1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

[HDTV] Quero comprar uma nova TV (coloca aqui a tua dúvida)

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Pheux, 11 de Setembro de 2016. (Respostas: 23112; Visualizações: 2039519)

1. Night-Wolf

Night-Wolf Colaborador
    Staff Member

É o chamado blooming.

2. Referes-te a blooming, tanto quanto sei.

Partilho da mesma opinião e relaciono também com o teu post acima.
    O que não falta por aí são reviews e comments sobre esta Sony e sobre a Q70R também a referirem a questão do blooming em FALDs.

Acho que seria bastante útil que a opinião deixada aqui pelos contribuidores fosse mais baseada em experiência própria e não apenas baseada em sites de display specifications e afins.
    Desta forma poderiam, com conhecimento de causa, apontar defeitos e reais virtudes dos aparelhos que têm ou realmente conhecem.

3. Night-Wolf

Night-Wolf Colaborador
    Staff Member

Esse primeiro vídeo está mesmo espetacular!

4. franprodigy

franprodigy Power Member

Qual é a configuração usada no ambilight? Pelo que tenho visto, ou é impressão minha ou parece haver diferenças no desempenho do ambilight das tvs de baixa, média e alta gama, mesmo tendo ambilight igual de 3 lados.

5. bseixas

bseixas Power Member

Em relação a se recomendar uma TV de 2018 não vejo onde está o problema quando continua a ser muito boa mesmo passado este tempo e não perdeu qualidades naquilo que realmente interessa, se formos por aí então também não se recomenda TVs de 2019 que já estamos em 2020... :rolleyes:

Quanto ao resto se cada um só for falar daquilo que em casa ninguém fala de nada neste tópico ou no resto do fórum...Mas entre isso e depois de colocar aqui info andarem sempre a perguntar o mesmo vezes sem conta se calhar mais vale ficar quieto mesmo e a observar.

Mas já que colocaste o assunto em causa e pelos vistos discordas da forma como se tenta ajudar aqui então passo-te a bola e agora ajudas tu aqui com base na tua experiência pessoal e aquilo que realmente tens ou conheces, pode ser ? ;)

É que isto falar é fácil. :neutral:

Última edição: 23 de Maio de 2020
  6. sparrow

sparrow Power Member

O ambilight está no modo padrão para ser o mais normal possível. Costumo usar no modo conforto.

7. xpure

xpure Power Member

Epá pensava que era só no tópico de aquisições de hardware, mas já vi que é no fórum todo lol.

Aqui ninguem manda palpites para o ar.

Quando se diz que uma televisão é melhor, é simplesmente porque no seu quesito básico que é mostrar imagens mais agradáveis e próximas da realidade são melhores.
    Apenas isso.

Com ou sem as tvs em casa, quem sugere, sugere com base em conhecimentos.

A Sony e a Philips são TVs de segmentos diferentes, é como compares um Fiat a um Mercedes.

Lá pelo Mercedes estar ao mesmo preço do Fiat, não quer dizer que são carros iguais.

E já agora para te esclarecer, a questão do blooming na xf9000 e na Q70r tem a ver com a implementação da tecnologia utilizada, tanto a série 9000 como a Q70R, como não são OLED, têm de acender certas zonas de iluminacao, o que provoca por vezes esse efeito blooming.

A Q70r devia manter melhor esse efeito por força da Samsung conter o brilho de modo a manter o blooming ao minimo, tendo assim melhor performance em ambientes menos luminosos, contudo devido ao contraste dinâmico forçado da Samsung, é normal reparar-se mais neste modelo esse efeito, principalmente com o uso de legendas.

Contudo isso não quer dizer que sejam da mesma gama da Philips, são TVs de segmentos superior, que por acaso estão com um preço similar.

Têm os seus defeitos e qualidades é certo, não há TVs perfeitas, mas isso não invalida a qualidade superior delas.

Agora, e como já disse imensas vezes, cada caso é um caso.

São TVs Va.
    A serie 9000 tem Android TV que é um poço de bugs, a Q70R tem um dos UIs mais fluidos e funcionais que já vi na vida.
    A Philips tem ambilight.
    É como tudo, cada caso, um caso.

8. Pheux

Pheux Power Member

Tu não fizeste uma má compra no contexto geral, homem! Vou repetir-me, mas na minha opinião apenas tinhas ficado melhor servido com a Sony face à Samsung porque o algoritmo de local dimming da Sony é superior ao da Samsung e porque é mais barata. Foi por aí que eu disse aquilo, inicialmente.

Eu explico mais detalhadamente: a Samsung utiliza um método tão agressivo que em cenas escuras faz crush dos detalhes e perdes a maioria do conteúdo que deverias estar a ver. Um bom exemplo é uma imagem com estrelas (no espaço ou em céu nocturno), imagina que essa imagem tem centenas de estrelas em fundo preto. A samsung, através do método que utiliza, desliga parte da retroiluminação e perdes mais de 50% dessas estrelas, como o Vincent demonstrou no Gravity. Em relação às legendas, é porque as mesmas são brancas e como o algoritmo de local dimming desliga os leds que iluminam as barras horizontais do topo e do fundo para ficarem pretas, quando as legendas aparecem faz com que os leds liguem, fazendo toda a imagem clarear (flashar) consoante a legenda aparece e desaparece. Isto é super incomodativo e há vários vídeos a relatar o problema, que podes encontrar no YouTube. Infelizmente, a Samsung ainda não resolveu isto, mas uma maneira de melhorares a coisa é diminuindo o brilho da TV. Claro que em HDR terás de saber viver com isto, porque não podes desligar o local dimming. A Sony utiliza um algoritmo diferente, aumentando um pouco o blooming à volta dos objetos/legendas mas reduzindo substancialmente a perda de detalhes e “flashes” que o algoritmo mais agressivo da Samsung provoca.

Exemplo:

Quanto à questão de ser de 2018, é uma não questão quando a versão de 2019 ou 2020 acaba por ser pior num cômputo geral. As televisões são como os carros, não é por estarmos em 2020 que um Ferrari de 2018 deixa de prestar. O valor continua lá todo e a qualidade também, sendo que o mais provável é implementarem novas features e cortarem outras para manter o price tag. A título de exemplo, a minha Philips 803 (2018) atinge os 1000 nits e a 804 (2019) nem lá perto anda, porque a Philips modificou o sistema de arrefecimento para cortar nos custos. Ou seja, a versão de 2018 acaba por ser melhor que a de 2019 em algumas coisas.

Falando exclusivamente da Q80, nunca esteve em causa a qualidade da TV mas sim a qualidade da TV pelo preço que custou face a uma da mesma gama que se encontra 100€ mais barata.

Se a tua preocupação é que a TV não preste, relaxa, porque a TV é ótima e vais ficar extremamente satisfeito!

Grande abraço e desfruta.

9. Boas, tenho os 2 modelos ca em casa. a 58PUS7304 e a 49XF9005. Gosto da imagem da Philips (como era para o sótão não quis gastar muito dinheiro noutra Sony), mas quando volto a seguir a olhar para a imagem da Sony, a escolha e obvia, sem olhar para trás Sony. comprei à 18 dias. se tenho esperado mais um tempo como cheguei a pensar, a Philips saiu de promoção e a Sony baixou de preço e dava de bom grado a diferença de preço.

O Painel da Sony é muito superior. as cores são muito melhores. a única coisa que a Philips tem a mais é que tem Dolby Atmos , Android 9 (mais fluido que o da Sony devido ao processador) e o ambilight que da outro ar à televisão.

Tmbem digo, não estou arrependido, porque qd comprei a Sony estava bastante mais cara que os 800€ e a Philips custou 650€ e não queria dar muito mais que isso. agora em condições semelhantes e por mais 100€ aconselho a Sony.

num post ai atras coloquei umas imagens das 2 televisões e dá para ver a diferença de imagem entre uma e outra.

10. pauloms

pauloms Power Member

Espetacular, Sparrow! Muito obrigado!

Pelos teus olhos, como te pareceram os pretos, com e sem ambilight? Os pretos "sabiam" a cinza em alguma dessas situações?

O painel pelo teste do dedo sempre é IPS, certo?

11. fodosio

Como falam muito bem na Sony 55XF9005 e na 58PUS7304 andei a questionar e a tentar chegar a uma conclusão de qual seria a melhor ou se tinham conhecimentos de outra tv melhor tirando as OLED.

A nível de consumo de energia na Sony 49XF9005 torna se excessivo? O que achas do sistema Android? Não é fluido?

12. mique

mique Banido

Eu, voltando ao tema tv de 2018, há logo uma coisa que me deixa de pé atrás na Sony 9005...o Android não funcionar corretamente. É isso tem a ver com ser antiga. A Sony até fez o update para o Android 8 mas depois acaba por deixar de continuar a atualizar por ser uma tv de 2018. Ora, faz sentido comprar uma smart TV que depois se vem a revelar dumb? Percebem o que quero dizer? Qual é a vossa opinião sobre isto?

A mim custa-me investir numa TV e depois ter de ter uma box ao lado porque a função Smart da TV não funciona bem. Imagino que nos modelos mais recentes isto não se verifique.

Relativamente ao comprar uma tv de 2019 estarmos a comprar uma tv antiga também... Acho isto meia verdade. Para já não saíram ainda os modelos 2020... E depois estamos a falar de modelos muito recentes a um preço bom... 2018 já me parece bem mais ao fundo, como no exemplo que dei do SO. É assim? O que acham?

13. rimsilva

rimsilva Power Member

Spread de ser de 2018 tem características que muitas de 2019 não têm.
    Já li em fóruns internacionais que apesar de ser de 2018 esta TV ainda continuava a ser produzida, será uma questão de alguém que tenha comprado recentemente o possa confirmar.
    O único aspecto negativo que vejo é ser classe B.

14. Dcapitao000

Dcapitao000 Power Member

E será que as actualizações ou futuras actualizações não vão alterar isso? se é um algoritmo é porque é programável, e pode muito bem ser alterado não?
    Eu tive a fazer umas breves pesquisas e li que se mudar-mos o dimming para modo standard que a tv fica muito melhor.
    Quando receber a tv terei de perder um tempo á volta dela, espero que consiga resolver esse problema das legendas :wscared:

15. leocris

leocris Power Member

O meu conselho é não tirares os plásticos e testares essa situação das legendas.
    Do que vi em vídeos, era motivo para devolver a tv,o que mais uso na tv são filmes com legendas e ficar com aquela imagem escura de cada vez que aparecesse uma legenda estava fora de questão.

Testa isso bem com a TV imaculada para caso assim decidas,a poderes devolver dentro dos 14 dias.

16. Não disse em lado nenhum que recomendar TVs de 2018 ou 2019 é um erro.
    O que referi e volto a referir é, se opinarem ou recomendarem uma TV que o façam de uma forma baseada em factos e não apenas em tabelas de características (se tem mais contraste... mais nits...).
    Refiram também os pontos negativos que são tão ou mais importantes. Se não souberem apontar pontos negativos, deixem essa ressalva senão vão estar a dar uma ideia de que são TVs "perfeitas" muitas vezes.

Tanto comparam uma OLED vs QLED e referem os pretos ou blooming como ponto negativo na QLED, como a seguir são capazes de sugerir a mesma QLED quando comparada com um IPS / VA, omitindo os pontos negativos da QLED.

Mais uma vez, refiram os pontos negativos, que ajuda muito.

Quanto a ajudar com a minha experiência, fá-lo-ei se o entender e tiver alguma coisa a acrescentar.

Ninguém questionou anos, nem gamas nem tão pouco o que significa blooming...

Este é um exemplo de pontos negativos que deve ser abordado e considerado antes de se adquiri uma TV.

Embora a maior parte das pessoas até dispense o software da TV porque usa a box da operadora ou porque tem uma box para stream... isto é um ponto negativo e amplamente referido em foruns e reviews.

Como nota final, gabo a paciência dos participantes mais ativos nesta thread, por se repetirem vezes sem fim com o mesmo discurso.

Como sugestão, não sei até que ponto funcionaria um sticky post com as recomendações mais habituais por faixa de preços ou características. Se formos a ver bem, acabam sempre por referir as mesmas 5, 6, ...10 TVs

Última edição pelo moderador: 23 de Maio de 2020
  17. hollyjoint

hollyjoint Power Member

18. Ang3lo

Ang3lo Power Member

Sony 49XG9005 por 769€ é bom preço ou há melhor por estes valores?

19. Dcapitao000

Dcapitao000 Power Member

É uma boa ideia sim sr, vou testar tudo primeiro antes de decidir tirar o plástico de protecção do ecran.
    Como hoje de manha tive tempo andei a ver vídeos do tal problema das legendas, e por sorte encontrei um que pode resolver o meu problema e de todos aqueles que tem uma samsung.
    Por baixo são diversos os comentários de agradecimento.
    Pode ser que tenha aqui tb a minha salvação para este "problema"

20. KaiZ3N

KaiZ3N Power Member

Viva,

Necessito de uma TV nova.

O Sofá está entre 3.60 a 4 metros da TV. Como tal menos de 75 é para esquecer certo?

Nestas dimensões a oferta parece-me muito escassa, online vi estas duas que parecem interessantes:

Smart TV Android Philips UHD 4K 75PUS7354

Smart TV Samsung QLED UHD 4K QE75Q60RA (esta ainda tem a possibilidade das 82 polegadas a um preço "acessivel")

Qual recomendam e porquê?

Obrigado.