[HDTV] Quero comprar uma nova TV (coloca aqui a tua dúvida)

Era isso mesmo que te ia aconselhar se não quisesses ir para oled.
Tenho a QN95A há um par de meses e também tenho oled no quarto e olha que estou bem satisfeito com a QN95A. Têm andado entre os 1200 e 1300€ mas fazes um bom upgrade á tua Sony.

Tens também a C1 oled que em ambientes escuros é imbatível mas tem as desvantagens do oled que para mim são o insuficiente brilho para todas as situações que não sejam pouca luz, sobretudo no hdr. E também o eventual burn in mais cedo ou mais tarde.

Ficas bem servido com qualquer das opções.
Obrigado pelas dicas, oled não queria, adoro ver e sei que não há melhor mas o burn-in assusta pois a TV passa a maior parte do tempo num canal (TVI) ou a ver filmes, e para o uso acho que ia ganhar burnin rapidamente
 
Olá novamente! Decidi não comprar a QN90A de 50 polegadas porque fiz a experiência e não me adaptei a uma redução no tamanho.

Sobram 3 opções para o meu orçamento (900, esticar no máximo aos 950€), todas de 55, dando preferência a ter bom brilho. Eu sei, LG C1 é muito boa, mas é mais cara e brilho também não é bom.

Samsung Q80A (780€ parece bom preço);
Sony X90J (810€, Sempre falaram bem desta e tem Google TV, algo que gosto ams não é prioridade);
Samsung QN85A (950€, gosto desta pelo brilho e por ser mini led, mas é assim tão mau de noite por ser IPS? Iria notar muito o blooming em conteúdo real?);

Já agora, acham que o blooming da QN85A é maior do que a Q80A ou X90j?

Uso misto, principalmente jogar de dia, ver desporto e filmes e séries de noite.

Tenho uma LG A16. Mas preciso mesmo muito de brilho, a A16 é mesmo fraquinha, mesmo de noite, e o HDR não ajuda em quase nada.
A minha sala é bem iluminada.

Outra dúvida que ainda não percebi a resposta pesquisando na net, no caso da Samsung, se vir Netflix, os conteúdos Dolby vision automaticamente ficam em HDR? Ou simplesmente reproduzem em SDR?
 
Última edição:
Olá novamente! Decidi não comprar a QN90A de 50 polegadas porque fiz a experiência e não me adaptei a uma redução no tamanho.

Sobram 3 opções para o meu orçamento (900, esticar no máximo aos 950€), todas de 55, dando preferência a ter bom brilho. Eu sei, LG C1 é muito boa, mas é mais cara e brilho também não é bom.

Samsung Q80A (780€ parece bom preço);
Sony X90J (810€, Sempre falaram bem desta e tem Google TV, algo que gosto ams não é prioridade);
Samsung QN85A (950€, gosto desta pelo brilho e por ser mini led, mas é assim tão mau de noite por ser IPS? Iria notar muito o blooming em conteúdo real?);

Já agora, acham que o blooming da QN85A é maior do que a Q80A ou X90j?

Uso misto, principalmente jogar de dia, ver desporto e filmes e séries de noite.

Tenho uma LG A16. Mas preciso mesmo muito de brilho, a A16 é mesmo fraquinha, mesmo de noite, e o HDR não ajuda em quase nada.
A minha sala é bem iluminada.
Se pretendes usar a tv à noite ou em ambiente escuro, não recomendo de todo painel ADS/IPS, mesmo sendo Mini LED. Painéis IPS combinam pessimamente com FALD ou com Mini LED, isto porque o blooming, clouding, glowing, light bleeding, etc. são muito mais pronunciados em painéis IPS, daí que vais notar muito mais do que em painel VA (mesmo com menos dimming zones). O resultado é tão mau que mais vale desligar o local dimming e lidar antes com os pretos acinzentados. Tenho lido imensas queixas da QN85A por ter painel ADS/IPS que estraga completamente a experiência. Muito sinceramente mais vale poupar o dinheiro e optar antes pela QE55Q80A.
 
Como habitualmente acontece, as escolhas inicias, não se concretizaram.

Após pesquisar e ver vários vídeos no YouTube. Lá fui ver as opções ao vivo.
Estive mais de duas horas em loja, e comparando imagem, som e menús de várias marcas/modelos, acabei optando pela Sony X80J de 65". Sim, sei que não tem painel VA mas há qualquer coisa nas televisões Sony cuja cor e definição de imagem, se destacam das demais.
Estive vendo a Hisense de 58" que falei anteriormente, mas o menu e as letras não tinham a melhor definição, achei o contorno das letras algo pixelizado. Achei o menu Google TV mais agradável.
Vi também as LG Nano, mas também não me convenceram.
Com um orçamento algo comedido, acabei gastando mais. O que não raras vezes acontece, quando se trata de televisões.

Vi também alguns vídeos comparando VA e IPS, nomeadamente este com modelos X80J e X85J da Sony. Vale o que vale, mas observei em loja o mesmo efeito.



 
Se pretendes usar a tv à noite ou em ambiente escuro, não recomendo de todo painel ADS/IPS, mesmo sendo Mini LED. Painéis IPS combinam pessimamente com FALD ou com Mini LED, isto porque o blooming, clouding, glowing, light bleeding, etc. são muito mais pronunciados em painéis IPS, daí que vais notar muito mais do que em painel VA (mesmo com menos dimming zones). O resultado é tão mau que mais vale desligar o local dimming e lidar antes com os pretos acinzentados. Tenho lido imensas queixas da QN85A por ter painel ADS/IPS que estraga completamente a experiência. Muito sinceramente mais vale poupar o dinheiro e optar antes pela QE55Q80A.
Nunca cheguei a perceber, os painéis VAs são menos coloridos que os IPS?

Em relação ao ângulo de visão, essas só são mesmo boas para quem se senta de frente para elas?
Do tipo, se tiveres um sofá chaise lounge bem grande, o pessoal que está nas pontas não vai ver grande coisa?
A minha sogra tem uma Hisense baratinha com painel VA e realmente aquilo é terrível para quem se senta nos sofás laterais... as cores ficam quase que invertidas.
Agora, não sei se existe diferença entre painéis VAs... se eles melhoram os ângulos de visão com a qualidade/preço.
 
@jgfmachado pelo que já li, sim. O ângulo de visão é mais apertado. E tens, por sinal, um exemplo disso. A Hisense que vi, era VA e não gostei do que vi. Um painel IPS, tem menor contraste e supostamente pretos/cenas escuras piores. O melhor é veres ambas as opções ao vivo.
 
Se pretendes usar a tv à noite ou em ambiente escuro, não recomendo de todo painel ADS/IPS, mesmo sendo Mini LED. Painéis IPS combinam pessimamente com FALD ou com Mini LED, isto porque o blooming, clouding, glowing, light bleeding, etc. são muito mais pronunciados em painéis IPS, daí que vais notar muito mais do que em painel VA (mesmo com menos dimming zones). O resultado é tão mau que mais vale desligar o local dimming e lidar antes com os pretos acinzentados. Tenho lido imensas queixas da QN85A por ter painel ADS/IPS que estraga completamente a experiência. Muito sinceramente mais vale poupar o dinheiro e optar antes pela QE55Q80A.
Obrigado! Q80A seja! Assim poupo e daqui a um ou dois anos compro uma Mini Led quando estiver propriamente desenvolvida (nem a sony conseguiu retirar o blooming com a sua X95K).
Nunca cheguei a perceber, os painéis VAs são menos coloridos que os IPS?

Em relação ao ângulo de visão, essas só são mesmo boas para quem se senta de frente para elas?
Do tipo, se tiveres um sofá chaise lounge bem grande, o pessoal que está nas pontas não vai ver grande coisa?
A minha sogra tem uma Hisense baratinha com painel VA e realmente aquilo é terrível para quem se senta nos sofás laterais... as cores ficam quase que invertidas.
Agora, não sei se existe diferença entre painéis VAs... se eles melhoram os ângulos de visão com a qualidade/preço.
Penso que essa informação eu consigo dar. E uso os 3 tipos de painéis mais comuns: IPS, VA e OLED.
O que vou dizer a seguir é experiência própria:

Sim, o IPS tem pouco contraste, mas dá excelentes ângulos de visão, mas peca pelo excesso de luz e claro, falta de contraste. É muito bom durante o dia numa sala ou outra divisão da casa bem iluminada, mas de noite todos os aspetos negativos vêm ao de cima, podendo mesmo "estragar" a experiência de um filme ou série.

VA tem um excelente contraste, muito superior ao IPS (também depende da "afinação" de cada marca), mas tem menos ângulo de visão, pois perde bastante a nível de cores e contraste conforme estás cada vez mais fora da zona frontal ao ecrâ (laterais apresentam demasiada luz, poucas cores e pode mesmo chegar a um nível em que perde o detalhe das imagens). Não significa que seja mau, mas claramente fica a perder quem está muito lateral a uma TV com painel VA. Penso que há marcas que inserem um painel que proteje o ânbulo de visão, ou seja, não perde tanta qualidade, mas nem todos os modelos e marcas têm isso.

OLED nada a dizer, é perfeito no contraste por ser infinito e em ângulo de visão praticamente não perde nada, sendo visível de todas as zonas, desde a frente até ao mais lateral possível. Esta peca um pouco pelo brilho, mas as novas QD-OLED da samsung vieram mudar um pouco isso, principalmente em HDR. Risco de Burn-In também é um fator negativo na TV, mas ainda não se sabe os limites disto e da duração do painel das OLED mais modernas.
 
Também tenho as 3 cá em casa e:
- LG IPS não consigo ver um filme ou série à noite com o quarto às escuras, especialmente filmes passados em situações escuras (noturnas, espaço, etc.), faz imensa confusão, de dia tudo OK;
- Philips VA vê-se muito bem às escuras, mesmo situação no espaço, noite etc., nesta especificamente os ângulos de visão são bons e não altera significativamente as cores com o ângulo;
- LG OLED fantástica às escuras e mesmo com a sala iluminada não vejo grandes problemas, nem sequer tenho o brilho no máximo (excepto em Dolby Vision) sendo que às escuras em cenas muito claras chega a ofuscar.
 
Nunca cheguei a perceber, os painéis VAs são menos coloridos que os IPS?

Em relação ao ângulo de visão, essas só são mesmo boas para quem se senta de frente para elas?
Do tipo, se tiveres um sofá chaise lounge bem grande, o pessoal que está nas pontas não vai ver grande coisa?
A minha sogra tem uma Hisense baratinha com painel VA e realmente aquilo é terrível para quem se senta nos sofás laterais... as cores ficam quase que invertidas.
Agora, não sei se existe diferença entre painéis VAs... se eles melhoram os ângulos de visão com a qualidade/preço.
Tenho uma Philips The One com painel VA e basta desviar 1m da frente da TV e já se nota embaçamento das cores.
Recentemente comprei uma x90j da Sony, painel VA, e posso desviar 2m da frente do ecrã que não noto diferença.

Conclusão, acho que há painéis VA e painéis VA.... Cada um com as suas manias.
 
Boas noites.

Acabo de comprar a Samsun QE55Q80A através do site pareceria Ageas - Samsung para clientes Ageas claro ficou por 690 e uns trocos.

Para quem não é cliente tem um destes códigos de desconto no site 1PE-A44X-1FNN-AA4G ou MBWAY10 (10% desconto em ambos) a QN85 de 55 fica por 856€ acredito que seja um preço imbatível para quem quiser esticar o orçamento.
 
Olá a todos!

Preciso de escolher uma TV para os pais, nada exorbitante, sendo o mais importante:

Orçamento - ~400€
4k
50-55''

Qual seria a melhor opção nesta categoria? Para assistir a TV nacional e alguns filmes e séries. Nada de video-jogos. Obrigado.
 
Boas. Após as recomendações que me deram aqui, lá me mentalizei a aumentar o budget e passar da LG A1 para a LG C1. Quando andei agora a pesquisar preços, encontro a C1 a cerca de 850€ e vi que saiu uma nova LG A, a LG A2 que já se encontra a 900€.

Pelo que percebi está A2 é o modelo de 2022, estive a ver a specs e vi que continua a ser de 60Hz e a C1 por exemplo é de 120HZ.

Parece-me que a C1 é superior a esta A2. Confirmam isto, ou vale a pena pensar na A2? Quem já se está a mentalizar de a passar de 610€ (A1) para 850€ (C1), se valer a pena os mais 50€ pela A2 é uma coisa a por nas opções também.
 
Boas. Após as recomendações que me deram aqui, lá me mentalizei a aumentar o budget e passar da LG A1 para a LG C1. Quando andei agora a pesquisar preços, encontro a C1 a cerca de 850€ e vi que saiu uma nova LG A, a LG A2 que já se encontra a 900€.

Pelo que percebi está A2 é o modelo de 2022, estive a ver a specs e vi que continua a ser de 60Hz e a C1 por exemplo é de 120HZ.

Parece-me que a C1 é superior a esta A2. Confirmam isto, ou vale a pena pensar na A2? Quem já se está a mentalizar de a passar de 610€ (A1) para 850€ (C1), se valer a pena os mais 50€ pela A2 é uma coisa a por nas opções também.
A A2 é MUITÍSSIMO inferior à C1!!! É que nem vale a pena pensar nisso! A A2 não é nada mais do que um pequeno upgrade à A1. A C1 é de longe muito melhor compra!
 
Bom dia a todos, gostaria de vos pedir uma recomendação de uma TV com um orçamento de 500€ e de preferência nacional e em loja. Obrigado
 
Q80A comprada! Por enquanto boa experiência.
Noto bem a grande diferença de OLED para Qled na qualidade geral da imagem, mas o brilho é mesmo bom, chegando mesmo a ser ofuscante de noite!

Mas não sei porquê, acho que o FALD não está a dar o seu melhor e não percebo onde mudo isso, porque com menu em português não aparece o nome em inglês.

Já agora, praticamente todas as marcas já lançaram as suas mini led de 2022. Acho uma desilusão. Quanto tempo acham que vai demorar até às marcas conseguirem extrair bem as capacidades desta tecnologia? Claramente ainda não se conseguem livrar do blooming.
 
Tenho uma Philips The One com painel VA e basta desviar 1m da frente da TV e já se nota embaçamento das cores.
Recentemente comprei uma x90j da Sony, painel VA, e posso desviar 2m da frente do ecrã que não noto diferença.

Conclusão, acho que há painéis VA e painéis VA.... Cada um com as suas manias.
Hmmm, de certeza que é painel VA? Qual é o tamanho da tua TV? Eu li que a X95J tem o "Sony's X-Wide Viewing Angle layer" que reduz o contraste mas melhora o angulo de visão. Já a X90J não tem nada disso.
Existe uns testes que se pode fazer com o dedo para ver se é IPS ou VA.

É que eu por acaso ainda ando para trás e a para a frente com TVs, estou indeciso entre a QN85A por +/- 1000€, e a C1 que anda entre os 1100€ e os 1200€ (isto na Ilha da Madeira, não consigo encomendar de outras lojas)... Mas essa X90J está com um preço bem fixe, 799€. O meu receio é mesmo os ângulos de visão.
 
Hmmm, de certeza que é painel VA? Qual é o tamanho da tua TV? Eu li que a X95J tem o "Sony's X-Wide Viewing Angle layer" que reduz o contraste mas melhora o angulo de visão. Já a X90J não tem nada disso.
Existe uns testes que se pode fazer com o dedo para ver se é IPS ou VA.

É que eu por acaso ainda ando para trás e a para a frente com TVs, estou indeciso entre a QN85A por +/- 1000€, e a C1 que anda entre os 1100€ e os 1200€ (isto na Ilha da Madeira, não consigo encomendar de outras lojas)... Mas essa X90J está com um preço bem fixe, 799€. O meu receio é mesmo os ângulos de visão.
Tive a oportunidade de ver uma X90J e os ângulos não me incomodaram, sim perde um pouco de qualidade mas nada de absurdo.

QN85A é só veres as minhas questões no fórum, tem ecrã IPS e não é a melhor para noite. Além disso tem um grande blooming, e mais vale investir numa Q80A ou numa X90J, pois os pretos não são perfeitos mas estão bem controlados. Eu diria para deixares a tecnologia mini led ser mais explorada até aos limites, como aconteceu com o FALD e QLEDs.

C1 é claramente a escolha perfeita, mesmo que tenhas de pagar mais. Sou dono de uma LG A1 e uma Samsung Q80a. OLED é algo que não queres largar quando experimentas, a não ser que uses muitas horas todos os dias. Ou necessites de muito brilho por a sala ser iluminada.
Pessoalmente comprei a Q80A só porque quero usar sem limites a TV com PC, PS4, ver filmes e séries e desportos e jogar a 120 em 4k sem sair do sofá (no PC claro, PlayStation não dá para isso) e com todos os sistemas de ajuda para jogos, como o VRR, gsync, freesync, etc, e principalmente pela grande falta de brilho da minha OLED.
 
Última edição:
Hmmm, de certeza que é painel VA? Qual é o tamanho da tua TV? Eu li que a X95J tem o "Sony's X-Wide Viewing Angle layer" que reduz o contraste mas melhora o angulo de visão. Já a X90J não tem nada disso.
Existe uns testes que se pode fazer com o dedo para ver se é IPS ou VA.

É que eu por acaso ainda ando para trás e a para a frente com TVs, estou indeciso entre a QN85A por +/- 1000€, e a C1 que anda entre os 1100€ e os 1200€ (isto na Ilha da Madeira, não consigo encomendar de outras lojas)... Mas essa X90J está com um preço bem fixe, 799€. O meu receio é mesmo os ângulos de visão.
Claro que tenho certeza que é VA. Nunca teria os pretos que tem se fosse IPS. É a 65x90j.
 
Back
Topo