1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quero 1 oc na minhas mems :)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por dj_ilum, 17 de Março de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 1686)

1. dj_ilum

dj_ilum Power Member

Boas pessoal
    queria saber primeiro se alguem ja tenha feito oc em memorias de DDR400Mhz kingston de 1gb
    e se alguem ja tenha feito que posta ai as suas configuraçoes se faz favor
    ja tentei pesquisar no google configuraçoes para as minhas memorias, mas so vejo links que perguntam qual e o maximo que conseguem puxar por elas(dizem as velocidades que conseguiram mas nao as configuraçoes :S)
    Aguardo respostas...
    Cumps

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Começa por ver quais são os chips das memórias e por colocar aqui screenshots do separador SPD para cada memória.

3. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Provavelmente ves dezenas de pedidos como o teu, porque as pessoas não pesquisam em condições.
    Fazer OC ás memorias, é exactamente igual em todas elas, apenas muda o limite de cada dimm.
    Tal como já disseram em cima, coloca aqui o separados SPD e MEMORIAS do cpuz para que te possam ajudar mais rapidamente ;)

4. dj_ilum

dj_ilum Power Member

Windwalker logo mais a tarde quando chegar a casa digo-te os chips da mems
    em relaçao dos SPD, referes os screenshots dos SPD da bios ou queres e os printscreens dos SPD na cpu-z?
    desculpa se eu percebi mal

5. Extract

Extract Power Member

6. dj_ilum

dj_ilum Power Member

olha que sorte minha, tinha ja uma print na minha conta da imageshack xD

Última edição pelo moderador: 20 de Março de 2009
  7. dj_ilum

dj_ilum Power Member

pessoal ja postei a print
    ja podem dizer qualquer coisa lol

8. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Aguenta lá os cavalos, que isto não é um helpdesk, é um forum. Quando a "malta" estiver online, responde.

- Queres fazer OC ás memorias apenas ou ao CPU tambem ?
    - Já tentaste fazer algum OC ?
    - Já tentaste apertar os timings ?
    - A board tem opção de subir o racio das memorias ( não conheço essa board )
    - Se for para subir o cpu tambem, experimenta primeiro descer a voltagem do cpu para a minima em que funcione. Fica mais fresco e permite subir um pouco a velocidade dele

9. dj_ilum

dj_ilum Power Member

Cavalos? Nao tenho cavalos, na sou rico pra isso xD
    nao tou com pressa de responderem, e que criei este topico e ja depois uns minutos voces os grandes masters ja responderam.

Em primeiro de tudo quero fazer oc nas mems, e depois veremos no cpu porque tenho dar uma olhadela melhor na bios pa ver se consigo/dá fazer oc no cpu.

Se tas a perguntar se ja fiz algum oc numa peça qualquer, a resposta e sim.
    Tenho a minha grafica oc e quero aprender e fazer nas minhas mems e cpu.

Já tentei algumas vezes, só que o pc nao arrancava e fiz um reset a bios e nunca mais toquei nos timmings devido ao meu noobismo :S

Tem.

Nao vejo as opçoes para alterar em relaçao ao cpu, vou dar uma olhada melhor e se nao tiver, vou dar um update a bios para ver se aparece mais opçoes.

10. dj_ilum

dj_ilum Power Member

entao o que devo fazer?
    cumps

11. rav3n

rav3n Power Member

kingston ddr1 ainda e provavelmente value ram normalmente nao prestam para OC. e se reparares até tens uns timings ligeiramente mais apertados (CL3 @ CL2.5)

mas se mesmo assim estiveres interessado em puxar por isso, a lenga lenga é sempre a mesma: jogar com divisores/fsb(para aumentar a frequencia) e relaxar timings e/ou subir tensão(vdimm)
    nao recomendo que lhes dês mais que 2.9v, e mesmo assim provavelmente deixam de escalar com uma tensão inferior

depois há dicas que tb podem ajudar, como subir um pouco a tensão do NB, ou outro parâmetro mais especifico

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Um link para o manual da mboard teria ajudado quem quer ajudar a ter acesso mais rápido e facilitado à descrição das opções da BIOS.

Indo à página 40 do manual, tem-se a opção "Memory Frequency For".

Originalmente tanto as memórias como o FSB estão a 200MHz reais, o que significa existência de uma relação 1:1 (divisor FSB:RAM).

O primeiro passo é maximizar o FSB sem que as memórias influenciem a estabilidade. Para isso, deves seleccionar uma opção menor que [2.0], ou seja, [1.33] ou [1.6].

Com 1.6, a frequência das memórias (ainda sem overclock no CPU) é 1.6/2*200=160MHz (DDR-320).

Com este divisor, as memórias só atingem DDR-400 com 200*2/1.6=250MHz de FSB.

Depois, como tens aí memórias diferentes, para garantir estabilidade, coloca os timings a 3-4-4-8, se possível. Nalgumas Gigabytes a combinação Ctrl+F1, salvo erro, mostra opções escondidas. Não vi opções de alteração do Vcore na BIOS no manual.

Sobe o FSB de 10 em 10MHz e testa com uns 10 loops de IntelBurnTest em Maximum Stress. Quando ficar instável, desce 10MHz, e passa a subir de 5 em 5. Instabilidade, desce 5 e sobe de menos de 5 em menos de 5, etc.

Tendo o FSB máximo, garante-se agora que com a opção [2.0] (divisor 1:1) as memórias podem, no máximo, sofrer overclock até o FSB ser o FSB máximo determinado. Se se conseguir estabilidade a 1:1 com o FSB máximo aplicado, será o FSB a limitar. Se se revelar instabilidade antes do FSB máximo, as memórias serão o factor limitante a 1:1.

Última edição: 21 de Março de 2009
  13. dj_ilum

dj_ilum Power Member

Boas
    windwalker ja meti FSB a [1.6] e o divisor ta a 5:4
    agora as mems andam a 160mhz tal como mostra no cpu-z
    mas os timmings e' que nao estou a perceber muito bem, eu ca meti foi assim(da maneira que mostra no cpu-z):

[CL] - 2.5
    [RCD] - 3
    [RP] - 3
    [RAS] - 8

e ja agora, podes explicar me as tuas palavras como funciona os timmings? e que ja li umas datas de sites sobre os timmings mas eu ca nao percebo :confused:

Última edição: 21 de Março de 2009
  14. WindWalker

WindWalker Power Member

Atenção que não é o FSB. É o divisor FSB:RAM

Mas em que menu da BIOS consegues alterar os timings? Foi com o truque do Ctrl+F1 que apareceram essas opções ou já estavam à vista?

Timings são basicamente tempos de espera.

Por exemplo, um módulo de DDR-400 tem um ciclo de relógio de 1/200MHz = 5ns.

Mas as operações que envolvem as memórias não são instantâneas. Por exemplo, existe um tempo entre o instante de chegada da instrução de leitura de dados da memória e o instante em que esses dados são efectivamente disponibilizados. Esse tempo está relacionado com os timings.

Ora, as memórias que tens são 2.5-4-4-8 e 3-3-3-8. Ora, se uma precisa, a 200MHz, de 2.5 ciclos de espera (2.5*5ns=12.5ns), a segunda já precisa de 3 (15ns). Logo, há que maximizar esse valor para que as duas em conjunto possam funcionar bem. Senão, podia acontecer (se as duas estivessem a 2.5-x-x-x) que uma conseguisse 'estar pronta' findos esses 2.5 ciclos mas a outra não, porque já teriam passados os 12.5ns necessários à primeira, mas não os 15ns para a segunda... consequência: erros/instabilidade.

Depois existe a outra questão de esses timings serem 'valores por segurança'. Provavelmente até consegues as duas a funcionar a 2.5-3-3-8 a 200MHz. Mas como se quer que as memórias não limitem o overclock, usa-se o máximo denominador comum e escolhe-se 3-4-4-8. Mais tarde os timings poderão ser apertados (o que em Intel nem faz muita diferença, é mais em AMD).

15. steelballzz

steelballzz Folding Member

começaste pelo pior para aprender OC

as memórias serão sempre o mais difícil de afinar num sistema

16. dj_ilum

dj_ilum Power Member

podes crer steellbaz...mas ha-de compensar futuramente :)
    windwalker...sim, foi com o comando do ctrl+f1 que apareceu com as opçoes que estavam escondidas para alterar os timmings das memorias. apenas nao encontro e a opçao para alterar a vcore o que deixa-me triste.
    vou ditar aqui as configuraçoes que deixei
    o divisor da FSB:RAM tá a 1:1
    elas estao a andar a 200Mhz que meti a 2.0
    e os timmings tao assim:
    [CL] - 2.5
    [RCD] - 4
    [RP] - 4
    [RAS] - 8

e tem uma cena que e o refresh mode qualquer coisa que meti a 16 ou 17 qualquer assim

17. WindWalker

WindWalker Power Member

Tira fotos dos menus da BIOS onde a combinação Ctrl+F1 desbloquear novas opções ;)

18. dj_ilum

dj_ilum Power Member

aqui esta as fotos do menu da bios depois carregado Crtl+F1

e daqui uns minutos ja posto os timmings e no frequency control
    cumps

p.s: desculpem pela a qualidade das fotos, foram tirados pelo telemovel e a minha camara estava no trabalho :S

Ficheiros Anexados:

Última edição pelo moderador: 27 de Março de 2009
  19. dj_ilum

dj_ilum Power Member

aqui estao o resto das fotos

se for preciso mais alguma coisa, digam plz ;)
    cumps

Ficheiros Anexados:

Última edição pelo moderador: 27 de Março de 2009
  20. dj_ilum

dj_ilum Power Member

ja agora uma pergunta, ja ouvi dizer nos P4 3.2 de prescott nao dao pa fazer oc porque tao bloqueados ou assim.
    E se eu trocasse o meu cpu por um P4 de 3.0 acham que da' para fazer oc? ou se calhar pode ser da minha mboard mesmo que realmente nao faz oc!? :(

Partilhar esta Página