quero ter um endereço.com

Que não gostes de ser Português ou que não gostes das empresas Portuguesas é uma coisa, agora dizeres que são todas más e que não têm regras

Mas que raio de coisa, hem? Onde é que eu disse isso?

A única coisa que eu disse é registo de nomes só num registrar acreditado. Em caso nenhum me parece lógico ou seguro passar uma procuração a uma pessoa para esta passar uma procuração a outra.

A registar um domínio:
1- Registem o domínio e garantam que fica no vosso nome
2- Fiquem logo com o código de transferência de domínio

Eh pá, não chega. Na maior parte dos registrars o código de transferência é tão alterável como todos os outros dados!
 
Ser revendedor de um Registrar Oficial obriga-te a actuar dentro das mesmas regras que o Registrar. Ser revendedor não é crime nem sinónimo de má qualidade. 90% do que compras regularmente na tua vida chega a ti através de revendedores.

Vivam os revendedores! :x2:
Eu compro alojamento a retalho e tudo o resto a revendedores.

Agora, neste caso nem sequer faz sentido usar o termo revendedor, será talvez "re-procurador" ou "re-registrar". E não, não estão obrigados às mesmas regras que um registrar, nem é fácil agir contra eles como é com um registrar.

E pá, não me venham dizer que eu só gosto do que há lá fora ou que não gosto de ser português, francamente, que argumentos!

Se por acaso não há nenhuma empresa portuguesa que se tenha dado ao trabalho de se ter tornado registrar acreditado para domínios com/net/org também não é culpa minha.

Não é por eu viver numa aldeia, onde não reside nenhum solicitador, que eu vou passar uma procuração para criar uma empresa a uma pessoa que não está inscrita numa ordem profissional. Ou que vou entregar a contabilidade a uma pessoa que não é TOC.
 
bsd:

Continuas a confundir quem vende dominios porque tem uma conta na godaddy e tal, com um revendedor de dominios directamente do registrar. No segundo caso tens de estar de acordo com as regras que o registrar te impõe ou se as violas és pura e simplesmente desligado.

O que não faltam são pessoas a vender dominios a partir da godaddy e afins em que os dominios tem de ficar em nome deles pois é uma conta pessoal.

Agora, uma empresa, neste ramo, estabelece um contrato com um registrar e tem de estar de acordo com as regras do mesmo. Não só isso como normalmente oferece acesso a mudar os dns's automaticamente pois tem acesso à API do registrar.

A NetworkSolutions é um registrar e o registry. Ou seja, a goddady, enom, etc, acabam por ser revendedores da NetworkSolutions.

É preciso conhecer um pouco melhor como as coisas realmente funcionam para fazer afirmações como as que fazes.

Tens toda a razão quando apelas a que se tenha cuidado, mas nenhuma quando dizes que só se deve comprar nos registrars.

Penso que a discussão vai longa e a fugir ao tópico principal, no entanto penso que o OP ficou com uma completa ideia de como funcionam os dominios....

Seja qual for a escolha, o importante é:

- Dominio fica em teu nome
- Tens acesso a mudar os DNS's do teu dominio sem dependeres de ninguém
- Pre-selecção e envio de mails antes de comprar

Saudações
 
Continuas a confundir quem vende dominios porque tem uma conta na godaddy e tal, com um revendedor de dominios directamente do registrar. No segundo caso tens de estar de acordo com as regras que o registrar te impõe ou se as violas és pura e simplesmente desligado.

Em ambos casos. Não sei porque dizes confundir, os casos são indistintos nos registrars que já tenho conhecido.
O "revendedor" está ligado ao registrar por um contrato, que não tem nada a ver com o contracto que o registrar tem com o ICANN.

Por exemplo, o registrar está obrigado a aceitar a Uniform Dispute Resolution Policy. Ou seja, se o gajo me faz alguma e muda-me o domínio para o nome dele, a coisa não chega a ir a tribunal. É resolvida por uma espécie de tribunal arbitral com as regras do ICANN. Ou seja, é muito mais rápido.

Se um "revendedor" fizer a mesma coisa, a minha única solução contra ele é pô-lo em tribunal. Isto é uma diferença muito significativa. Ou seja, as regras dispostas nos contratos não são transitivas. Lá por o registrar ter certas obrigações, não quer dizer que os "revendedores" tenham as mesmas; têm regras, mas outras, o contrato é outro.

O que não faltam são pessoas a vender dominios a partir da godaddy e afins em que os dominios tem de ficar em nome deles pois é uma conta pessoal.

O quê?? Existe algum registrar que funcione assim? Todos os que eu conheço permitem por qualquer nome e qualquer contacto em qualquer dos campos.

A NetworkSolutions é um registrar e o registry. Ou seja, a goddady, enom, etc, acabam por ser revendedores da NetworkSolutions.

É preciso conhecer um pouco melhor como as coisas realmente funcionam para fazer afirmações como as que fazes.

Permite-me dizer-te que estás a ver mal, não é uma relação de revenda. (prometo não voltar a repetir esta frase, mas promete-me também não voltar a repetir o contrário)

E a Network Solutions NÃO É a registry, pelo menos não é a registry dos domínios com, net, org de que estamos a falar. Desconheço se é a registry de algum TLD. Enfim, não conheço a estrutura accionista da Network Solutions, isto é, se por acaso pertence à VeriSign ou não, mas a registry é a VeriSign.

O registo é uma relação a três para evitar o conflito. Tudo isto são questões legais, a relação de revenda, pelo contrário, faz-se por motivos económicos.

Repara, o registrar tem um contrato com o ICANN. É curioso, não é? O contrato dele não é com a registry. A registry, por sua vez, tem outro contrato com o ICANN. Desta forma, o ICANN fica um árbitro equidistante. Ninguém vai pôr o ICANN em tribunal, porque o ICANN não presta serviços; apenas recebe emolumentos não reembolsáveis pela manutenção dos contratos de registrar e de registry. Por outro lado, a registry não pode sansionar o registrar, quem o faz é o ICANN, assim o registrar não fica em conflito com a registry.

Por seu turno, eu, registrant, não me posso dirigir à registry directamente, dirijo-me (e pago) ao registrar. Assim, se eu me sentir lesado, não ponho a registry em tribunal (neste caso, não tinha muita sorte contra a VeriSign, mas eles não iam querer ter centenas de milhar de processos em tribunal), quem eu ponho em tribunal será quem tem a relação comigo, o registrar. Aqui se vê que a Network Solutions não deve pertencer à VeriSign, porque a VeriSign não tem interesse em ser simultaneamente registrar e registry.

Por exemplo, a FCCN, ao ser em simultâneo registrar e registry, fê-lo talvez para facilitar o registo de domínios em Portugal, por outro lado, por prestar serviços directamente aos registrants, assume uma responsabilidade muito maior. Está sujeita, mais cedo ou mais tarde, a ter um conflito em tribunal com algum registrant insatisfeito.

Ou seja, nada disto são motivos semelhantes à relação grossista, retalhista, etc. Tudo tem mais a ver com notários, solicitadores, etc.

A discussão já vai longa, tens razão, mas não me parece completamente OT, estamos a falar em detalhe das implicações de "quero ter um endereço .com". :-)
 
Última edição:
Eu estrou bastante satisfeito com a PTWebServ... um dos ontos fortes e o antedimento 24 h / dia e na hora, quer por mail ou chat
:x2:É verdade que foi o meu primeiro alojamento, mas foi amor a primeira vista. Até agora, até durante a noite são rápidos a responder a duvidas ou a problemas. Agora, acho que os preços são um pouquinho mais puxados, mas sempre é melhor pagar mais do que pagar menos e não existir suporte...
 
Se por acaso não há nenhuma empresa portuguesa que se tenha dado ao trabalho de se ter tornado registrar acreditado para domínios com/net/org também não é culpa minha.
Sabes sequer quais os custos para ser registrar do icaan? Se fosse barato ou se houvesse necessidade haviam registrar acreditado do icaan.
Quer dizer no site do icaan na lista dos registrar diz que:

Ranger Registration (Madeira) LLC Portugal .biz .com .info .name .net .org .pro
Mas não vejo ligações a Portugal
 
São 4000 dólares por ano pela manutenção do contrato de registrar para um TLD mais 500 por cada TLD adicional. Enfim, se eu registar mil domínios por ano já paga a despesa.
 
São 4000 dólares por ano pela manutenção do contrato de registrar para um TLD mais 500 por cada TLD adicional. Enfim, se eu registar mil domínios por ano já paga a despesa.

A tua imprecisão é completa:

http://www.icann.org/en/registrars/accreditation.htm

Básicamente são $2500 (one time) + $4000 (ano) + entre $1200 e $2000 (trimestral) + $0.20 por dominio + $x.xx por dominio à verisign. Além disso tens de demonstrar capacidade financeira (declaração do banco provavelmente) para + $70000... Por último, e não está aqui explicito mas sim implicito tens de ter as máquinas (hardware) e uma licença de software para gerir tudo isto (provavelmente o da LogicBoxes) o que implica mais uns milhares de dolares por ano. A somar a isto existe a obrigatoriedade de pagar um seguro de $500 mil dolares para ajudar à festa.

Resumindo, com menos de 10 mil dominios é uma aventura.

Saudações
 
O hosting lá fora é muito mais barato. Eu tenho hosting totalmente ilimitado (espaço+tráfego) e paguei 90$ por 3 anos (a dividir com 3 colegas) com domínio.

Só me chateia o acesso por ssh custar 25$ extra :\
 
A tua imprecisão é completa:

http://www.icann.org/en/registrars/accreditation.htm

Básicamente são $2500 (one time) + $4000 (ano) + entre $1200 e $2000 (trimestral) + $0.20 por dominio + $x.xx por dominio à verisign. Além disso tens de demonstrar capacidade financeira (declaração do banco provavelmente) para + $70000... Por último, e não está aqui explicito mas sim implicito tens de ter as máquinas (hardware) e uma licença de software para gerir tudo isto (provavelmente o da LogicBoxes) o que implica mais uns milhares de dolares por ano. A somar a isto existe a obrigatoriedade de pagar um seguro de $500 mil dolares para ajudar à festa.

Resumindo, com menos de 10 mil dominios é uma aventura.

Saudações
Nem mais.. so estava curioso para saber qual o preço da verisign para chegar ao preço por dominio. Sim os 70000$ é um extrato bancario
 
A tua imprecisão é completa:

http://www.icann.org/en/registrars/accreditation.htm

Básicamente são $2500 (one time) + $4000 (ano) + entre $1200 e $2000 (trimestral) + $0.20 por dominio + $x.xx por dominio à verisign. Além disso tens de demonstrar capacidade financeira (declaração do banco provavelmente) para + $70000... Por último, e não está aqui explicito mas sim implicito tens de ter as máquinas (hardware) e uma licença de software para gerir tudo isto (provavelmente o da LogicBoxes) o que implica mais uns milhares de dolares por ano. A somar a isto existe a obrigatoriedade de pagar um seguro de $500 mil dolares para ajudar à festa.

Arrgh!
Vilão, apanhaste-me mesmo em plena imprecisão!

Ok, mas mantenho-me na minha, não vejo que a lógica de revenda se aplique a domínios, não acho que as obrigações contratuais neste caso sejam transitivas, e consequentemente continuo a achar recomendável apenas fazer registo de domínios num registrar acreditado.

Agora, eu compreendo que não se obtém um crédito de 70000 sem mais nem menos, nem pensar, e que haja fornecedores de alojamento bons que não tenham dimensão para ter esse estatuto. Mesmo assim, convenhamos, isso são tostões para a NFSi, para a portugalmail, e muitas outras.

E podes-me apanhar outra vez em plena imprecisão, acabo de ver no site da portugalmail: "Adicionalmente, através de uma empresa participada, a Portugalmail é também acreditada junto da ICANN - entidade supranacional que tutela a atribuição dos domínios generalistas.".
Soa estranho, mas é o que lá está. Isto quer dizer que se eu comprar acções de um registrar acreditado também "herdo" esse estatuto?
 
e depois tens sempre o suporte em pt

E não é só o suporte, para uma empresa pode ser importante ter o alojamento em Portugal. Qualquer que seja o problema, se o alojamento for em Portugal não há dúvida de que é um tribunal português que tem jurisdição.
Imagine-se uma pequena ou média empresa ter de arriscar uma acção num tribunal de não sei onde (particularmente fora da UE), isso tem custos enormes, mais vale esquecer.

Ou seja, para muitos casos é muito vantajoso o alojamento ser em Portugal e/ou contratado a uma empresa portuguesa.

Também por isso é que eu fico um bocado naquela com as empresas que vendem alojamento no estrangeiro ao mesmo preço das que vendem alojamento em Portugal. Mas aqui, os potenciais clientes lá saberão as escolhas que fazem, só é preciso que sejam devidamente informados.
 
Arrgh!
Vilão, apanhaste-me mesmo em plena imprecisão!

Ok, mas mantenho-me na minha, não vejo que a lógica de revenda se aplique a domínios, não acho que as obrigações contratuais neste caso sejam transitivas, e consequentemente continuo a achar recomendável apenas fazer registo de domínios num registrar acreditado.

Agora, eu compreendo que não se obtém um crédito de 70000 sem mais nem menos, nem pensar, e que haja fornecedores de alojamento bons que não tenham dimensão para ter esse estatuto. Mesmo assim, convenhamos, isso são tostões para a NFSi, para a portugalmail, e muitas outras.

E podes-me apanhar outra vez em plena imprecisão, acabo de ver no site da portugalmail: "Adicionalmente, através de uma empresa participada, a Portugalmail é também acreditada junto da ICANN - entidade supranacional que tutela a atribuição dos domínios generalistas.".
Soa estranho, mas é o que lá está. Isto quer dizer que se eu comprar acções de um registrar acreditado também "herdo" esse estatuto?
Nesse caso queixa para o ICANN.. mas existem varios que dizem isso ou mostram o logo..
 
Arrgh!
Vilão, apanhaste-me mesmo em plena imprecisão!

Ok, mas mantenho-me na minha, não vejo que a lógica de revenda se aplique a domínios, não acho que as obrigações contratuais neste caso sejam transitivas, e consequentemente continuo a achar recomendável apenas fazer registo de domínios num registrar acreditado.

Não vês a lógica mas aplica-se. Tens de perceber que uma grande parte da população Portuguesa nem sequer inglês percebe. Não tua lógica nunca iriam registar um dominio. Não podemos generalizar algo que não possivel generalizar.

Existem empresas nacionais que alguns milhares de dominios registados através delas sem que sejam registrars da ICANN e sem que nunca tenha havido qualquer problema nos vários anos em que operam já em Portugal.

A barreira do idioma ainda é muito grande.

Agora, eu compreendo que não se obtém um crédito de 70000 sem mais nem menos, nem pensar, e que haja fornecedores de alojamento bons que não tenham dimensão para ter esse estatuto. Mesmo assim, convenhamos, isso são tostões para a NFSi, para a portugalmail, e muitas outras.

Não é só o crédito/garantia. Quanto custa um seguro de 500 mil dolares neste ramo? Não deve haver nenhuma seguradora por cá que o faça... ou pagas premium sobre isso.

Como te disse, menos de 10 mil ou mais e não vale a pena.

A Portugalmail não é registrar da ICANN. E a tal empresa participada é uma bela incógnita. Eu diria que a mensagem é comercial até prova em contrário.

Muitas empresas nacionais tem contratos com Registrars como a ResellerClub, Stargate/Uk2, NetEarth, Moniker e muitos outros. Facto é que prestam um serviço de valor para quem não sabe inglês ou para quem quer lidar com uma entidade nacional.

Claro que tens direito à tua opinião, assim como outros afirmam aqui que o que está lá fora é que é bom, mas ainda bem que não gostamos todos do mesmo, ou as empresas nacionais teriam de fechar as portas.

Assim, graças à diversidade e livre concorrência, pode-se assistir ao florescer de várias empresas nacionais, umas maiores outras mais pequenas, mas acima de tudo nacionais.

O problema aqui, como já foi focado neste e noutros tópicos é o saber escolher.

Saudações
 
Back
Topo