1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quero Programar!!!

Discussão em 'Programação' iniciada por dark_fenix, 23 de Agosto de 2007. (Respostas: 31; Visualizações: 3850)

1. dark_fenix

dark_fenix Power Member

Eu tenho o 12º ano de electrononica e electrotecnia... aprendi um pouco de VB, QB, e a k eu mais gosto ASSEMBLER...

gostava de presseguir caminho nisto da programação, mas os meus estudos ficarm por aki... nao ha possibilidades financeiras para continuar...

o k me aconselham? onde encontrar info sobre C por exemplo...
    kero aprendes mais
    , kero por os neuronios a correr

2. CoolMaster

CoolMaster Power Member

3. dark_fenix

dark_fenix Power Member

eu nao ando pa esses lados men... lol

4. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Acho que C é uma excelente aposta. Tens muitas fontes de informação disponíveis na net. Para começares tens:
    Claro, precisas de ter um compilador. Aconselho-te a fugir de IDEs tipo Visual Studio pois não só vais perder noção daquilo que estás realmente a fazer como também o compilador falha vergonhosamente no suporte das normas de C.

Depois, se quiseres mesmo aprender começa a escrever programas. Começa mesmo por o extremamente básico e vai subindo a partir daí.

Por fim, por muito que leias e por muito que escrevas tu vais ter sempre dúvidas. Para esclarecê-las não há melhor ferramenta que a usenet. Sempre que tenhas uma dúvida faz uma procura pelo registo pois o mais provavel é que já houve alguém que a teve e já houve alguém que esclareceu. Tenta acompanhar as discussões de grupos tipo o comp.lang.c ou o alt.comp.lang.learn.c-c++ pois permite aprender muita coisa subtil, para não falar que no futuro também podes esclarecer outras dúvidas.

A partir disso já estás lançado.

Divergindo um pouco do assunto, hoje o governo anunciou o lançamento de crédito bonificado a alunos do superior. Dá acesso a 2500€ por ano a alunos de licenciatura e é um apoio independente das bolsas de estudo. Informa-te bem sobre isso que se calhar o teu problema de financiamento já não são proibitivos.

5. dark_fenix

dark_fenix Power Member

achas mesmo k isso e verdade? eles a dar alguma coisa a alguem? e os juros depois... naaaa eu nao tenho kem os pague...

6. arkannis

arkannis Power Member

Credo que opinao.

Sim, "eles" dão a quem realmente precisa e está interessado em receber.
    E não, eles não tem vêm pedir o dinheiro de volta depois. (no caso das bolsas de estudo)

As pessoas anti-governo pensam que só as cunhas é que recebem bolsas e afins, mas a realidade não é bem assim, não é assim tao dificil conseguir uma bolsa para o ensino superior. Digamos que se não tiveres condições para receber bolsas, o mais provável é teres condições para conseguires pagar os teus estudos (ainda que com alguns esforços como é lógico)

Última edição: 23 de Agosto de 2007
  7. blueocean

blueocean Power Member

com o €€€ que se paga de impostos deveria haver mais bolsas nao ha duvida, mais investimentos na educação.. mas nao o governo so corta pq pra eles esta bom .. eles podem pagar na boa com os seus ordenados maravilha.. e o que mais me choca é que a oposição é igual discutem no parlamento mas depois vao jantar juntos e sao todos amigos (nao faças aos outros o que nao gostarias que te fizessem, hoje estao lá eles amanha estamos lá nós ... )... isto dá pra todos..

e claro uma pessoa até pode à apertado ir estudar mas depois tens as escolas que dificultam uma ou outra coisa pra manter lá os alunos pra viverem à conta unicamente dos alunos e se tornarem auto-suficientes, isto pq o governo corta e corta subsídios.. depois levas com um processo de Bolonha pra te estragar as contas e no fim disto tudo escolhes-te o curso errado pq a tua escolha nao tem saidas profissionais :)

conclusão X anos de investimento em que poderias estar a trabalhar a ganhar algum e a sobreviver

era bonito ver as parcelas todas somadas
    com as despesas do governo
    e ver que 1+1 = 0.5 ou nem tanto

mas voltando ao tópico sem duvida linguagem C é o melhor sitio pra começar... ainda mais pq está presente em todo o lado.. e se sabes programar em pascal a teoria é a mesma só mudam os comandos... e se te safas em electrónica podes sempre fazer umas coisas engraçadas...

8. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

E claro, há escolas como o ISEL que oferecem cursos em regime nocturno, o que permite tirar o curso enquanto se trabalha durante o dia. Se contarmos com isso, com a bolsa, com os empréstimos bonificados e com um trabalho então torna-se bem possível tirar um curso.

Claro, é bem mais difícil que dedicares-te exclusivamente a um curso. No entanto, se realmente quiseres apostar num curso superior então não te podes queixar que não te é acessível. É mas para isso é preciso vontade.

9. neoon

neoon Power Member

é um bom caminho... C foi por ai que comecei

C é a linguagem mãe de programação muitas outras foram construidas em C. existe um livro espetacular que ensina a programar em C, em tuga claro. muito claro e muito bom...

Chama-se C de Luis Damas começa por aqui não é muito caro e é muito didatico

10. HecKel

HecKel The WORM

Ah? C é a linguagem mãe como assim? Já existiam linguagens bem antes de C, aliás, o C até vem do B que por sua vez vem do BCPL.

Sobre o livro, de facto é uma boa recomendação ;)

HecKel

11. metRo_

metRo_ Power Member

Será mesmo assim?! tenho um amigo meu que entrou na faculdade e conseguiu subsidio para continuar a estudar e ele vive só quase disso e demais um part-time ao fds.... Tudo bem que neste país é o que todos sabemos...mas será que procuras-te os apoios certos?!

12. neoon

neoon Power Member

muito simples, qual a linguagem utilizada para a criação do Java? C++? Base de dados Oracle?

com que linguagem achas que foi feito o sistema operativo mais robusto que existe, UNIX?

porque razão B não vingou?

qdo falo em linguagem mãe, falo na linguagem que mais foi utilizada para desenvolver outras linguagens e sistemas operativos. de onde vem o core do linux?

investiga uma beca ficaras surpreendido...

abraços

outro conselho meu é após "dominares" C, linguagem estruturada, passa para uma OO. como o Java por exemplo

13. HecKel

HecKel The WORM

Isto vai uma beca offtopic, mas UNIX não é feito só em C, e B não vingou, apenas evoluiu para C.

C é de facto uma linguagem bastante importante, no entanto não é a linguagem mãe, é isso que estou a contra-argumentar e não se é importante ou não, isso é mesmo irrefutável.

HecKel

14. dark_fenix

dark_fenix Power Member

Eu so sei direitinho o Assembler... isto sim é a lingua MAE... :P
    é a k eu sei ;) ...
    quanto a ir estudar, eu adorava, mas nao confio nessas maravilhas de bolsas...
    talvex eu va trabalhar e estudar ao mesmo tempo...

seguindo em frente... O java consiste em k? alguem explica?

eu tenho conhecimentos de assembler, VB, QB, basic stamp...

15. dark_fenix

dark_fenix Power Member

é... estive a ler por ai no forum... alguem sabe o nome de algum simulador e compilador de linguagem C?
    eu vou ter tanto de programar... ai ai!!!

akelas makinas da domotica... centrais de intrusao a comunicar com tudo o k pode haver numa casa... akiolo é k vai ser.... etc, estores das janelas, estações meteeologicas, segurança na piscina... help me :) :)
    .
    .
    .
    dificil :P

16. neoon

neoon Power Member

desisto, mas no entanto UNIX foi REESCRITO em C, core

e B foi abandonado devido às limitações que tinha

evoluiu é uma palavra simpatica para abandono

17. dark_fenix

dark_fenix Power Member

e ajudar-me a mim? k é o tema do POST? :P

18. neoon

neoon Power Member

numa frase "esquece quase tudo o que aprendeste"...

a semantica do java é completamente diferente, o java é Object Oriented puro (OO), ou seja tudo são objectos...

um objecto é composto por caracteristicas/atributos e comportamentos e os objectos trocam mensagens entre si

quando queres representar o teu universo de analise deves primeiro criar os teus objectos e só depois é que os podes colocar a "falar" entre si

se conseguires perceber o conceito que tudo são objectos e pensar orientado a objectos, tás safo...

o meu conselho é saibas primeiro C, dá caco (miolos), e depois java puro. tens um "e-book" Thinking in Java salvo erro é muito bom.

duvida, um quadrado é um rectangulo ou um rectangulo é um quadrado?

19. CoolMaster

CoolMaster Power Member

@ neoon

Nem tudo em java são objectos, existem dados chamados de dados primitivos que não são objectos. Falo dos int, float, double, char, boolean, short e byte. Existem class wrappers para estes dados caso necessites mesmo de objectos para estes tipos, no entanto penso que essas classes usem mesmo os primitivos por isso usa-las só em situações mesmo necessárias porque a nivel de velocidade os primitivos são mais rápidos.

Quanto a aprender C primeiro, acho que sim... como já disse imensas vezes, se não fosse C nos meus primordios da programação eu nunca teria todo o background que tenho agora, nunca mesmo!

20. blueomega

blueomega Power Member

nas versões mais recentes de java, salvo erro a 5, é feito o boxing e unboxing automaticamente(passar de primitivo para wc e vice versa), não é preciso mexer em wrapper classes para dados primitivos

Partilhar esta Página