Quero usar linux, so q sou noob no assunto! lol

Nuno_Veiga

Portugal@Home Member
Boas ppl, e' o seguinte, quero experimentar linux, nc testei, quero q me aconselhem qual o melhor pa começar(aprendo rapido lol), e aonde posso adquirir o mesmo!
Tnhks

Cumps
 
Boas ppl, e' o seguinte, quero experimentar linux, nc testei, quero q me aconselhem qual o melhor pa começar(aprendo rapido lol), e aonde posso adquirir o mesmo!
Tnhks

Cumps

Dá uma vista de olhos pelos stickies, lá em cima, mas para newbie esperas uns dias (não sei quantos, ao certo) e experimentas o novo Ubuntu 7.04 ... Depois tens o Fedora 6, o Open Suse 10.2, e ... huuu ... o Mandriva ... São as distros mais ... amigáveis e que vão fazer com que a maioria do teu hardware funcione sem andar a fazer kung-fus ...

Mas honestamente (eu nem sequer uso Ubuntu) aconselho mais o novo Ubuntu. Depois mais tarde, quando já estiveres mais habituado ao Linux em si, e já tiveres alguns conhecimentos, podes meter-te noutras coisas ... tipo gentoo e por aí fora ...
 
Última edição pelo moderador:
escolhes a distribuição que queres (Ubuntu, Fedora, Mandiva, etc...)
pocuras no google o seu site oficial, entras, e lá deves encontrar um link para fazer download.. simples

edit:
já agora se quiseres mesmo o Ubuntu, tenta fazer download da versao 7.04 que sai amanhã. espera um dia ou dois e faz download. (os primeiros dias deve ser difícil de fazer download devido a muito tráfego...)
 
Última edição:
Podes ir aqui por exemplo....tens muitas distribuições de Linux que escolher para poderes fazer download.

:)

Ou então podes pedir á borlix uns cd's de Ubuntu :002: demora é algumas semanitas a chegar a casa :(

here


Também aconselho a usar o Ubuntu para te iniciares ;)
 
Brigadao ppl! ja tou a fazer o download do dito cujo, e no f-d-s faço o download do novo ubunto! Dps vou precisar de ajuda pa instalar de certeza! tnhks

Cumps
 
Olha eu começei à cerca de 1 mês nestas andanças de linux...

E é uma aventura! Aprende-se sempre uma coisa nova todos os dias. :)

Começei por Ubuntu &.10, mexi em OpenSUSE 10.2, Debian 3.1 e 4.0, DSL, etc etc... Depois de experiemntar várias distribuições acho que prefiro as variantes Debian, isto é o próprio
Debian e as variantes Ubuntu e Kubuntu.

Acho que o melhor será começares por Ubuntu por ser simples, leve e com montes de ajuda online. A passagem para Debian é depois mais ou menos imediata dado que a base é mesma.

Acima de tudo diverte-te e tenta arranjar um pc de testes.

Força!
 
Boas,
Aproveito a boleia deste tópico, uma vez que também me quero iniciar nas lides do Linux.
Estou à espera do Ubuntu 7.04 mas antes de instalar gostava de saber que precauções tomar para não fazer borrada. O objectivo vai ser ter o Ubuntu em dual boot com o XP Professional, mas não quero fazer nada que comprometa a instalação do XP.
Cumps
 
Boas,
Aproveito a boleia deste tópico, uma vez que também me quero iniciar nas lides do Linux.
Estou à espera do Ubuntu 7.04 mas antes de instalar gostava de saber que precauções tomar para não fazer borrada. O objectivo vai ser ter o Ubuntu em dual boot com o XP Professional, mas não quero fazer nada que comprometa a instalação do XP.
Cumps

A única precaução que deves ter é teres uma partição já feita para meteres Linux lá dentro. Não interessa estar formatada, seja com que formato for, porque depois ao instalar vais formatar outra vez essa partição. Aconselho o Partition Magic, para fazeres tudo pelo windows.
 
é, o partition magic é bom, mas também dá problemas valentes! para fazer backup das coisas se queres jogar pelo seguro usa uma drive externa - embora a probabilidade de te dar erro seja pequena.. em principio é preciso o disco ter defeito para falhar. a mim aconteceume... :S
pa, se queres aprender linux a serio - mexer na command line, etc - aconselhote uma distro tipo debian, archlinux...; se queres ter uma distribuicao que nao te de problemas e qe seja uma alternativa ao windows - e estas nao ficam nada atras das outras, apenas nao tens de usar tanto a command line e isso - experimenta opensuse, fedora, ubuntu... nao gosteii mt do kubuntu pessoalmente, mas pronto tambem nca fui fa do KDE
 
Bem, ja tou a sacar o Ubunto, mais logo ja devo ter isso! vou experimentar logo, quero e q me digam, aonde e q arranjo drivers po hardware, motherboard, placa grafica, placa tv, comando, modem adsl, etc etc etc!
Ah, e da pa jogar?
 
Bem, ja tou a sacar o Ubunto, mais logo ja devo ter isso! vou experimentar logo, quero e q me digam, aonde e q arranjo drivers po hardware, motherboard, placa grafica, placa tv, comando, modem adsl, etc etc etc!
Ah, e da pa jogar?

Ah... Define jogar.

Jogar os jogos que jogavas no Windows... Talvez não. Pode ser que eles funcionem com o Cedega ou o Wine (softwares para 'emular' o Windows).

Mas tens bastantes jogos em Linux, que estão constantemente a serem desenvolvidos :D
 
Boas, epa, jogos tipo, Test drive unlimited, ou um live for speed, ou um need for speed carbon, PES6, ou ate mesmoum rfactor, ou sei la, e em relaçao aos drivers?
Ah, ja agra nao me arranjar tipo uma lista de jogos po linux?

Tnhks
 
Boas, epa, jogos tipo, Test drive unlimited, ou um live for speed, ou um need for speed carbon, PES6, ou ate mesmoum rfactor, ou sei la, e em relaçao aos drivers?
Ah, ja agra nao me arranjar tipo uma lista de jogos po linux?

Tnhks

Lista? Um site serve? :D http://www.happypenguin.org/

Esse site dá-te uma lista de todos os jogos que correm nativamente em Linux.

Se queres ver como é que os jogos nativos do Windows se vão portar, faz um search nestes dois sites:
http://transgaming.org/gamesdb/ e http://appdb.winehq.org/

Agora em relação aos drivers... Depende bastante do teu hardware. Existem empresas com drivers de jeito para Linux, e outras que têm uns drivers que não prestam para nada.
 
Bem, ja tou a sacar o Ubunto, mais logo ja devo ter isso! vou experimentar logo, quero e q me digam, aonde e q arranjo drivers po hardware, motherboard, placa grafica, placa tv, comando, modem adsl, etc etc etc!
Ah, e da pa jogar?
A 7.04 final? Se sim, de onde? é que todos os sítios estão empancados com tanta solicitação para descarregar
 
Nao, nao e a 7.4!
Ppl, ja ta instalado, agra preciso de arranjar os drivers, se alguem me ajuda! :S

EDIT: Amanha, hj tou estoirado, amanha dps das aulas, aprendo a mexer no bixo! LOL
Cumps
 
Última edição:
Utiliza este, Sabayon Linux... precisa de cerca de 8 GB, mas é perfeito cheio de software... no meu caso reconheceu-me tudo à primeira, placa wireless incluido... tendo esta versão 3.3 suporte para a minha placa ATI... Beryl logo a BOMBAR!!

Vais Gostar, é Linux :)!

http://www.sabayonlinux.org/


EDIT: Não reparei que já estavas a usar o Ubuntu, igualmente bom!
http://www.beryl-project.org/distros.php
Official Beryl Distro
 
Última edição:
Back
Topo