Quero Partilhar Internet com outro PC, via LAN. Como faço isso?

Gaminger

Power Member
Eu tenho dois computadores. E comprei um cabo RJ45 Cat 5e e liguei-os atrvés da placa de rede um ao outro. Num deles uso o Windows Vista e no outro o XP (e não estou disposto a formatar o Vista). Eu queria ligá-los em rede para ter internet no do Windows XP, já que o do Vista tem um Modem ligádo a ele e funciona tudo na perfeição.

Ora, eu liguei os cabos, o Vista detectou logo uma rede não identificada. No XP Fui ao assistente de ligação ou de redes novas (não tenho a ceretza do nome) e segui os passos de modo a "obter internet ligando a um computador que a tivesse". Depois pediram-me para dar um nome "à minha rede" e dei-lhe o nome de workgroup, que por sinal é o nome que o Vista cria para a rede dele por defeito, e segundo o assistente, os nomes devem ser iguais para estarmos na mesma rede.

Até aí tudo bem. Consigo ver as pastas partilhadas, consigo partilhar ficheiros, tenho dois pc's na rede "rokgroup" (o do vista e do xp) e prontos.

Eu pensei que isso me desse internet no XP mas não dá. Alguém sabe o que eu tenho de fazer?
 
@jpccaldas

Sorry mas não o que isso é :'(

EDIT:::

@ gryle

Estive a ler isso e a seguir os passos mas continuo sem conseguir... e as configurações já estavam todas feitas da forma que dizia lá quando as abri, não alterei nda básicamente.
 
Última edição:
O gateway é um campo que tens nas propriedades da ligação onde metes o IP do computador na rede, que tem acesso à Internet. Se estiveres confuso, vê isto.
Ou seja, nesse campo terás que meter o Ip do pc que tem net.

Cumprimentos.
 
Não consigo alterar o gateway, não dá para escrever nada lá. Já obtive o ip do pc que tem net.

EDIT:::

Já consegui mudar, mas aquilo obriga-me a meter também alguma coisa nos outros campos (um enderço de IP e uma máscara de sub-rede), e não faço ideia o que meter.
 
Última edição:
Pois.

Se sabes o IP do outro, copias mas mudas os ultimos 3 números, ou seja: por exemplo: 192.168.0.X. Entendes.

Espero tar a ser compreesivo, se não diz.

Cumprimentos
 
tens de tambem no pc do vista partilhar a net , senão no pc do xp so tens rede e não net, tenta isso com ip's automaticos, caso nam dê, é que utilizas a tecnica do ip, gateway.

ex:

no windows xp :

na propriedades da ligação da placa > general seleccionas tcp/ip e clicas em propriedades

ip adress caso o do vista seja 192.168.0.1 , no do xp so mudas o ultimo algarismo

no gateway e no dns pões o ip que tens no pc do vista


no vista:

vais na mesma as propriedades da tua ligação e deve ser mais ou menos igual ao do xp.


no ip pões o .1 no gateway e dns .2 por ex

mascara de subrede é automatica ao la clicares

mas costuma ser 255.255.255.0


espero que tenhas percebido
 
Sorry mas eu não percebo nada de redes @Kingjack. E foi isso exactamente o que fiz -.-, comprei um cabo crossover e liguei-o às placas de rede de cada pc e nada funciona... já nem ficheiros consigo partilhar isto está tudo lixado.
 
Uma vez que posso vir a necessitar de configurar uma ligação de rede local com acesso à internet através de um Windows Vista, mesmo que esporadicamente, será que poderias publicar a forma pela qual resolveste o assunto Gaminger?

As dicas aqui deixadas fizeram bastante sentido e são até self-explanatory, mas ler mais uma solução não seria pior. Entretanto, matas também a curiosidade ao jpccaldas. :)
 
Back
Topo