[Home Cinema] Quero montar um sistema 5.1 ajuda

Boas:
Roseicolis, qual o modelo do teu AVR? Qual o tamanho do espaço onde onde vais colocar o sistema? vais so utilizar o sistema para filmes/series ou musica tb é muito importante?

Na minha opiniao excluiria as elac, pq sao colunas muito dificeis de amplificar, as q acoustics sao melhores se a tua aplicacao for 50% filmes e 50% musica, as dali tb se enquadram +- nestas percentagens, mas eu pessoalmente gosto + do som e da estética das qacoustics, a linha kef q550,q350 e q150 é excepcional tal como ultima linha das klipsch, rp600,rp400, etc , apesar de terem sonoridades muito diferentes, as monitor audio linha silver, sao muito mais analiticas, excelentes para filmes, e diria que boas para musica, é tudo uma questao de gosto pessoal, que só tu é q podes decidir, nós só podemos dar uma opiniao e tentar ajudar-te da melhor forma.
Quanto as cabos de coluna, esses kabeldirekt de 4mm2 sao bons, para as frontais e central e 2.5mm2 para as surround.
Dps de responderes ás perguntas que fiz posso dar uma opinao baseada na minha experiencia e tentar ajudar-te indo ao encontro do teu gosto e necessidade.
:)
 
Última edição:
Boas:
Roseicolis, qual o modelo do teu AVR? Qual o tamanho do espaço onde onde vais colocar o sistema? vais so utilizar o sistema para filmes/series ou musica tb é muito importante?

Na minha opiniao excluiria as elac, pq sao colunas muito dificeis de amplificar, as q acoustics sao melhores se a tua aplicacao for 50% filmes e 50% musica, as dali tb se enquadram +- nestas percentagens, mas eu pessoalmente gosto + do som e da estética das qacoustics, a linha kef q550,q350 e q150 é excepcional tal como ultima linha das klipsch, rp600,rp400, etc , apesar de terem sonoridades muito diferentes, as monitor audio linha silver, sao muito mais analiticas, excelentes para filmes, e diria que boas para musica, é tudo uma questao de gosto pessoal, que só tu é q podes decidir, nós só podemos dar uma opiniao e tentar ajudar-te da melhor forma.
Quanto as cabos de coluna, esses kabeldirekt de 4mm2 sao bons, para as frontais e central e 2.5mm2 para as surround.
Dps de responderes ás perguntas que fiz posso dar uma opinao baseada na minha experiencia e tentar ajudar-te indo ao encontro do teu gosto e necessidade.
:)

Boas.

Caro HomeZero,

Muito obrigado, então é assim:

Vou "começar pelo principio"...sou praticamente leigo nestas matérias e o pouco que aprendi foi pelos fóruns (embora se leia uma coisa e o seu contrário) e leio umas coisitas nos sites da What HiFi e afins...
Estou a pensar montar um sistema home cinema 5.1 em casa, numa sala de estar com forma retangular de 6,1m x 3,5m (+/- 21,5 m2 de área). O móvel com o sistema fica a +/- a meio da parede de 6,1m.
Orçamento: €2000 (Dois mil euros) com margem de manobra a 10%.
Moro em Leça da Palmeira e conto visitar algumas lojas na zona do Grande Porto para analisar/testar aquilo que o mercado oferece nesta área...

Ainda não comprei elemento algum mas a ideia é:
- Utilização, só TV/Filmes e como adoro música alternativa/indie...muita música!;
- Amplificador Denon AVR-X2600H e em segunda opção um Yamaha;
- Sofás a 2,50m (se isto tem importância...);
- Sistema 5.1: Dali, Polk, Kef, Q Acoustics, Klipsch, Monitor Audio, Elac, etc!!

Dúvidas:
- Julgo, pelo que tive oportunidade de ler, que o subwoofer desempenha um papel muito importante neste ecossistema.
- É preferível o conjunto 5.1 ser todo da mesma marca?
- Em relação aos cabos, já obtive algumas respostas...
- No que toca aos suportes para as colunas surround, que sugerem? Marcas?
- Como fã incondicional de música, tenho em casa e pergunto se posso integrar o seguinte no sistema (até ele "aguentar"):

Rádio - Yamaha TX-540
Gira-Discos - NAD 5120
Leitor CD's - Sony CDP-990
Equalizador - Yamaha EQ-550.

Desculpem a extensão do texto...
Assim sendo, agradecia imenso as V/sugestões (e paciência) tendo em conta os parâmetros indicados.

Cumprimentos
 
Boas

- a primeira situação é que normalmente o sistema audio deverá ser colocado na parede mais curta, se por alguma razão não puder ser, monta-o da forma que referiste, preferencialmente a tv/colunas devem estar situada no meio da parede (nao em altura, mas em comprimento)

- Para a dimensao do espaço e para a distancia que vais estar das mesmas,recomendo comprares umas bookshelfs com woofer +- 6.5"+ uns stands, as colunas devem estar +- á altura do ouvido, ve os stands da marca nordstone stylum, tem boa relaçao preço qualidade e tens de varias medidas, existem de 50cm, 60 ou 80 cm, medes a distancia do chao ate ao teu ouvido, no lugar onde vais estar sentado no sofa e compras os stands com a altura que precisas, tendo a conta a soma dos stands + a altura das colunas (mais especificamente até ao tweeter) normalmente é preferível que estejam um pouco + altas do que + baixas.

- sim, o ideal é que os todas as colunas sejam da mesma marca e modelo.

- Na minha opiniao o mais importante sao as duas colunas frontais, depois o AVR, dps o sub, dps as surround, etc...

- Para as colunas surround (traseiras) se forem para estar na parede podes ver estes stands de fixacao de parede, tipo isto https://www.amazon.es/dp/B079GVRDWF/ref=nosim?tag=zwame00-21 , se forem para ficar +- no meio da sala os norstone sao bons.

- cabos os kabeldirekt na amzon sao bons, recomendo de 4mm2 para as frontais e 2.5mm2 para as suuround e central

- sim, podes aproveitar e ligar os componentes que já tens ao novo sistema.

Vou-te dar a minha opiniao de um sistema baseado no que referiste, que alem de filmes o vais ultilizar para musica, o sistema que recomendo ja com AVR +colunas frontais e surround + central + sub, é o Pack Yamaha RX-V6A + 3030i + 3010i +3090Ci + SVS SB1000, preço total =1910 euros já com portes, o resto do orçamento seria para os stand e cabos.

A unica coisa que é discutível neste pack seria o subwoofer, em vez de comprares o sb1000, comprares o pb1000, o sb nao tem portico para o bass e é + pequeno, nao chega a frequencias tao baixas como o pb1000, mas o bass é mais preciso e seco, o pb1000 chega a frequencias mais baixa s mas nao é tao preciso e seco como o sb1000, eu pessoalmente iria para o sb1000, pq para musica é melhor que o pb1000 e para filmes também é excelente, além disso como presumo que nao tenhas tratamento acustico, quanto mais bass, mais dificil será lidares com essas frequencias que sao as mais difíceis de tratar, criando ainda mais um boomy bass, o que nao é ideal.

O AVR Yamaha RX V6a ja tem pre-out , quer dizer que no futuro se quiseres melhorar a audição em stereo, para ouvires musica, ja podes ligá-lo au amplificador de potencia ou a um amplificador integrado stereo, o que te recomendo fazer se ouves muita musica, é uma feature muito importante, algo que nem o Denon 2600, nem 2700 possuem, só o 3700, além disso as Qacoustics casam bem sinergicamente com o Yamaha.

As 3030i ja tem um bom bass, ja consegues ouvir em stereo mesmo com o sub desligado e tem um bom SPL.

O ideal seria puderes ouvires vários sistemas, como dizes que pretendes fazer, aconselho-te a faze-lo para teres uma maior experiencia, mas será dificil ouvires a combinaçao das colunas e Avr juntos numa loja fisica.

lê reviews e ouve algumas demos no youtube, para teres uma ideia aproximada do sistema e não do ecossistema :)
 
Última edição:
Boas

- a primeira situação é que normalmente o sistema audio deverá ser colocado na parede mais curta, se por alguma razão não puder ser, monta-o da forma que referiste, preferencialmente a tv/colunas devem estar situada no meio da parede (nao em altura, mas em comprimento)

- Para a dimensao do espaço e para a distancia que vais estar das mesmas,recomendo comprares umas bookshelfs com woofer +- 6.5"+ uns stands, as colunas devem estar +- á altura do ouvido, ve os stands da marca nordstone stylum, tem boa relaçao preço qualidade e tens de varias medidas, existem de 50cm, 60 ou 80 cm, medes a distancia do chao ate ao teu ouvido, no lugar onde vais estar sentado no sofa e compras os stands com a altura que precisas, tendo a conta a soma dos stands + a altura das colunas (mais especificamente até ao tweeter) normalmente é preferível que estejam um pouco + altas do que + baixas.

- sim, o ideal é que os todas as colunas sejam da mesma marca e modelo.

- Na minha opiniao o mais importante sao as duas colunas frontais, depois o AVR, dps o sub, dps as surround, etc...

- Para as colunas surround (traseiras) se forem para estar na parede podes ver estes stands de fixacao de parede, tipo isto https://www.amazon.es/dp/B079GVRDWF/ref=nosim?tag=zwame00-21 , se forem para ficar +- no meio da sala os norstone sao bons.

- cabos os kabeldirekt na amzon sao bons, recomendo de 4mm2 para as frontais e 2.5mm2 para as suuround e central

- sim, podes aproveitar e ligar os componentes que já tens ao novo sistema.

Vou-te dar a minha opiniao de um sistema baseado no que referiste, que alem de filmes o vais ultilizar para musica, o sistema que recomendo ja com AVR +colunas frontais e surround + central + sub, é o Pack Yamaha RX-V6A + 3030i + 3010i +3090Ci + SVS SB1000, preço total =1910 euros já com portes, o resto do orçamento seria para os stand e cabos.

A unica coisa que é discutível neste pack seria o subwoofer, em vez de comprares o sb1000, comprares o pb1000, o sb nao tem portico para o bass e é + pequeno, nao chega a frequencias tao baixas como o pb1000, mas o bass é mais preciso e seco, o pb1000 chega a frequencias mais baixa s mas nao é tao preciso e seco como o sb1000, eu pessoalmente iria para o sb1000, pq para musica é melhor que o pb1000 e para filmes também é excelente, além disso como presumo que nao tenhas tratamento acustico, quanto mais bass, mais dificil será lidares com essas frequencias que sao as mais difíceis de tratar, criando ainda mais um boomy bass, o que nao é ideal.

O AVR Yamaha RX V6a ja tem pre-out , quer dizer que no futuro se quiseres melhorar a audição em stereo, para ouvires musica, ja podes ligá-lo au amplificador de potencia ou a um amplificador integrado stereo, o que te recomendo fazer se ouves muita musica, é uma feature muito importante, algo que nem o Denon 2600, nem 2700 possuem, só o 3700, além disso as Qacoustics casam bem sinergicamente com o Yamaha.

As 3030i ja tem um bom bass, ja consegues ouvir em stereo mesmo com o sub desligado e tem um bom SPL.

O ideal seria puderes ouvires vários sistemas, como dizes que pretendes fazer, aconselho-te a faze-lo para teres uma maior experiencia, mas será dificil ouvires a combinaçao das colunas e Avr juntos numa loja fisica.

lê reviews e ouve algumas demos no youtube, para teres uma ideia aproximada do sistema e não do ecossistema :)


Boas,

Caro HomeZero

Primeiro que tudo, muito obrigado pelas excelentes dicas!!
Depois de ler com toda a atenção e cuidado passo a comentar/acrescentar/questionar:

- a instalação do sistema tem que ser obrigatoriamente nesta posição mas acrescento que apesar da sala ter apenas 21,5 m2 de área, esta está ligada a um corredor largo que percorre toda a parede de 6,10 m e que faz a ligação com escadas largas para o primeiro andar e com a sala de jantar...quase tudo open-space. Daqui surge.......

- a intenção de optar por umas frontais tipo floorstanding. Também por achar do ponto de vista estético mais cool...assim sendo, poupava nos stands e esta poupança ajudava a pagar a diferença entre os 2 tipos de colunas. Sempre são mais de €200...

- marcas e tipos de stands (acho carotes) e cabos + posição das colunas, amp etc - OK!

- já procurei umas coisas e demos no youtube e gostei da t/sugestão ((embora a querida não aprecie a estética das QAcoustics))...e de outras, claro!! Especialmente Dali (som) e Klipsch (estética/aspecto)! Acho as Polk com uma excelente relação qualidade / preço!!

- como referi no post anterior, vou já neste fim de semana a duas lojas da especialidade "comer e beber" do assunto e "provar" equipamentos e marcas.

Dúvidas:

- depois de ter esta malta toda em casa é relativamente fácil ligar isto tudo, home cinema & TV? Ou recomenda "tirar um curso"?? ou a malta que vende este material, vai a casa do cliente pôr tudo a funcionar e sincronizar na perfeição?? De borla ou a pagar?? Acha este pormaior negociável?

- depois de pesquisar na net pelo subwoofer sugerido...até me caiu cabelo. Não se acha nada mais em conta ou é quase obrigatório?

- os cabos...sugere usar e apertar com bananas ou direto, que aconselha?

- finalmente, acha expectável que depois desta época natalícia os preços baixem um pouco?

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e paciência e permitam-me dizer o seguinte: VOCÊS FAZEM AUTÊNTICO SERVIÇO PÚBLICO!!

Cumprimentos

PS: peço desculpa por alguma calinada...
 
Boas

Não te aconselho a colocares umas floorstandings nesse espaço, seria muito mau investimento, ainda por cima nessa configuraçao, já que alem de terem de ficar muito perto da parede onde vao estar colocadas, a parede em frente a elas vai ficar tb muito proxima ,acredito que gostes + das floorstandings, mas minha opinião seria um péssimo investimento.

-+-100 por um par de stands nao é caro, tem qualidade e são importantes no sistema ( como tudo o é) ainda por cima nos valores vais investir , arranjas stands de 50euros o par, eu ate tenho uns, mas não te aconselho ires por aí, pq tb tenho os nordstone e valem sem duvida a compra.Os stands para as frontais e traseiras ficaria a 150euros, não acho caro.

Quanto ás colunas, só vocês é que podem decidir, eu apenas aconselhei em sonoridade para a aplicaçao pretendida, quanto as Polk tens de indicar qual o modelo.

Para os cabos nao precisas se bananas, alem disso no futuro aconselho-te a comprares uns melhores, todos os cabos usb, rca e de coluna sao um elemento importante do sistema,(hdmi ja é mais discutivel), mas só dps e se quiseres extrair + do sistema é q recomendo investires nesses elementos, é o ultimo passo a fazer, investir primeiro nas colunas+amp é o +correcto ( ja que tratamento acustico a maior parte das pessoas nao quer fazer).

Ligar os componentes todos e coloca-los no espaço correctamente nao diria que seja fácil , mas ver uns videos e ler na net, é importante, nem que seja para ter um conhecimento básico, pq puderá ser necessári, tb pode pedir ajuda aqui no forum que o pessoal de certeza que o ajudará, claro se comprar ai numa loja todo esse valor que pretende investir, é falar com eles, e ver se podem fazer esse tipo de serviço( loja especializada em som) , ou ver outra empresa ai na sua zona, ja que existem empresas que fazem esse tipo de serviço, ou tb pode pedir a um amigo.

Esse sub é muito bom, dos melhores preço/qualidade do mercado( que eu conheça), e recomendo-o sem hesitar.

Na black friday sempre há umas promoções, de vez em quando tiram o iva, mas normalmente nesta área de tecnologia, tirando algumas lojas, é raro haver promoções, há, mas em produtos descontinuados.

E trata-me por tu, já que eu tb estou a tratar-te assim :)
 
Última edição:
Back
Topo