1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Quero usar linux, so q sou noob no assunto! lol

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nuno_Veiga, 18 de Abril de 2007. (Respostas: 31; Visualizações: 1956)

1. Nuno_Veiga

Nuno_Veiga [email protected] Member

Boas ppl, e' o seguinte, quero experimentar linux, nc testei, quero q me aconselhem qual o melhor pa começar(aprendo rapido lol), e aonde posso adquirir o mesmo!
    Tnhks

Cumps

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Dá uma vista de olhos pelos stickies, lá em cima, mas para newbie esperas uns dias (não sei quantos, ao certo) e experimentas o novo Ubuntu 7.04 ... Depois tens o Fedora 6, o Open Suse 10.2, e ... huuu ... o Mandriva ... São as distros mais ... amigáveis e que vão fazer com que a maioria do teu hardware funcione sem andar a fazer kung-fus ...

Mas honestamente (eu nem sequer uso Ubuntu) aconselho mais o novo Ubuntu. Depois mais tarde, quando já estiveres mais habituado ao Linux em si, e já tiveres alguns conhecimentos, podes meter-te noutras coisas ... tipo gentoo e por aí fora ...

Última edição pelo moderador: 18 de Abril de 2007
  3. Nuno_Veiga

Ah, tnhks mesmo! ;)
    Mas aonde e q posso arranjar?

4. uterrorista

uterrorista Suspenso

escolhes a distribuição que queres (Ubuntu, Fedora, Mandiva, etc...)
    pocuras no google o seu site oficial, entras, e lá deves encontrar um link para fazer download.. simples

edit:
    já agora se quiseres mesmo o Ubuntu, tenta fazer download da versao 7.04 que sai amanhã. espera um dia ou dois e faz download. (os primeiros dias deve ser difícil de fazer download devido a muito tráfego...)

Última edição: 18 de Abril de 2007
  5. LionGreen

LionGreen 1st Folding then Sex

Podes ir aqui por exemplo....tens muitas distribuições de Linux que escolher para poderes fazer download.

:)

Ou então podes pedir á borlix uns cd's de Ubuntu :002: demora é algumas semanitas a chegar a casa :(

here

Também aconselho a usar o Ubuntu para te iniciares ;)

6. Nuno_Veiga

Brigadao ppl! ja tou a fazer o download do dito cujo, e no f-d-s faço o download do novo ubunto! Dps vou precisar de ajuda pa instalar de certeza! tnhks

Cumps

7. tangram

tangram Power Member

Olha eu começei à cerca de 1 mês nestas andanças de linux...

E é uma aventura! Aprende-se sempre uma coisa nova todos os dias. :)

Começei por Ubuntu &.10, mexi em OpenSUSE 10.2, Debian 3.1 e 4.0, DSL, etc etc... Depois de experiemntar várias distribuições acho que prefiro as variantes Debian, isto é o próprio
    Debian e as variantes Ubuntu e Kubuntu.

Acho que o melhor será começares por Ubuntu por ser simples, leve e com montes de ajuda online. A passagem para Debian é depois mais ou menos imediata dado que a base é mesma.

Acima de tudo diverte-te e tenta arranjar um pc de testes.

Força!

8. jmra

jmra Power Member

Boas,
    Aproveito a boleia deste tópico, uma vez que também me quero iniciar nas lides do Linux.
    Estou à espera do Ubuntu 7.04 mas antes de instalar gostava de saber que precauções tomar para não fazer borrada. O objectivo vai ser ter o Ubuntu em dual boot com o XP Professional, mas não quero fazer nada que comprometa a instalação do XP.
    Cumps

9. ruimoura

ruimoura Power Member

A única precaução que deves ter é teres uma partição já feita para meteres Linux lá dentro. Não interessa estar formatada, seja com que formato for, porque depois ao instalar vais formatar outra vez essa partição. Aconselho o Partition Magic, para fazeres tudo pelo windows.

10. grafo

grafo Folding Member

é, o partition magic é bom, mas também dá problemas valentes! para fazer backup das coisas se queres jogar pelo seguro usa uma drive externa - embora a probabilidade de te dar erro seja pequena.. em principio é preciso o disco ter defeito para falhar. a mim aconteceume... :S
    pa, se queres aprender linux a serio - mexer na command line, etc - aconselhote uma distro tipo debian, archlinux...; se queres ter uma distribuicao que nao te de problemas e qe seja uma alternativa ao windows - e estas nao ficam nada atras das outras, apenas nao tens de usar tanto a command line e isso - experimenta opensuse, fedora, ubuntu... nao gosteii mt do kubuntu pessoalmente, mas pronto tambem nca fui fa do KDE

11. Nuno_Veiga

Bem, ja tou a sacar o Ubunto, mais logo ja devo ter isso! vou experimentar logo, quero e q me digam, aonde e q arranjo drivers po hardware, motherboard, placa grafica, placa tv, comando, modem adsl, etc etc etc!
    Ah, e da pa jogar?

12. rolando2424

rolando2424 Power Member

Ah... Define jogar.

Jogar os jogos que jogavas no Windows... Talvez não. Pode ser que eles funcionem com o Cedega ou o Wine (softwares para 'emular' o Windows).

Mas tens bastantes jogos em Linux, que estão constantemente a serem desenvolvidos :D

13. Nuno_Veiga

Boas, epa, jogos tipo, Test drive unlimited, ou um live for speed, ou um need for speed carbon, PES6, ou ate mesmoum rfactor, ou sei la, e em relaçao aos drivers?
    Ah, ja agra nao me arranjar tipo uma lista de jogos po linux?

Tnhks

14. rolando2424

rolando2424 Power Member

Lista? Um site serve? :D http://www.happypenguin.org/

Esse site dá-te uma lista de todos os jogos que correm nativamente em Linux.

Se queres ver como é que os jogos nativos do Windows se vão portar, faz um search nestes dois sites:
    http://transgaming.org/gamesdb/ e http://appdb.winehq.org/

Agora em relação aos drivers... Depende bastante do teu hardware. Existem empresas com drivers de jeito para Linux, e outras que têm uns drivers que não prestam para nada.

15. Nuno_Veiga

Bigadao, mas, segundo o que ves no "my sistem" axas q vou ter probs. em arranjar drivers?

16. jmra

jmra Power Member

A 7.04 final? Se sim, de onde? é que todos os sítios estão empancados com tanta solicitação para descarregar

17. Nuno_Veiga

Nao, nao e a 7.4!
    Ppl, ja ta instalado, agra preciso de arranjar os drivers, se alguem me ajuda! :S

EDIT: Amanha, hj tou estoirado, amanha dps das aulas, aprendo a mexer no bixo! LOL
    Cumps

Última edição: 19 de Abril de 2007
  18. Nuno_Veiga

E' q eu juro q nao tou a pescar nada do assunto, digam-me pelo menos como e' q instalo o modem no ubunto? :S

19. ruimoura

ruimoura Power Member

Não é Ubunto, é Ubuntu ...

E convém dizeres que modem é que tens .....

20. Bluetorch

Bluetorch Power Member

Utiliza este, Sabayon Linux... precisa de cerca de 8 GB, mas é perfeito cheio de software... no meu caso reconheceu-me tudo à primeira, placa wireless incluido... tendo esta versão 3.3 suporte para a minha placa ATI... Beryl logo a BOMBAR!!

Vais Gostar, é Linux :)!

http://www.sabayonlinux.org/

EDIT: Não reparei que já estavas a usar o Ubuntu, igualmente bom!
    http://www.beryl-project.org/distros.php
    Official Beryl Distro

Última edição: 19 de Abril de 2007

Partilhar esta Página