Quero seguir Design Gráfico

Essa intervenção é a que melhor descreve a ESAD. Tem um corpo docente muito fraco (salvo raras excepções) onde se incluem alguns ex-alunos sem qualquer experiência do mercado de trabalho. Pode-se dizer que é uma escola "Morangos com Açucar", onde basta desembolsar para entrar no mundo cor-de-rosa.
Curiosamente é a escola de design mais prestigiada do país e uma das melhores da Europa.

Aquela intervenção descreve qualquer faculdade privada, não apenas a ESAD e esse teu comentário só descreve a abismal ignorância que possuis, desde quando é que aceitarem qualquer pessoa reduz a qualidade da faculdade?

O corpo docente, salvo algumas excepções, é de grande qualidade, até têm algumas das "estrelas" do design nacional como o Dino dos Santos que é um dos melhores tipógrafos do mundo, assim como outros que são excelentes designers, obviamente há excepções e há professores detestáveis e que nada percebem mas, a nível geral, tem um excelente corpo docente. Os tais ex-alunos a dar aulas, há em todas as faculdades, não vejo o problema nisso, por acaso tive aulas com um desses ex-alunos e aprendi bem mais e melhor que com outro professor já experiente no ano anterior (e na mesma disciplina).

Mas admite lá, isso é tudo frustração por não teres tirado lá o curso? Tanto rancor hehe :)
 
Mas admite lá, isso é tudo frustração por não teres tirado lá o curso? Tanto rancor hehe :)

Rancor do que? Não é por teres o canudo que te safas melhor no mundo do trabalho, sais de lá com muita "lábia" mas quando chegas ao "real world" vês que as coisas não são tão cor de rosa como te pintaram...

Atenção que não estou a defender nem a atacar ninguém, estou é farto de conversas do género "ah tenho DR tu não, por isso sou melhor que tu"
 
Deram-te uma boa conversa de treta. O resto da tua resposta não tem maturidade suficiente para merecer resposta. Entrei na ESAD no ano de 2000 ainda tu não tinhas pelinhos no pirilau.
O resto da minha resposta não tem maturidade suficiente para merecer resposta ou tu simplesmente não tens argumentos para a dar?
Entrares na ESAD em 2000 ou em 2010 nada me diz, onde queres chegar com isso? Queres dizer que és mais velho e tens mais experiência que eu logo a tua opinião é mais válida?
Sinceramente continuo com a opinião que há muita frustração aí escondida mas posso estar errado, não te conheço nem conheço o teu trabalho, se é que trabalhas na área mas não me venhas dizer que estou errado quando digo que é a escola de design mais prestigiada do país e uma das melhores da Europa porque não o vais conseguir fazer, e qualquer empregador concorda comigo.

Rancor do que? Não é por teres o canudo que te safas melhor no mundo do trabalho, sais de lá com muita "lábia" mas quando chegas ao "real world" vês que as coisas não são tão cor de rosa como te pintaram...

Atenção que não estou a defender nem a atacar ninguém, estou é farto de conversas do género "ah tenho DR tu não, por isso sou melhor que tu"
Mas quem te disse que tenho o canudo? Eu sou provavelmente um dos melhores exemplos do país de alguém que, sem canudo, consegue ter mais exposição e sucesso que a maior parte dos que têm licenciatura, não, não vou ser humilde.

Estou no último ano do curso de design de comunicação, já trabalho na área desde o primeiro ano logo tenho mais experiência que 99% dos alunos, com um portofólio bastante extenso e com grandes clientes, e posso dar-me ao luxo de arranjar emprego praticamente onde quiser, portanto sou o primeiro a afirmar que uma licenciatura em design não significa absolutamente nada, muitos dos melhores designers do mundo não têm canudo e não precisam dele.

Sei perfeitamente, por experiência própria, que uma licenciatura de nada vale quando não há um enorme investimento na auto aprendizagem e na auto promoção

Aliás, até sofro na pele dessa parvoíce de que o canudo é importante, já ouvi um certo professor duma certa faculdade de Lisboa de design a falar mal de mim num qualquer documentário sobre design nacional, disse claramente que alguém sem licenciatura não pode merecer o destaque de alguém com uma licenciatura, o que, vindo de alguém que ensina, me incomoda.
 
Última edição pelo moderador:
Concordo contigo, até porque agora lembrei- me de um amigo que trabalha nesta área e nem licenciado é. Safa- se perfeitamente e praticamente ando nisto á 10 anos desde que começou a trabalhar e já passou por várias empresas. E já tive oportunidade de trabalhar com ele e realmente é bastante criativo e tem um portfólio bastante interessante.
 
O resto da minha resposta não tem maturidade suficiente para merecer resposta ou tu simplesmente não tens argumentos para a dar?
Entrares na ESAD em 2000 ou em 2010 nada me diz, onde queres chegar com isso? Queres dizer que és mais velho e tens mais experiência que eu logo a tua opinião é mais válida?
Sinceramente continuo com a opinião que há muita frustração aí escondida mas posso estar errado, não te conheço nem conheço o teu trabalho, se é que trabalhas na área mas não me venhas dizer que estou errado quando digo que é a escola de design mais prestigiada do país e uma das melhores da Europa porque não o vais conseguir fazer, e qualquer empregador concorda comigo.

1º - Como bem dizes, não me conheces de lado nenhum, logo não sabes qual é a minha formação e o que faço profissionalmente. Não te fica bem ser presunçoso e mal educado.
2º - Segundo as tuas palavras 80% dos alunos da ESAD não conseguem colocação profissional em condições. Isto para quem paga mais de 300€ por mês durante 3 anos (mais extras em material) na melhor escola de design do país (segundo as tuas palavras também) é um indicador do fraco sucesso do ensino da ESAD (isto já são palavras minhas).
3º - O filme que muitos "pintam" que até há anúncios que pedem expressamente alunos da ESAD é uma grande treta. Não existem, logo as expectativas que a escola dá aos alunos são falsas.
4º - O facto de teres participado em alguns concursos e teres feitos capas de borla para Computer Arts não faz de ti um bom profissional. Ao contrário de ti sou contra essse tipo de exploração. Quem quer o meu trabalho paga, e bem.
5º -Tens um ego demasiado grande para o teu portefólio.
 
1º - Como bem dizes, não me conheces de lado nenhum, logo não sabes qual é a minha formação e o que faço profissionalmente. Não te fica bem ser presunçoso e mal educado.
2º - Segundo as tuas palavras 80% dos alunos da ESAD não conseguem colocação profissional em condições. Isto para quem paga mais de 300€ por mês durante 3 anos (mais extras em material) na melhor escola de design do país (segundo as tuas palavras também) é um indicador do fraco sucesso do ensino da ESAD (isto já são palavras minhas).
3º - O filme que muitos "pintam" que até há anúncios que pedem expressamente alunos da ESAD é uma grande treta. Não existem, logo as expectativas que a escola dá aos alunos são falsas.
4º - O facto de teres participado em alguns concursos e teres feitos capas de borla para Computer Arts não faz de ti um bom profissional. Ao contrário de ti sou contra essse tipo de exploração. Quem quer o meu trabalho paga, e bem.
5º -Tens um ego demasiado grande para o teu portefólio.
Só demonstras mais uma vez a tua absoluta ignorância em relação a tudo.

Em primeiro lugar a empregabilidade de um curso em nada dita a qualidade ou não do mesmo, se há fraca empregabilidade é porque há 9193412939213919123391239129 designers no mercado, há uma saturação extrema, a tua comparação é parva e não faz qualquer sentido. E nem vou comentar o facto de achares que, pagando 300€ por mês, se garante um emprego no final do curso, não sei ao certo se estás a gozar ou não, espero que estejas.
Em segundo lugar eu nunca disse que há anúncios que pedem expressamente alunos da ESAD, não sei onde foste buscar isso e não gosto que me ponham palavras na boca, disse sim que é uma escola com grande prestígio nacional e internacionalmente, podes bater o pé, fazer birra e dar com a mão na mesa mas isto nunca vai deixar de ser um facto.
Em terceiro lugar, o meu portofólio não é para aqui chamado mas se o queres mesmo fazer apenas fiz uma capa de borla e com várias condições, a outra, para a Computer Arts original, a inglesa, foi paga e não é de todo o melhor do meu portofólio, pelo contrário, foi das menos bem pagas mas não vou entrar em mais detalhes, muito menos contigo.

O resto não merece resposta.
 
Última edição:
Tens algum portfólio online? (atenção que não te estou a picar, apenas gostava de ver porque me interesso bastante pela área)

Obrigado
FredericoCabaço
 
Boas pessoal em guerra =D xD
Anyway quanto ao tópico, se bem que não seja da ESAD que vos venho falar, o ISMAI também possui um curso que a meu ver, leigo contudo, é um bom curso, Tecnologias de Comunicação Multimédia (o qual estou no 3ºano) e ainda tens outro mais artístico, Artes e Multimédia também no ISMAI.
Quanto a ESAD não me posso pronunciar mas um dos professores do meu curso da aulas e esta internamente ligado com a ESAD, e posso dizer numa única palavra todas as aulas dele :) BullShit :) anyway quanto a ESAD não sei mais mas apenas esse docente de la já me mostra alguma coisa, e muito pessoal qe não passa no ISMAI vai para lá, agora se é melhor ou não, não sei tou feliz no ISMAI e nao trocaria por nada por outra qql faculdade ;)
 
Boas pessoal em guerra =D xD
Anyway quanto ao tópico, se bem que não seja da ESAD que vos venho falar, o ISMAI também possui um curso que a meu ver, leigo contudo, é um bom curso, Tecnologias de Comunicação Multimédia (o qual estou no 3ºano) e ainda tens outro mais artístico, Artes e Multimédia também no ISMAI.
Quanto a ESAD não me posso pronunciar mas um dos professores do meu curso da aulas e esta internamente ligado com a ESAD, e posso dizer numa única palavra todas as aulas dele :) BullShit :) anyway quanto a ESAD não sei mais mas apenas esse docente de la já me mostra alguma coisa, e muito pessoal qe não passa no ISMAI vai para lá, agora se é melhor ou não, não sei tou feliz no ISMAI e nao trocaria por nada por outra qql faculdade ;)

Boas, desconhecia essa faculdade com esse curso e visto ser relativamente perto da zona onde moro também poderá ser uma opção a tomar. O que envolve ao certo o curso de Tecnologia de Comunicação Multimédia? Disciplinas? E a média de entrada para este ano qual foi? (Estive a ver no site e não encontrei).

Cumprimentos.
 
Boas, desconhecia essa faculdade com esse curso e visto ser relativamente perto da zona onde moro também poderá ser uma opção a tomar. O que envolve ao certo o curso de Tecnologia de Comunicação Multimédia? Disciplinas? E a média de entrada para este ano qual foi? (Estive a ver no site e não encontrei).

Cumprimentos.

Boas, depende do ramo que seguires, tens o plano de estudos no Site do ISMAI =) mas alguma cadeira que não saibas o que dão podes perguntar-me :P
Quanto a média, tal como a ESAD é privada logo não há medias ;)

Cumprimentos,
 
Boas, depende do ramo que seguires, tens o plano de estudos no Site do ISMAI =) mas alguma cadeira que não saibas o que dão podes perguntar-me :P
Quanto a média, tal como a ESAD é privada logo não há medias ;)

Cumprimentos,

Pensei que era pública. :( Qual é a mensalidade? Fica mais ou menos igual à ESAD?

Alguém sabe de alguma faculdade pública onde possa tirar um curso de Design Gráfico/Multimédia e que aceite como prova de ingresso GD A (estou em ciência e não tenho nem Desenho nem História e Cultura das Artes) ?
 
Boas, a ESAD creio que seja 350euros, o ISMAI é 300euros :P
Eu por acaso tenho bolsa de estudo na medida em que não pago a licenciatura :P

Quanto a tua questão por ventura nã conheço, lembro-me vagamente que ha uns anos a ESE tinha Audiovisual mas não era deles, era uma outra faculdade que la tinha a dar aulas, não me recordo bem desculpa de qql das maneiras fui ao site da ESE e nao encontrei informação, entretanto fui ao acesso ao ensino superior e tambem nada :/ mas da uma olhada tu :)

http://www.acessoensinosuperior.pt/indarea.asp?area=III&frame=1

cumpx
 
Boas, a ESAD creio que seja 350euros, o ISMAI é 300euros :P
Eu por acaso tenho bolsa de estudo na medida em que não pago a licenciatura :P

Quanto a tua questão por ventura nã conheço, lembro-me vagamente que ha uns anos a ESE tinha Audiovisual mas não era deles, era uma outra faculdade que la tinha a dar aulas, não me recordo bem desculpa de qql das maneiras fui ao site da ESE e nao encontrei informação, entretanto fui ao acesso ao ensino superior e tambem nada :/ mas da uma olhada tu :)

http://www.acessoensinosuperior.pt/indarea.asp?area=III&frame=1

cumpx

Boas, uma bolsa realmente dava muito jeito. O que precisaste para a obter?

Dei uma vista de olhos e encontrei algumas públicas, as médias são relativamente altas, mas nada de muito preocupante, pelo menos para mim. Resta saber qual a melhor.

Cumprimentos.
 
Tens algum portfólio online? (atenção que não te estou a picar, apenas gostava de ver porque me interesso bastante pela área)

Obrigado
FredericoCabaço
Sim, podes vê-lo aqui ou aqui


Engraçado como gente que vai para o desemprego defende de maneira tão renhida a escola que os forma.
Pois, realmente esqueci-me que a taxa de empregabilidade dos cursos de design é de 0.0%

Kevin04PT eu também estive num curso de ciências no secundário e entrei em design de comunicação com a prova de história da arte sem nunca ter tido aulas da mesma, com um mesito de estudo tiras boa nota sem qualquer problema :)
 
Última edição:
Sim, podes vê-lo aqui ou aqui



Pois, realmente esqueci-me que a taxa de empregabilidade dos cursos de design é de 0.0%

Kevin04PT eu também estive num curso de ciências no secundário e entrei em design de comunicação com a prova de história da arte sem nunca ter tido aulas da mesma, com um mesito de estudo tiras boa nota sem qualquer problema :)

Isso da taxa de empregabilidade foi pura ironia ou realidade?

Não querendo entrar na discussão, bons trabalhos no teu portfólio, gostei. ;)

Sim, mas se tiver ainda exame de Fq e GD A vai ser dificil estudar para os três ao mesmo tempo, mas poderei tentar, obrigado pela dica.
 
Só demonstras mais uma vez a tua absoluta ignorância em relação a tudo.

Em primeiro lugar a empregabilidade de um curso em nada dita a qualidade ou não do mesmo, se há fraca empregabilidade é porque há 9193412939213919123391239129 designers no mercado, há uma saturação extrema, a tua comparação é parva e não faz qualquer sentido. E nem vou comentar o facto de achares que, pagando 300€ por mês, se garante um emprego no final do curso, não sei ao certo se estás a gozar ou não, espero que estejas.
Em segundo lugar eu nunca disse que há anúncios que pedem expressamente alunos da ESAD, não sei onde foste buscar isso e não gosto que me ponham palavras na boca, disse sim que é uma escola com grande prestígio nacional e internacionalmente, podes bater o pé, fazer birra e dar com a mão na mesa mas isto nunca vai deixar de ser um facto.
Em terceiro lugar, o meu portofólio não é para aqui chamado mas se o queres mesmo fazer apenas fiz uma capa de borla e com várias condições, a outra, para a Computer Arts original, a inglesa, foi paga e não é de todo o melhor do meu portofólio, pelo contrário, foi das menos bem pagas mas não vou entrar em mais detalhes, muito menos contigo.

O resto não merece resposta.

1º - Quem paga 350€ por mês + despesas de material durante 3 anos (estamos a falar de cerca de 15.000€ de investimento) deve ponderar se realmente vai ter frutos do mesmo. 80% de probabilidades de ir parar a um Mc Donald's em vez de trabalhar na área que investiu dá que pensar.
2º - Não deves ter muito jeito para a leitura, fui eu que fiz essa afirmação em relação às empresas que pedem alunos da ESAD nos anúncios. Na altura que entrei na ESAD era uma afirmação recorrente de alguns profesores.
3º - Já mudaste o discurso de "mehor escola do país e europa" para "uma escola com grande prestígio nacional e internacional".
4º - O portefólio, e não portofólio (mesmo que vivas no Porto) é imprescindível apresentar para arranjares emprego principalmente para quem afirma: "posso dar-me ao luxo de arranjar emprego praticamente onde quiser".

A tua postura é típica de um aluno da ESAD pseudo-queque "cheio de ranho no nariz".
 
Já vamos na correcção dos erros ortográficos? Tens noção que quem inicia tal coisa ou é uma criança de 12 anos ou não tem qualquer argumento e começa a pegar nos erros ortográficos?
Provavelmente é misto de ambos no teu caso mas adiante.

Vou-te esclarecer uma coisa, quem tem uma mentalidade como a tua, em que se baseia em percentagens de empregabilidade para escrever o seu futuro, nunca vai chegar longe, são os ambiciosos que chegam longe, mesmo que o curso tivesse uma taxa de empregabilidade de 1% eu iria para o mesmo porque é o que gosto de fazer, depois apenas me resta ser bom naquilo que faço e o trabalho virá, ou já veio, e bastante, no meu caso.

Se foste tu que afirmaste que os professores propagam tal frase porque a usaste nos teus argumentos? Alguma vez eu disse que concordava com ela? E que tem ela a ver com o facto de a ESAD ter prestígio ou não? Os professores até podiam dizer que o Pai Natal estuda na ESAD, que raio tem isso a ver com o que eu afirmei sobre o prestígio da ESAD? Gostava de ver alguma lógica nos teus argumentos mas a partir do momento que inicias guerras de erros ortográficos não te vou dar muita atenção, lamento.

Em relação ao portefólio, mais uma vez, onde é que eu afirmei que este não é necessário para arranjar emprego? Estás basicamente a repetir o que eu disse antes:

Estou no último ano do curso de design de comunicação, já trabalho na área desde o primeiro ano logo tenho mais experiência que 99% dos alunos, com um portofólio bastante extenso e com grandes clientes, e posso dar-me ao luxo de arranjar emprego praticamente onde quiser, portanto sou o primeiro a afirmar que uma licenciatura em design não significa absolutamente nada, muitos dos melhores designers do mundo não têm canudo e não precisam dele.
Agora diz-me, estás a brincar comigo? É que se estás diz-me por favor e páro de perder tempo a discutir contigo.

Quando me apresentares argumentos convincentes talvez te volte a responder, até lá ganha algum juízo e perde essa postura rancorosa, só te fica mal e inveja não é bonito.
 
Back
Topo