member

Ainda não existe muito... vai mudar no entanto. Mas podes sempre instalar o Windows pelo Bootcamp e jogares como jogarias num pc "normal".

16. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Estarei muito errado se disser que quem quiser jogar tem de ter um PC?

17. blastarr

blastarr Power Member

Editar para "jogar em condições" depois de eu apontar a discrepância é batota. :P
    E mesmo assim, comprar um portátil ou um iMac para jogar em bootcamp por aquele preço é ridículo.
    PC's com aquele nível de performance em jogos são muito mais baratos.

18. kidloco

kidloco Power Member

Só alterei coisas no mac mini/macbook... estás equivocado.

Quanto a jogar por Bootcamp, não é ridículo... é simplesmente uma opção. O que interessa aqui não é se há pcs com o mesmo nível de performance mas muito mais baratos, mas sim se há macs muito mais baratos com o mesmo nível de performance.

Há jogos para mac. Embora não sejam muitos (comparados com o pc) num futuro próximo essa mesma biblioteca irá aumentar, muito por causa da EA e da ID que vão passar a desenvolver para mac. Todos os outros jogos que não existam para mac, podes correr através do Bootcamp.

Mas se queres uma máquina apenas e só para jogar, qualquer pc é melhor compra.

19. Benfas

Benfas Power Member

Bom post!

Por vezes as pessoas compram e gastam carradas de Euros em equipamentos que pura simplesmente nao precisam nem nunca vao usar as capacidades da maquina! Acho que esse post ajudara basante na decisao! =)

20. OldMan

OldMan Power Member

Era fixe pegares num pormenor que o Meje referiu e por os tamanhos dos ecras (como tem no iMac) para os macbook [pro].

*clap*clap*

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página