Quero seguir Design Gráfico

Boas, estou no 9º ano e tenho de começar a pensar no que quero seguir no 10º ano. Tive a pensar no que queria seguir, e queria seguir alguma área que tenha haver com informática, web design, programação, design gráfico etc.
Tive a pensar tambem em seguir tecnico multimédia mas ainda tenho duvidas sobre o que engloba.
Alguem me pode ajudar ou dar dicas?
Cumps.
 
boas manata13. tive a tirar um curso tecnológico de multimédia no secundário e sinceramente gostei. Abriu-me algumas portas. É um bom curso, relacionado com cinema, gráfico, som... Esse tipo de coisas que hoje em dia está a dar algum (bom) dinheiro. Se gostas de 'inventar', fazer coisas novas, desenhar, inovar, criar, então estás no curso certo. É a minha opinião que já ando neste mundo do design à uns 5 anitos... Mas, não é assim tão fácil, há que ser diferente. Isso é a chave do sucesso. Espero ter ajudado... (:
 
Sim, desenvolve um bocado. Estou agora no 11º e ando ainda muito indeciso em que área seguir, ou Eng. Informática ou então seguia Multimédia, numa faculdade como essa, por exemplo.
A nível de design é a melhor faculdade do país e está entre as melhores da Europa, apesar de eu ter frequentado o curso de design de comunicação estou totalmente informado sobre o de multimédia e posso-te dizer que é muito bom.
Agora convém saberes do que se trata o curso e do que queres fazer no futuro porque vais ter que fazer opções no decorrer do mesmo, é um curso muito experimental e abrange muita coisa (3D, webdesign, motion graphics, som, instalações multimédia, animação, vídeo, guiões, etc, já existiu game design mas foi cancelado, pode voltar).

Apesar de tudo, até agora e dada a alta procura dos alunos pela área, é um curso muito virado para o web design, aqueles que querem, por exemplo, realizar trabalhos de vídeo estão um bocado limitados.

Define bem o que queres porque multimédia não é só estar nos computadores, principalmente na ESAD onde vais ter aulas de desenho e muita teoria.
 
A nível de design é a melhor faculdade do país e está entre as melhores da Europa, apesar de eu ter frequentado o curso de design de comunicação estou totalmente informado sobre o de multimédia e posso-te dizer que é muito bom.
Agora convém saberes do que se trata o curso e do que queres fazer no futuro porque vais ter que fazer opções no decorrer do mesmo, é um curso muito experimental e abrange muita coisa (3D, webdesign, motion graphics, som, instalações multimédia, animação, vídeo, guiões, etc, já existiu game design mas foi cancelado, pode voltar).

Apesar de tudo, até agora e dada a alta procura dos alunos pela área, é um curso muito virado para o web design, aqueles que querem, por exemplo, realizar trabalhos de vídeo estão um bocado limitados.

Define bem o que queres porque multimédia não é só estar nos computadores, principalmente na ESAD onde vais ter aulas de desenho e muita teoria.

Antes de mais agradeço pela excelente resposta.

E para mim era uma excelente opção porque fica bem perto de minha casa. As áreas abrangidas pelo curso são algumas das que eu tenho bastante interesse, como é o caso do 3D, webdesign e vídeo e alguma fotografia também.

Sempre tive um gosto especial pela multimédia e mesmo o design tradicional, aprendi muito de forma "auto-didacta", assim como sempre que tenho tempo faço uns trabalhos. De facto, só não faço mais por falta de tempo devido ao que o curso em que estou a seguir agora no secundário exige de nós.

Consigo claramente imaginar-me a fazer disto a minha vida, mas por vezes tenho receio. Serão as saídas profissionais desta área realmente boas e minimamente garantidas?
 
As saídas destas áreas criativas só dependem apenas da qualidade do nosso trabalho, eu diria que uns 80% das pessoas que tiram um curso de design não conseguem emprego decente na área (vamos esquecer aqueles empregos de "design" em gráficas a fazer convites de casamentos e foto manipulações a retratos, entre outras tarefas semelhantes) mas sendo bom consegues emprego.

O maior problema de quase todos os estudantes desta área é a sua passividade, vejo poucas pessoas a sairem da faculdade com um portofólio próprio que não seja apenas composto pelos trabalhos da faculdade e isto é um grande problema... nenhuma empresa olha para as notas da faculdade quando emprega um recém licenciado em design.

O mais importante é investir muito tempo na construção de um bom portofólio, seja ele com trabalhos de clientes reais ou projectos pessoais, de modo a que, quando se acabe o curso, se tenha algo sólido para se mostrar às empresas.

Mas se aprendes muito de forma auto didacta já tens meio caminho andado, eu diria que 90% do que aprendi relacionado com o design foi de forma auto didacta, a faculdade apenas introduz as várias matérias e técnicas, o resto é tudo desenvolvido por nós.

A ESAD só tem o problema de ser privada, não sei se já sabias disto mas é um curso caro.
 
Claro, nessa área o que sempre penso é que a faculdade serve mais para consolidar alguns conhecimentos básicos e ter licença, porque o mais importante temos de desenvolver por iniciativa própria.

Por acaso não fazia ideia, li apenas que as propinas de candidatura eram 165€. Alguma ideia de quanto ficará mais?
 
Boas manata13.

Eu tirei um curso de programacão e devo dizer que se torna dificil para quem não gosta.
Envolve muita matemática, lógica, paciência e dedicação. Não é pera doce.

Nao é para te assustar mas imagina teres um programa criado com 1 milhão de linhas de código.
Esse programa não funciona e o erro está num . (ponto)
Ou melhor, a falta dele para o programa funcionar correctamente.
E encontrar o sítio onde ele pertence?
Tens de andar a ler linha a linha, pensar como o programa, seguir os passos todos do programa, verificar todas as linhas de código.


Eu gostei de ter tirado programação. Ficas com exelentes noções de como tudo é feito.
Tanto softwares como hardwares. Sim os hardwares também levam com programação em cima.

"Abre-te" muitas portas, mas sem dúvida é o mais dificil.
 
Boas outra vez! Eu comecei tambem a pensar em seguir marketing e agrada-me a ideia, mas a minha duvida é, devo seguir um curso profissional de Marketing, ou ir para ciências para depois ir para a universidade tirar marketing. Isso abriaria-me mais portas? Lembro que tou no 9º ano e ainda estou indeciso sobre o que irei seguir
Cumps
 
Pesquisei um pouco e pelos vistos a mensalidade na ESAD ronda os 300€, alguém me consegue confirmar isto? E se assim for, compensa realmente, saímos de lá com uma boa preparação?

Cumprimentos.
 
Eu no ano passado pagava à volta dos 300 e tal euros, penso que não chegava aos 350€, é carita...

Se é a área que queres seguir compensa, é uma boa faculdade e sais de lá bem preparado para o mercado de trabalho, principalmente se o que queres fazer é web design porque o curso de multimédia, infelizmente ou felizmente, é bastante virado para essa área dada a grande procura. Mas penso que este ano já tentaram mudar isso e para o ano provavelmente estará ainda melhor distribuído.

Tem também a vantagem de ser uma das faculdades com maiores credenciais, os empregadores vão sempre lá procurar estagiários.
 
Eu no ano passado pagava à volta dos 300 e tal euros, penso que não chegava aos 350€, é carita...

Se é a área que queres seguir compensa, é uma boa faculdade e sais de lá bem preparado para o mercado de trabalho, principalmente se o que queres fazer é web design porque o curso de multimédia, infelizmente ou felizmente, é bastante virado para essa área dada a grande procura. Mas penso que este ano já tentaram mudar isso e para o ano provavelmente estará ainda melhor distribuído.

Tem também a vantagem de ser uma das faculdades com maiores credenciais, os empregadores vão sempre lá procurar estagiários.

Sim é de facto a área que quero seguir e não sei de mais nenhuma faculdade a não ser esta. Ainda tenho mais um ano pela frente, estou no 11º, mas espero que quando chegar a altura tenha as possibilidades de ir estudar para lá.

E a nível de média? É alta? Ou nem sequer entra para a candidatura?
 
Quando entrei, há uns 5 anos, a média pouco ou nada interessava, de qualquer maneira entrei com uma média boa mas mesmo com uma média negativa, entras com certeza, eles querem é o dinheiro ao fim do mês.
 
Então não devo ter problema, acabei o 10º com uma média de 17 e o 1º período do 11º com média de 16,3. E como tenho Geometria Descritiva em vez de Biologia consigo ter um dos exames necessários para a candidatura.
 
Quando entrei, há uns 5 anos, a média pouco ou nada interessava, de qualquer maneira entrei com uma média boa mas mesmo com uma média negativa, entras com certeza, eles querem é o dinheiro ao fim do mês.

Essa intervenção é a que melhor descreve a ESAD. Tem um corpo docente muito fraco (salvo raras excepções) onde se incluem alguns ex-alunos sem qualquer experiência do mercado de trabalho. Pode-se dizer que é uma escola "Morangos com Açucar", onde basta desembolsar para entrar no mundo cor-de-rosa.
 
Back
Topo