Quero comprar slr (sim, tambem tenho duvidas)

bluei16_

Banido
Boas gente. Antes de mais, só tenho 19 anos, não tenho pais ricos e não vou ao BES. Mas sim, fiz anos, tenho um pe de meia e quero comprar uma slr, porque fotografia corre em mim

Já li muito, já olhei para muitos preços, e estou a pensar em comprar máquina usada ou nova mandada vir do ebay (se alguem quiser opinar em relaçao a mandar vir coisas novas do ebay agradecia porque nao sei ate que ponto posso ficar sem dinheiro e sem maquina)

Bom, como devem imaginar sou um amador e não tenho grande experiencia fotografica, embora goste muito de brincar com a maquina que tenho aqui (compacta, sony w7), mas sinto-me já muito limitado com ela, quero fazer coisas que não me deixa, seja focar o que quero, fotografar de noite ou simplesmente abrir decentemente a lente com zoom máximo

Procuro então uma máquina barata (lá está, se for nova mas mais barata que nas lojas, melhor), que me possa durar vários anos e que possa utilizar várias lentes, que também serão compradas ao longo desses anos, mas que sejam também elas baratas.

Gosto de fazer muitos tipos de fotografia, macros, noite, desporto, passando por situações em que preciso dos belos zooms (e costumam ser muitas) que não tenho na minha w7, e depois tenho que andar a fazer crops que resultam em ve- se o ruido (assim nao posso ter wallpapers grandes no meu 22")

Não sei em que mais posso contribuir para que me possam ajudar a decidir qual será a melhor escolha para mim. Resta só dizer que estou a pensar fazer uns posters para por no quarto e um quadro bastante grande para por à cabeceira da minha cama. Era bom poder usar a minha maquina nestas coisas (não sei se uma de 10/12mp resolve a coisa, com um sensor jeitoso. O problema e que nao sei o que e um sensor jeitoso xD, mas sei que uma 10mp pode fazer melhor trabalho que uma de 12 se tiver melhor sensor). PS: para mim quadro grande é coisa para 1.20x0.8m

Obrigado e cumps
 
Tendo em conta tudo o que pedes diria... Canon 400D, ou Nikon D60...

A Canon tem a vantagem de as lentes serem ligeiramente mais baratas do que as lentes equivalentes da Nikon.. A Nikon é um pouco mais cara, mas normalmente na mesma gama tem material ligeiramente melhor (há-de haver quem discorde, mas é a minha opinião)..

Quanto às duas câmaras em questão ambas têm 10Mp, e são câmaras de entrada nas SLR's.. Mas que com jeito e com algumas lentes que vás comprando ao longo do tempo permitem fazer tudo o que as "irmãs" maiores permitem.

A D60 tem a vantagem de trazer uma lente de kit muito boa e já com estabilização optica da imagem.. A 400D por seu lado, traz provavelmente umas das piores lentes do mercado actual.. Pelo que se é verdade que com lentes iguais a qualidade de imagem andará ela por ela, também é verdade que á saida da caixa a D60 tira fotos muito melhores..


Já agora, se o orçamento der para esticar mais um bocadinho até à D80, de preferencia com a lente 18-70, ai sim, ficarias servido com uma camara com a mesma qualidade de imagem, mas com um corpo muito mais robusto e ergonomico do que qualquer uma das outras duas, e com um sistema de focagem muito mais sofisticado e rápido e um viewfinder muito maior e mais agradavel..

Se a opção for uma usada, uma opção que muitos users por aqui têm seguido (incluindo eu) e até agora todos ficaram satisfeitos é escolher a Nikon D70 (ou D70s de preferencia). Por 300 a 350€, levas um corpo com a ergonomia da D80 e um metering quase tão bom como o da D200.. O problema no teu caso é que tem 6Mpixels, o que para posters pode já ser um pouco curto..



Quanto a comprar no ebay, quase todo o meu material foi lá comprado e até agora nunca me enganaram em um centimo que fosse.. Mas há muitos burlões por ai, não te precipites, estuda bem os vendedores, procura neste site: http://toolhaus.org o feedback menos bom que eles já tiveram.. Ve como resolveram os casos que correram mal, etc.. etc...

Se comprares com cuidado dá para poupar muito dinheiro.
 
podias começar por dizer o orçamento ;)

aqui vou apontar já agora o problema dos mps vs tamanho.

este fim semana fiz um print de 1mt por 80cm duma foto cropada da minha antiga d70s que tem os seus 6.1mps. Isto para dizer que se 6mps dão ;)

Se o orçamento der uma d80 com uma 18-70 para começar seria excelente ou a d70s e porque? porque a 18-70 oferece maior manobra de zoom face às tipicas 18-55 com ou sem estabilização. Se procurares no ebay encontrar por 160€ essa lente e podes adicionar na compra a sigma 70-300 com macro que dá logo tele com 1 macro engraçada e ficas com 3 opções já preenchidas :)
 
Tendo em conta tudo o que pedes diria... Canon 400D, ou Nikon D60...

A D60 tem a vantagem de trazer uma lente de kit muito boa e já com estabilização optica da imagem.. A 400D por seu lado, traz provavelmente umas das piores lentes do mercado actual.. Pelo que se é verdade que com lentes iguais a qualidade de imagem andará ela por ela, também é verdade que á saida da caixa a D60 tira fotos muito melhores..

Se a opção for uma usada, uma opção que muitos users por aqui têm seguido (incluindo eu) e até agora todos ficaram satisfeitos é escolher a Nikon D70 (ou D70s de preferencia). Por 300 a 350€, levas um corpo com a ergonomia da D80 e um metering quase tão bom como o da D200.. O problema no teu caso é que tem 6Mpixels, o que para posters pode já ser um pouco curto..

E se for 450d vs d60? A 450 ja tras lente com estabilizador, acho que so deve perder pelo preço, nao?. Já agora, qual a grande diferença entre d70 e d80?

podias começar por dizer o orçamento ;)

aqui vou apontar já agora o problema dos mps vs tamanho.

este fim semana fiz um print de 1mt por 80cm duma foto cropada da minha antiga d70s que tem os seus 6.1mps. Isto para dizer que se 6mps dão ;)

Se o orçamento der uma d80 com uma 18-70 para começar seria excelente ou a d70s e porque? porque a 18-70 oferece maior manobra de zoom face às tipicas 18-55 com ou sem estabilização. Se procurares no ebay encontrar por 160€ essa lente e podes adicionar na compra a sigma 70-300 com macro que dá logo tele com 1 macro engraçada e ficas com 3 opções já preenchidas :)

Loool. Não tenho um orçamento bem definido... tipo, tenho uns 600eur aqui parados mas não os queria gastar todos... até porque também vou precisar de um update ao pc e de pagar propinas... Não tenho um orçamento mas por exemplo se me disseres que por 350 compro uma maquina boa mas que por 420 compro uma bem melhor, se compensar a longo prazo, prefiro sempre dispender mais um bocado entendes?

Em relação aos 6mp para o poster... realmente deve ser por ser slr que a minha com 7.2mp iso 100 em condições de muito sol com a lente mais ou menos aberta e obturador rapido tem ruido se vista a 100% LOL

Esta opção que falaste da d80 parece muito porreira já com o conjuntinho multifunções :D. Só uma dúvida, ter uma lente como essa, 18-70, não fica foleira em termos de focagem? Li qualquer coisa sobre isso... se calhar não fica bem se estiver em wide ou assim

Obrigado a ambos por terem repsondido :)


Ah... como nota... acho que me dava jeito aquela cena do live preview... estou habituado da minha, e li muito sobre por exemplo o viewfinder nao dar a imagem exactamente como a vemos. Para alem de nao poder ver os "efeitos" que aplico com a maquina, nao e?
 
lol

live preview sucks..
quers ir para slr vive como se usasses uma slr senão mais vale comprar uma bridge.

na d300 só usei para ver se estava a funcionar.. é das coisas mais medonhas q existe.

Tiras a foto e vês no ecrã como ficou.. é digital podes apagar se for o caso...

A meu ver ou usas a SLR para fotos de familia ou quando tiras 1 foto tiras a pensar na foto final e não em tentar 15 vezes a mesma cadeira do mesmo sitio a ver se alguma fica diferente ;)

a 18-70 deves estar a falar talvez a distorção aos 18mm mas isso todas (18-55) tem também. a vantagem da 18-70 começar por ser 3.5-4.5 comparado com os 3.5-5.6 nas 18-55 e com 70mm de zoom extra.

Ai o michael ainda a uns meses comprou uma d70s e está maravilhado. o pessoal só quer é ver as máquinas com muitas features e greats specs para usarem 10% delas e 50% nunca chegarem a descobrir para q realmente servem mas é bonito dizer que tem isto ou aquilo eheh
 
Lol... pah dava me jeito o live preview e ainda mais o poder sacar o lcd e girar... nao sao poucas as vezes em que me podes apanhar em posiçoes pouco ortodoxas, deitado no chao, ou com a cabeça pra baixo de um muro, ou na ponta da "cabeceira" de um banco, com a maquina no ar...

Tirar fotos sem o visor rotativo já é chato pra mim, agora sem preview, acho que ainda vai ser mais complicado. No viewfinder consegues ver o que exactamente? Sabes o que tas a focar? Sabes quanta luz esta a entrar? Se o lcd esta la, acho que se lhe devia dar uso com estas coisas... eu chamo lhe mesmo evoluçao... o homem inventou a maquina para o ajudar, acho que nao e por usar o viewfinder que a maquina passa a ser mais slr, tal como se usares uma escavadora em vez de uma pa para fazer um buraco, nao deixas de ser melhor agricultor lol
 
Se o teu orçamento é 600 Euros incluindo máquina e propinas reforço a ideia da D70s usada...

Existem ai vários tópicos, incluindo um bem recente que se debruçou na escolha e compra de uma D70 por parte de um outro user. É procurar e ler o que lá foi dito com atenção..




Quanto à tua compacta VS uma DSLR.. Lembra-te que uma Sony W7 tem um sensor 1/1.8" com 38mm² de area, e as novas compactas ainda é pior, porque a maioria agora têm sensores 1/2.5" com uma area de 25mm².. Uma SLR como a Nikon D70 ou a D80, têm sensores com uma area de 370mm².. Ou seja, ao lado do sensor da tua W7 é um monstro, cada pixel é umas 10 vezes maior do que os pixels da tua W7 e como tal, apesar de poder ter o mesmo numero de pixels a qualidade com que esses pixels captam luz é bastante diferente..

Só para teres uma ideia, actualmente ainda são muito usadas a nivel profissional camaras como a Nikon D2H que têm "apenas" 4,1 Megapixels..



Quanto ao viewfinder...

A questão é.. Tendo um dispositivo óptico que te permite ver através da lente exactamente aquilo que vais fotografar em qualquer tipo de condições de iluminação, qual é o interesse de ver as imagens de fraca qualidade num LCD que nem sequer se consegue perceber nada quando está sol?

Além disso, máquinas com live-preview e LCD basculante são muito poucas, e o uso do livepreview retira-te algumas das caratcterisficas que diferenciam as SLR's, que é a focagem rápida e a ausencia de lag no shutter..
 
Última edição:
Só para teres uma ideia, actualmente ainda são muito usadas a nivel profissional camaras como a Nikon D2H que têm "apenas" 4,1 Megapixels..

Espectaculo :D

Não sabia que a diferença de area era assim tao abismal.

Bom, tava a ver aqui no ebay, 370eur uma d80 com a 18-70, nova. E recente o leilao. Os outros ja começam a ir em altos voos... tambem ja vi d70 muito baratinha pelo ebay... sao capazes de depois subir abismalmente. Mas quais sao as grandes diferenças entre d70 e d80?

EDIT: Com o viewfincder vejo exactamente o que fotografo? Ja agora, ve se a cores?
 
Mas quais sao as grandes diferenças entre d70 e d80?

EDIT: Ainda nao disseram se no viewfinder condigo saber o que tou a focar e quanta luz estou a apanhar lol

A D80 é uma evolução da D70, pelo que muito ou pouco é melhor em quase tudo, grosso modo e naquilo que é importante as diferenças são:

- Tem 10 megapixels, contra 6 da D70.
- Tem um viewfinder melhor e maior.
- Tem 9 pontos de focagem, enquanto a D70 tem 5.
- A D80 em ISO alto tem melhor qualidade de imagem.
MAS...
- O sistema de metering da D80 é pior do que o da D70.
- A D70 atinge velocidades de shutter e de sincronização com o flash mais elevadas do que a D80.


Quanto as outras questões, obviamente que tens uma noção bastante efectiva do que estása focar, ao contrario das compactas, onde tudo está focado e nada está muito nitido.. Quanto à exposição da cena, não tens uma noção visual como acontece no live preview, as SLR's funcionam de uma maneira diferente o que tu ves pelo viewfinder é o que ves sem o viewfinder, porque simplesmente estás a espreitar pela lente, não fica mais claro nem mais escuro.. Mas tens o indicador do metering no viewfinder que te dá toda a info que precisas.. Com o tempo habituas-te e já não queres outra coisa..
 
Estou a gostar da D80. Quanto me ficaria uma com uma 18-70, uma 70-300, cartao e bolsa? Alguem tem uma ideia? De momento nao encontro assim nada no ebay (andei a ver buyouts)

Mais a frente um tripe tambem vai dar jeito
 
a d80 usada no ebay deves conseguir com a lente pelos 600€ sem dúvida agora o que aconselho vivamente é experimentares uma reflex pois estou a ver que além de olhar para uma nunca sentiste ou sabes o que é uma slr.
 
Lol não conheço ninguem que tenha uma para experimentar :D

Edit: só uma coisa como funciona o raw? Passo para o pc e depois converto aquilo para jpeg? Ou se converter vai ficar com uma qualidade tao foleira como se tirasse a foto logo em jpeg?
 
a meu ver raw só compensa se fores tirar fotos e quiseres editar mais tarde pois se sairem como desejas mais vale jpg.

e aconselho vivamente a testares uma slr antes... q ao q parece não fazes puto do que seja uma slr ;)
 
a meu ver raw só compensa se fores tirar fotos e quiseres editar mais tarde pois se sairem como desejas mais vale jpg.

e aconselho vivamente a testares uma slr antes... q ao q parece não fazes puto do que seja uma slr ;)

Faço ideia, mas nao sei exactamente o que e. Anyway, costumo sempre brincar um bocado com as imagens depois de sairem da maquina.

Pah vou ter de comprar sem usar uma porque nao conheço quem tenha
 
és do porto mesmo? tens 19 anos e és vacinado?

pega num comboio, 2€, e vens a aveiro q meto-te na mão uma d50 e uma d300 se quiseres.
 
E queres gastar 600€ numa coisa que não sabes exactamente o que é? Porque é que não compras uma bridge ou uma compacta como deve ser para evoluires um bocado?

É que se queres mais alcance não é a D80 com a 17-70 que te vai dar isso. Não sei se já te explicaram, mas alcance não é zoom. Zoom é o factor de multiplicação entre a focal mais curta e a focal mais longa da lente. O alcance obtém-se com focais longas e a lente até pode não ter zoom... Por exemplo a Nikon 300mm F2.8 tem muito alcance, mas tem 0 zoom.

Depois a outra coisa, é que se não sabes o que é uma SLR, se não fazes a mínima ideia de como usar uma, prepara-te para te sentires como se tivesses gasto os 600€ mais mal gastos da tua vida. Para quem não as sabe usar, e até se habituarem, as SLR são uma autêntica dor de cabeça. Vê o tópico que está aí com as dúvidas de um user que estava convencido de que a máquina devia ter algum problema.
 
eu por acaso comecei com uma bridge. cerca de 1 ano com uma e digo que sem ela teria sido 1 pato enorme com reflex e ttinha desistido logo.

uma bridge dá para aprender a usar viewfinder, modos manuais até exaustão e o viewfinder muitas vezes mostra logo como vai ficar a foto e as novas bridges cada vez são mais avançadas e conseguem ter resultados melhores. 1 coisa é certo com tanta duvida pegava em 400€ comprava uma bridge, que quer queiram quer não é bastante bom, só não tiram boas fotos quem não quer, e o resto do dinheiro metia no pc :)
 
bluei16_, quanto à questão do viewfinder, assim que experimentares e te habituares nunca mais queres saber de lcd-preview. LCD-Preview, epá e desculpem, mas é para amadores ou para quem nunca experimentou o power de um bom viewfinder. No viewfinder controlas tudo muito muito melhor. O LCD-Preview nas SLR serve apenas para quando estás a tirar fotos em posições pouco ortodoxas e não tens possibilidade de espreitar pelo viewfinder. De resto nem chega lá perto.

Quanto à questão dos 6 megapixeis numa D70 ou D70s e fazeres um poster, não te preocupes com isso. Eu faço outdoors com 9 METROS por 3 METROS com fotos que saem da minha D70s, portanto acho que podes estar descansado com o poster.:D

Por ultimo, se optares por SLR e face à tua restrição orçamental, compra uma D70s usada. Com bom vidro a máquina é uma maravilha. Se tu vens de uma compacta, vais achar a D70s um verdadeiro mundo. É uma SLR, é outra liga. Vais ter uma fase de habituação dura até começares a dominar velocidades e aberturas. Mas se estás disposto a perder algum tempo e sofrer alguns dissabores iniciais, go ahead.

No entanto, podes sempre pensar numa boa bridge. Mas a recomendação de modelos deixo aqui para os verdadeiros entendidos do fórum.:D

Cumps,
michael c
 
és do porto mesmo? tens 19 anos e és vacinado?

pega num comboio, 2€, e vens a aveiro q meto-te na mão uma d50 e uma d300 se quiseres.

Ora bem, também sou do Porto, com mais de 19 e vacinado :D
Neste momento estou mais abaixo mas este fim de semana estive em S.Jacinto, e na bela da ria de Aveiro. Já me contentava em experimentar a D50 ;)

Brincadeiras à parte, concordo que a bridge seria uma opção a considerar.
A parte pior é talvez o sensor que as acompanha, que para as tais impressões que procuras, tens que saber fazer uso da máquina, (condições de luz) porque disparares só por teres os Mp no máximo não garante boa foto.
 
Back
Topo