Quero saber que disco e que memórias o meu PC pode levar

Jose Miguel Gom

Power Member
Boa tarde.

Tenho um velhinho Pentium IV a 3.2 Ghz e queria colocar-lhe um disco e umas memórias mais rápidas.

Como posso saber o que é e o que não é compatível com ele?

Um abraço e obrigado.
 
Bem, o cpu-z diz que a minha motherboard é uma MSI MS-7058 100, com chipset Intel i915P/i915G. Numa pesquisa rápida cheguei a este site http://www.msicomputer.com/product/p_spec.asp?model=915P_Combo-FR que me parece ser o que diz as características da motherboard. Espero não me ter enganado.

É por aí que vejo o tipo de memórias que posso colocar?


Pelo que me parece só podes colocar um máximo de 2GB de DDR2 a 533 mHZ. Duvido que arranjes em 1ª mão módulos com essa frequência, mas podes sempre por modulos 667mHz que eles funcionam à velocidade máxima suportada pela MB, e podes por-lhes uns timmings mais agressivos.
 
Ok, então em relação às memória já estou a ver até onde posso ir: 2GB de DDR2 a 533 mHZ

Agora, em relação ao disco rígido. Como sei o que posso pôr?

Há vários tipos de discos, sendo os mais usuais os IDE's e SATA's. Vê as specs da tua board para ver qual deles aguenta. Ou só IDE ou SATA e IDE.
 
Hmm, não sei se estou a ver bem a coisa. É isto?

On-Board IDE One Ultra DMA 66/100 IDE controller integrated in ICH6•Supports PIO, Bus Master operation modes •Can connect up to 2 Ultra ATA drives Serial ATA 150 controller integrated in ICH6•Up to 150MB/s transfer speed •Can connect up to 4 Serial ATA drives •Supports ACHI controller •Supports SATA hot plug

VIA 6410 IDE RAID Controller •Integrate two Ultra DMA 66/100/133 IDE controllers•Support RAID (0,1 and 0+1)
•Connect upto 4 Ultra ATA 133 devices
 
Não fui ver que tipo de memórias a tua motherboard aceita. Mas cada tipo de memórias, SDRAM, DDR1, DDR2, tem um encaixe diferente. Portanto não podes fazer "mixes" entre memórias.
 
Não fui ver que tipo de memórias a tua motherboard aceita. Mas cada tipo de memórias, SDRAM, DDR1, DDR2, tem um encaixe diferente. Portanto não podes fazer "mixes" entre memórias.

Boas.

Eu não quero fazer mixes de memórias. Eu quero 2GB (2x1) de DDR2 a 533 mHZ

A minha dúvida é saber que memórias "encaixam" na minha motherboard. O tipo acho que é DIMM, mas só há um tipo de memórias DIMM? E quanto ao número de pinos? É sempre o mesmo?

Não sei se me estou a fazer entender :/
 
Mas já te responderam a essa pergunta... Podes colocar memórias do tipo DDR2.
A tua board só aguenta frequencias até 533. Mas como hoje em dia não devem existir modulos de 1GB a 533, tens que comprar à frequencia de 667 ( estas sim ainda comercializaveis ). A unica coisa que irá acontecer é a tua motherboard limitar a frequencia para 533. Mas tirando isso, não ha problema.
 
Então isto "2GB (2x1) de DDR2 a 533 mHZ" é o suficiente para definir o tipo de memórias que a minha motherboard aceita? Não tenho de referir o tipo e o numero de pinos? Qualquer coisa como "2GB (2x1) DDR2 4200 533MHZ DIMM 240 PIN". Este tipo de memórias encaixa na minha motherboard?


 
Esquece o número de pins, e concentra-te apenas no tipo de memórias que suporta. Neste caso DDR2. Sim, essas memórias são compativeis com a tua board.
 
Pelo que me parece só podes colocar um máximo de 2GB de DDR2 a 533 mHZ. Duvido que arranjes em 1ª mão módulos com essa frequência, mas podes sempre por modulos 667mHz que eles funcionam à velocidade máxima suportada pela MB, e podes por-lhes uns timmings mais agressivos.

É seguro que posso colocar umas DDR2 a 667mHz?

Eu deveria ter em atenção o CAS Latency? Já andei a ver algumas memórias mas não percebo muito bem. Por exemplo, se uma for CL4 e outra CL5, qua é a melhor?

E é possível haver memórias com uma designação do tipo "2GB (2x1) DDR2 4200 533MHZ DIMM" com CL's diferentes?

Muito obrigado pelas respostas,
 
O CAS Latency tem haver com a latência das memórias. Não há problema colocares memórias com latências diferentes.
Em relação à frequência, podes colocar sem problemas.
Não percebo o teu receio =P
 
Não tenho receio, mas já que vou comprar umas memórias aproveito e fico bem informado :) Já que vou comprar 2 memórias de 1GB cada uma, compro-as exactamente iguais e com a mesma latência.

Para rematar a questão:
Se uma for 2GB (2x1) DDR2 4200 533MHZ DIMM CL4 e outra 2GB (2x1) DDR2 4200 533MHZ DIMM CL5, qual é a melhor?
 
Quanto mais baixa for a latência melhor. Mas se queres que te dê a minha opinião, não vale a pena o custo adicional de umas memórias com laténcia inferior.
 
Back
Topo