[HDTV] Quero comprar uma nova TV (coloca aqui a tua dúvida)

Boas!
Estou à procura de uma TV (gama média) para substituir a que tenho atualmente na sala de estar, de 42" FHD.
O que pretendia era uma de 65" 4K. A distância à TV será cerca de 3m.

Tendo em conta o que tenho lido pela net, chego a estes 2 modelos que me parecem bastante semelhantes:
1) A Samsung QLED Q80A
2) A Sony X90J

Queria perceber qual delas escolher, mas os testes que vejo da Q80A são todos do modelo IPS e não o VA que temos cá.

Alguém que conheça a fundo estes modelos e que me consiga esclarecer qual delas a melhor escolha? Algum pormenor diferenciador que me esteja a escapar para além do OS diferente e das cores mais saturadas da Samsung?

(já agora, os preços a rondar os 900 e tal € são aceitáveis, ou há expetativa de descerem brevemente?)
Para além das diferenças que já mencionaste, a Q80A tem mais brilho, FALD com mais dimming zones, melhor som e melhor design. É uma tv em geral melhor para gaming.

A X90J no entanto tem suporte para Dolby Vision e Atmos, painel 10 bit nativos, ambos modelos têm 4 portas HDMI no entanto na X90J duas são 2.1 (na Q80A apenas uma é 2.1).
 
Mencionar também o sistema operativo. Tizen na Samsung e Google TV na Sony.
Não foi esquecimento. Não mencionei isso porque o @tomfern disse no post dele que já sabia da diferença no s.o (e também da diferença na saturação das cores). Daí que escrevi no início do meu post: "Para além das diferenças que já mencionaste...".
 
Experimentei a TV à noite e para quem vinha de IPS nota-se a diferença.


- Não gostei:

A imagem quando as legendas aparecem altera o brilho. Já pesquisei e parece-me ser um bug do controlo de contraste e FALD. Desliguei ambos e o brilho mantém-se constante, resolve mas perde algum contraste. Se alguém tiver alguma dica para controlar este efeito, diga.

Os cantos do painel estão ligeiramente sombreados. Vale a pena trocar ou é feitio?

- Gostei:

O som é bastante envolvente e detalhado mas falta-lhe graves.

A qualidade de imagem em DV via Netflix é fantástica. BraviaCore idem. O detalhe em "Planet Earth" é muito bom.

...

Ainda estou a explorar as definições de imagem para algo polivalente quando estou no MEO. Mas em princípio "custom" segundo as reviews será a mais indicada. "Padrão" com motionflow talvez para desporto e notícias.
Ya. Aconteceu-me o mesmo. Na sala às escuras nota-se que a TV altera o brilho bruscamente no modo automático / inteligente.
Honestamente tenho a sensação de ter passado de cavalo para burro... Tanta tecnologia e funções mas se é preciso andar a mudar os settings prefiro voltar para a velhinha TV.
Vou continuar a tentar procurar settings para ver se o problema é meu.
 
Para além das diferenças que já mencionaste, a Q80A tem mais brilho, FALD com mais dimming zones, melhor som e melhor design. É uma tv em geral melhor para gaming.

A X90J no entanto tem suporte para Dolby Vision e Atmos, painel 10 bit nativos, ambos modelos têm 4 portas HDMI no entanto na X90J duas são 2.1 (na Q80A apenas uma é 2.1).

Obrigado.
Como tenho alguma preocupação com o local dimming não me satisfazer, e por não usar qualquer dispositivo áudio ligado à TV, acabei por encomendar a Samsung que me pareceu a melhor opção.
 
Ya. Aconteceu-me o mesmo. Na sala às escuras nota-se que a TV altera o brilho bruscamente no modo automático / inteligente.
Honestamente tenho a sensação de ter passado de cavalo para burro... Tanta tecnologia e funções mas se é preciso andar a mudar os settings prefiro voltar para a velhinha TV.
Vou continuar a tentar procurar settings para ver se o problema é meu.
Já actualizaste a TV? Parece me que ela gere melhor as legendas. Hoje vou experimentar novamente às escuras.
 
Boas Pessoal
Alguém entendido sobre a matéria me possa ajudar a saber se esta tv tem painel VA ou IPS?

HISENSE 75A7GQ​

Se quiseres uma tv com painel VA e Quantum Dot e vires que 70" é suficiente, tens a LG 70NANO756 por 699€. Não tem é qualquer tipo de local dimming nem suporte para Dolby Vision.

Se quiseres mesmo 75" com FALD (192 dimming zones) e suporte para Dolby Vision e puderes aumentar o orçamento, tens a Xiaomi Q1 75" por pouco mais que 1000€. Esta tv tem ainda 120hz, HDMI 2.1, s.o. Android TV e suporte para Dolby Atmos.
 
Última edição:
Bons dias!

Antes de mais obrigado pela partilha da malta! Aprende se umas coisas por aqui ☺️

Questão: pelo que andei aqui a ler, para 55 polegadas, orçamento 800-900 (óbvio que se der para gastar menos o tuga aproveita ahah), para boa qualidade de imagem, a ordem de seleção é esta? Sugerem outras?

LG OLED C14
Sony X90J
Samsung QN90A
Samsung Q95T
Samsung Q80A


Não estou com pressa por isso posso esperar 1/2 meses para ver se os preços começam a descer um pouco...

Muito obrigado desde já!
 
Bons dias!

Antes de mais obrigado pela partilha da malta! Aprende se umas coisas por aqui ☺️

Questão: pelo que andei aqui a ler, para 55 polegadas, orçamento 800-900 (óbvio que se der para gastar menos o tuga aproveita ahah), para boa qualidade de imagem, a ordem de seleção é esta? Sugerem outras?

LG OLED C14
Sony X90J
Samsung QN90A
Samsung Q95T
Samsung Q80A


Não estou com pressa por isso posso esperar 1/2 meses para ver se os preços começam a descer um pouco...

Muito obrigado desde já!
Dessas todas, a melhor escolha é sem dúvida a LG OLED C14.

As restantes 4 TVs são de tecnologia LCD. No entanto, a Samsung QN90A de 55" usa painel ADS/IPS, que apenas recomendo se precisares muito de maiores ângulos de visão. As outras 3 usam painel VA (muitíssimo melhores níveis de preto e contraste, sobretudo à noite ou em ambiente escuro).

Das 3 TVs com painel VA, a melhor é de longe a Samsung Q95T (sim apesar de ser modelo de 2020). As outras duas (Samsung Q80A e Sony X90J) eu colocaria ambos modelos +- no mesmo patamar, pois apesar de haverem diferenças, vai depender da preferência de pessoa para pessoa. Podes ver as principais diferenças entre as duas neste post.
 
Dessas todas, a melhor escolha é sem dúvida a LG OLED C14.

As restantes 4 TVs são de tecnologia LCD. No entanto, a Samsung QN90A de 55" usa painel ADS/IPS, que apenas recomendo se precisares muito de maiores ângulos de visão. As outras 3 usam painel VA (muitíssimo melhores níveis de preto e contraste, sobretudo à noite ou em ambiente escuro).

Das 3 TVs com painel VA, a melhor é de longe a Samsung Q95T (sim apesar de ser modelo de 2020). As outras duas (Samsung Q80A e Sony X90J) eu colocaria ambos modelos +- no mesmo patamar, pois apesar de haverem diferenças, vai depender da preferência de pessoa para pessoa. Podes ver as principais diferenças entre as duas neste post.

Boas! E consegue-se a LG OLED C1 no orçamento dele? 800-900€?
 
Se quiseres uma tv com painel VA e Quantum Dot e vires que 70" é suficiente, tens a LG 70NANO756 por 699€. Não tem é qualquer tipo de local dimming nem suporte para Dolby Vision.

Se quiseres mesmo 75" com FALD (192 dimming zones) e suporte para Dolby Vision e puderes aumentar o orçamento, tens a Xiaomi Q1 75" por pouco mais que 1000€. Esta tv tem ainda 120hz, HDMI 2.1, s.o. Android TV e suporte para Dolby Atmos.
Eu comprei a tv antes de ontem na Worten numa campanha deles, ficou-me em 807€, ainda estou à espera que me liguem para saber quando me a entregam, e apenas queria saber se era Ips ou VA.
Mas obrigado pela ajuda na mesma Night wolf e tb ao Ciberg por me ter esclarecido a dúvida :)
Pelo preço que dei penso que foi uma boa compra, se não foi tenho que me aguentar com ela uns bons aninhos ainda 🤦🏻
 
Eu comprei a tv antes de ontem na Worten numa campanha deles, ficou-me em 807€, ainda estou à espera que me liguem para saber quando me a entregam, e apenas queria saber se era Ips ou VA.
Mas obrigado pela ajuda na mesma Night wolf e tb ao Ciberg por me ter esclarecido a dúvida :)
Pelo preço que dei penso que foi uma boa compra, se não foi tenho que me aguentar com ela uns bons aninhos ainda 🤦🏻

Se foi online, tens 14 dias para devolver.
 
Boa tarde,
A minha TV Philips avariou (fora de garantia) , como já não existe a peça a para reparação dão me a opção de comprar a Philips 50pus8506 por 469€, vale a pena ou compensa dar um pouco mais por outra, por exemplo a Sony 50X90J por 690€?

Obrigado
 
@Night-Wolf antes de mais agradeço-te pelo teu trabalho neste fórum!
Tenho uma PHILIPS 65PML9506 encomendada por 1399 até hoje à noite. Estive para comprar uma Samsung Q80A, acabei por adiar a compra e agora mediante as tuas recomendações dei de caras com esta TV. Em termos de design e ambilight adorei a proposta. No entanto acho estranho uma TV com stats tão boas não ter quase reviews ou feedback pela internet... Em termos de qualidade faz frente à Samsung QN95A ou à Sony X95J? Tendo também em conta que está a um preço mais baixo que ambas!
Tenho que decidir até ao fim do dia de hoje se avanço com a compra ou não!
Obrigado
 
Boa noite a todos!

Em principio irei comprar uma TV para o quarto, onde vou estar a uma distância de aproximadamente 4 metros da TV.
No entanto como é para o quarto, não sei se deva seguir a tabela com o tamanho recomendado/distância existentes...

Basicamente procuro recomendações para melhor opção preço qualidade tento em conta a distância mencionada (e que não superasse os 600€).

Já vi que dentro desse preço existe a Hisense 58A7GQ, mas fico na dúvida se não deva ir para algo maior, como a LG 70NANO756 (no entanto secalhar pode ser grande demais para o espaço que é).

Obrigado desde já!
 
A TCL 55C728 tem FALD com 1296 dimming zones, Android TV e suporte para Dolby Vision. Todas as 4 portas são HDMI 2.1, mas apenas tem 1 porta USB.

A Samsung QE55Q70A no entanto é mais estável no que toca a bugs e resolução de problemas. O seu s.o. é mais limitado a apps mas tem todas as apps mais utilizadas e a UI é (na minha opinião) mais agradável e intuitiva. Não tem qualquer tipo de local dimming, mas tem maior contraste nativo, mais brilho e um pouco mais de volume de cor. Também tem menor input lag. Tem duas portas USB, mas apenas uma das 4 portas HDMI é 2.1.


Os dois pontos fortes da Samsung QN95A é o brilho e por ser MiniLED. Mas não tem suporte para Dolby Vision.

A Sony X95J já tem excelente brilho (bem mais do que a X90J) mas tem menos do que a QN95A. Vai depender se a tua sala tem luz excessiva, sobretudo se tiver janelas a incidir luz do sol diretamente na tv. Se for o caso, a Samsung QN95A seria melhor opção.
Boa noite,

Ia hoje comprar a TV Sony X95J porém o vendedor deixou-me na dúvida com outra opção a Samsung QN85A.

Ambas custam o meu patamar de 1300€.
Qual seria a melhor opção para uma sala com muita luz?
Obrigado mais uma vez e cumprimentos a todos
 
Boa noite, tenho uma familiar que me quer vender uma TV LG 60 UN7100 por 400 euros.
Vale a pena?
Ou por esse preço será melhor uma MI TV P1 55 ?

Obrigado
 
Última edição:
Back
Topo