1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quero fazer uma login

Discussão em 'Web Development' iniciada por BitKiller, 6 de Abril de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 4525)

1. BitKiller

BitKiller Power Member

Boas

Pediram-me que fizessem uma caixa de login de preferencia em javascript

mas eu não sei como atribuir uma função ao botão para validar

também ñ sei como fazer para criar uma base de dados para criar uma login e faze-la corresponder a uma password e caso, depois de login, encaminhá-la para uma página, por exemplo :www.somee.com/.

Já fiz esta parte do código html:
    Código:
    <html>
    <head>
    <title>Login</title>
    <body>
    <form name=teste>
    <h4 align="left">Login:</h4><input type="text" name="login" weight=20>
    <h4 align="left">Password:</h4><input type="password" name="pass" weight=20>
    <input type="button" name="enviar" value="Validar">
    </form>
    </body>
    </html>

Algúem me pode dizer como é que isso se faz?

Última edição: 6 de Abril de 2007
  2. Neurotical

Neurotical Power Member

Antes de mais esse form precisa de mais atributos nomeadamente a action e o method

tal que

Código:
    <form name="teste" action="URL_PARA_ONDE_QUERES_ENVIAR_OS_DADOS" method="post" ou "get">
    ....
    </form>
    depois é nessa página para onde "atiras" os valores do "login" e da "pass" que vais validar o utilizador (acedes à base de dados, vês se existe tal utilizador e se tem a tal password).
    Não te sei é explicar isto com javascript porque nunca gostei muito da ideia de usar isso para os logins.

3. p3dro

p3dro Power Member

Fazer o login em javascript? Não me parece muito correcto, até porque o visitante depois poderia ver facilmente os dados de acesso; quanto mto poderás usar o javascript para validar a inserção dos dados, se por ex. inseriu o username e password, etc; apesar de, por razões de segurança e não só, "teres" de fazer sempre essa validação a nivel de servidor, porque o cliente pode por ex. ter o javascript desactivo.

Como não fazes menção à linguagem k estás a usar, parto do principio k é: php+mysql

Pelo que percebi queres verificar se o login está correcto e se estiver redirecionar para outro site externo, ou seja não vais trabalhar com sessões, se bem k se estás a redirecionar para 1 site externo, kker pessoa poderá aceder directamente no browser ... ou eu percebi mal, ou não te explicaste bem :-D

Supõe k tens uma BD com esta estrutura: dados_login(id, nome, username, password);
    Código:
    CREATE TABLE `dados_login` (
      `id` tinyint(4) unsigned NOT NULL auto_increment,
      `nome` varchar(150) NOT NULL default '',
      `username` varchar(8) NOT NULL default '',
      `password` varchar(12) NOT NULL default '',
      PRIMARY KEY  (`id`)
    );

Exemplificando com 1 código feito às "3 pancadas" poderia ser +/- isto (o conteúdo encontra-se todo no mesmo ficheiro, por ex. login.php):

PHP:
    <?php
      $username
    =$_POST["username"];

$password=$_POST["password"];

$action=$_POST["action"];

if(
    $action && $username && $password) { //estamos a fazer o login

$db mysql_connect("db_server""db_username""db_password");

mysql_select_db("db_name",$db);

$sql="select id from dados_login where username='$username' and password='$password' ";

$sql=mysql_query($sql);

$myrow=mysql_fetch_array($sql);

mysql_close($db);

if(
    $myrow["id"]){ //o login está correcto

header ("Location: http://www.somee.com"); //redirecionar para a página pretendida

}
        else{ 
    //o login está errado

echo "Os dados de Login estão errados, tente novamente ...";
        }
      }
    ?>
    Código:
    <html>
      <head>
        <title>Login</title>
        <script text="text/javascript">
          function DoOnSubmit(form){
            var username=form.elements["username"].value;
            var password=form.elements["password"].value;

if(!username || !password){
              alert("Falta o username e/ou password");
              return false;
            }
            return true;
          }
        </script>
      </head>
      <body>
        <form method="post" name="frmLogin" onsubmit="return DoOnSubmit(this);">
          Username: <input type="text" name="username">
          Password: <input type="password" name="password">
          <input type="submit" value="Login" name="action">
        </form>
      </body>
    </html>

Atenção que em produção tens de fazer algumas modificações, por exemplo fazer o tratamento das variáveis, usar passwords encriptadas, etc, etc, mas espero k tenhas ficado com algumas "luzes". Se por exemplo kiseres manter 1 estado de login pelas várias possiveis páginas que estejam no teu site, será recomendado recorrer a sessões.

Espero ter ajudado :joker:

4. BitKiller

BitKiller Power Member

Em k servidor e k eu ponho o codigo sql?

5. sunn

sunn Power Member

O código SQL está embutido no php, por isso vais ter o código do login num ficheiro .php, para ter tudo a funcionar terás de ter algo do estilo WAMP (se estiveres a trabalhar em windows) consulta mais informação em http://www.wampserver.com/en/
    A parte de SQL que poderás ter de executar será carregar as tabelas, neste caso a tabela `dados_login` mas isto através do phpMyAdmin, uma interface para a base de dados MySql (presente no WAMP), dá para fazer com uns cliks.
    Isto é uma explicação muito por alto, mas este forum tem bons tutoriais sobre isso, e o google é um mundo.

Partilhar esta Página