1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Quero criar carros po San Andreias, como?

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por ortigas24, 8 de Abril de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 6153)

1. ortigas24

ortigas24 1st Folding then Sex

Boas, ja a algum tempo que troco os carros do san andreas, e o que eu gostava de saber é se alguem sabe quais os programas que se usam para as criaçoes dos mesmos, tambem sei que ha softwares que convertem carros de outros jogos para dar no san andreas.

Queria começar a fazer carros se alguem souber como, que deixe aqui umas dicas.

2. Romani48

Romani48 Power Member

Muito bem! outro modder! :D

Então começámos pelo básico as informações sobre os modelos
    Aqui tens blueprints e dicas sobre os programas de modelação.

Claro que para isto tudo precisas dos programas, e tens portanto aqui uma lista deles
    Tens aqui também um site dedicado ao modding, que pode dar muito jeito!

Apesar do Zanoza Zmodeler ser o mais utilizado (para o SA tem que ser o 2.0) mas se googlares um pouco encontras também plugins para o 3DStudioMax.

deixo te aqui para já isto, vou postando mais coisas conforme vás perguntando.

Já agora tenho de te dizer que já me aventurei pela modelação, mas não me saiu lá muito bem e acabei por perder tudo num disco que ardeu.. >(
    :004:

cumps

3. Romani48

Romani48 Power Member

já agora andei a ler sobre isso, e pelo o que vi, não é visto com muito bons olhos.
    Mas claro como é só para ti não penso que haja muitos problemas, e é sempre um bom ponto de partida.. Eu lembro me que o primeiro que modifiquei foi um do NFS:Hot pursuit 2.

O problema, depois de ler o que está nos links do post anterior, é que os dummies que são postos como os eixos em que determinados objectos rodam sobre, ficavam todos mal... e ou ao virar a direcção do carro ele ficava todo tolo, ou simplesmente dava erro :(..

Acabei por ficar sem tempo para isso.. agora vou jogando o que "sobrou" dos meus mods e mods que andam por ai "á solta". Já para dizer que sou muito melhor em Map Modding já que não é tão complicado.. :-D

4. jjmaia

jjmaia What is folding?

Eu estava interessado em map mooding. Se me pudesses poupar trabalho, dado que conheces isso melhor, agradecia :D

5. esteves

esteves Power Member

romani48 faz uma coisa bonita e bem explicada e eu voto para sticky

6. uni

uni Power Member

Aconselho-te a praticar no 3dmax uns carros básicos e só depois pega num tutorial de como fazer os acabamentos para o colocares no jogo.

7. Romani48

Romani48 Power Member

Moding no mapa

Ok então vamos lá ver o que consigo fazer :-D

No geral:
    Da geração 3 dos GTAs (III, VC e SA) o mapa baseia-se num conjunto de ficheiros:

Os principais
    • *.DFF - Os modelos, funcionam para o jogo como um .max ou .3ds para o 3dStudioMAX;
    • *.TXD - As texturas, comprimidas com o plugin DDS da nVidia,
    • *.COL - Ficheiros de colisão, que básicamente é o modelo que indica ao jogo as superficies.
    • Uma pequena nota sobre os COL, é que estes são extritamente necessários, pois sem eles a Personagem passava pelo meio dos objectos.

Normalmente estes ficheiros encontram-se dentro de um ficheiro *.IMG (gta3.img / gta.img / gta_int.img) que é uma "biblioteca" destes ficheiros.

Os dedicados aos mapas
    • gta.dat / gta3.dat / gta_vc.dat - Estes ficheiros são o indice que o jogo lê para encontrarem os "mapas" instalados.
      • Básicamente sempre que criarmos um novo mapa temos de adicionar algumas linhas a este ficheiro para o jogo saber que ele lá está
    • *.IDE - Estes são os ficheiros que contêm toda a informação sobre os objectos no jogo, ou seja:
      • sempre que adicionarmos um objecto (DFF + TXD + COL) temos de editar estes ficheiros, ou criar um novo.
      • Outra coisa que temos de saber é que cada objecto tem um ID exclusivo e que nunca se pode repetir.
      • Nestes ficheiros está também incluido o nome do ficheiro TXD e DFF, seguido das "Flags" ou seja dos dados (décimais, hexadécimais,...) que definem como esse objecto se comporta. Por exemplo é um vidro/luz/chão....
      • Código:
        [SIZE=1]ID #, nome DFF , nome TXD, 1(valor desconhecido), Draw Distance, Propriedades de renderização[/SIZE]
    • *.IPL - Estes ficheiros usam os IDE como base e usam o ID destes para indicar as coordenadas em que o objecto se encontra, a sua rotação, e funcionamento (se for uma luz a que hora se liga/desliga)
      • Código:
        [SIZE=1]ID #, nome DFF, # interior (apenas VC), X-Coord, Y-Coord, Z-Coord, EscalaX, EscalaY, EscalaZ, RotaçãoX, RotaçãoY, RotaçãoZ, RotaçãoR (em si próprio)[/SIZE]
    • objects.dat - Este é o complemento dos *.IDE, basicamente "diz" ao jogo o comportamento durante o gameplay,
      • digamos que é um terreno de areia, este diz ao jogo que quando um carro anda sobre este um determinado som (som de andar na areia) é tocado, a velocidade do veiculo vai ser reduzido e um determinado tipo de particula vai ser lançado no ar (efeitos)
      • Podemos também usar este ficheiro para definir a cor das luzes, o seu tamanho.. entre alguns outros parametros
      • Este ficheiro não usa o ID como os IPL, mas sim o nome do modelo (DFF)
    [continua]

Alguns links (em GTAForums.com)

Última edição: 8 de Abril de 2007
  8. Romani48

Romani48 Power Member

Não posso concordar mais..

Já agora podiamos abrir uma thread, eu punha isto que tenho dos mapas e tu punhas dos veiculos.. que dizes?

9. uni

uni Power Member

Eu sou map modeler/modder. :007:

10. Romani48

Romani48 Power Member

:x2: somos 2.. :P temos de arranjar alguém que perceba mais disso :-D de veiculos

11. ortigas24

ortigas24 1st Folding then Sex

Boas

So agora é que vi os vossos posts, e vou começar a ler isso e a ver o que se pode fazer.

Thanks

Ps: a explicaçao dos mapas esta muito boa :x2:

12. uni

uni Power Member

Só tem mesmo aquela parte da missão. Resto só com mods.

13. Cmind18

Cmind18 Power Member

Descobri na net um videozinho gostoso a mostrar um tipo a ir para Liberty so com um jetpack. Deixo aqui o link http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?topicID=518563

Nota: dizem que isto so funciona na Ps, nao no PC.

Partilhar esta Página