1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Quero comprar portatil para usar Ubuntu!

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por jaapaurelio, 27 de Setembro de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 1029)

1. jaapaurelio

jaapaurelio Power Member

Queria que me ajudassem a escolher um portatil que seja 100% compativel com ubuntu 7.04
    Eu nao queria gastar muito dinheiro tenho ate 600 euros, se fosse possivel ate comprava usado.
    Quero é saber quais sao compativeis.
    Tive a ver este que está a venda "toshiba satellite a100 - 158" mas vi que tinha grafica ati e pelo que vi linux nao se dá muito bem com ati, tou certo?
    Eu tou agora a começar a usar linux, so quero o portatil para explorar melhor este sistema, fazer umas pesquisas e programar umas coisinhas, por isso n presisa ser muito potente mas tb nao quero nada que seja so rasca!
    O portatil é para andar sempre comigo, para ond eu for ele vai, por isso melhor nao ser muito grande e pesado, quero um pequeno e leve. o ideal seria entre 13" a 15.4"!
    Quero um portatil com Wireless!
    Falta mencionar mais alguma coisa para que me possam ajudar!?

Agradeço antecipadamnete
    Abraço!

Última edição: 27 de Setembro de 2007
  2. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Tens de peneirar muito bem para procurar hardware suportado. As placas gráficas, ao contrário do que se diz, são as que dão menos problemas em termos de suporte. Mesmo que não sejam suportadas elas funcionam na mesma, se bem que sem aceleração e essas mariquices.

A tua maior preocupação é a placa de rede sem fios. Se não me engano neste momento só existem duas opções: intel e baseadas no chipset da Atheros. Entre as duas escolhe intel (drivers totalmente software livre). Qualquer outra opção vai trazer-te inúmeras dores de cabeça.

Por fim tens o problema do ACPI. O Ubuntu sofre de sérios problemas de suporte do ACPI. Para piorar, segundo consta os problemas são mesmo exclusivos do ubuntu. O resultado disso é que corres o risco de teres o teu computador a sobreaquecer sempre que quiseres fazer algo puxado.

Para mais alguma dúvida com certeza tens mais sorte a perguntar num newsgroups sobre linux. Tens o comp.os.linux.misc e o pt.comp.os.linux.

3. jaapaurelio

jaapaurelio Power Member

entao quer dizer que se calhar é melhor ousar outra distrito sem ser ubuntu? mas qual?! é que tou agora a inicializar o linux, será que fedora é melhor para usar no portatil!
    relembro que so quero o portatil para explorar linux, quero que rode tudo bom!se é melhor nao utilizar ubuntu eu mudo, pois so disse ubuntu porque é o k tou a uzar no meu desktop e pelo que ouvi falar é dos mais "Simples"
    para inicializantes!
    obrigado!

4. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Eu só posso falar da experiência que tive. O problema de ACPI do Ubuntu já existe desde 2004 e foi o que me forçou a comprar um computador de secretária. No entanto não afecta toda a gente e certas pessoas, mesmo tendo o hardware que dá problemas com o Ubuntu, não sentem as consequências pois não puxam muito por o portátil. É uma questão de experimentares. Se tiveres problemas com o Ubuntu então passa para suse, fedora ou mandriva. Acho que não sofrem desse problema.

Outro detalhe é que o Ubuntu 7.10 vai sair daqui a uns dias. Se calhar já resolve isso.
    Podes apostar noutra via. A Dell vende portáteis que já vem com o Ubuntu de origem. Não acredito que os tipos enviem o hardware sem suportá-lo em linux. Para além disso tens a vantagem de não pagar por nenhum XP ou Vista, que resulta numa redução de custo de praí 50 euros. A desvantagem é que não sei se isso chegou à Dell Portugal...

Partilhar esta Página