Query ao fim de x segundos

vpess

Power Member
Boas,

Preciso da vossa ajuda para duas situações. Eu criei um mini chat em php, que apenas tem 2 campos, um para nickname e outro para o texto, depois em cima tem uma parte onde mostra o texto. Até aí tudo bem. O que eu precisava de saber é como é que eu ponho um refresh de por exemplo 5 segundos no select, para estar constantemente a verificar se existem novas linhas.


A outra situação é de se é possivel aplicar um TRUNCAT Table desta forma:

Ao fim de 100 linhas, limpar 90 e ficar sempre com uma margem de 10 actualizadas. Isto para que a BD não cresça muito.

Link do fórum: http://www.gcdvilacaiz.com/teste.php

Actualmente estou a utilizar o refresh da página, através do metodo meta, mas não funciona bem.

Espero que me possam ajudar.
 
Última edição:
Boas, podes utilizar AJAX para resolver o teu problema. Procura por "ajax chat/shoutbox" num motor de busca e deves encontrar alguns tutoriais interessantes.
 
Boas, podes utilizar AJAX para resolver o teu problema. Procura por "ajax chat/shoutbox" num motor de busca e deves encontrar alguns tutoriais interessantes.

Eu gostava de aproveitar o que fiz, e penso que não será dificil aqueles pequenos pormenores.

Ninguém sabe como fazer???

Pelo menos o refresh era importante.
 
Mas podes aproveitar o que fizeste uma vez que a única parte que vai mudar é o método que vais utilizar para fazer o refresh da página. Só sugeri veres tutoriais completos para teres uma noção de como incorporar AJAX no teu sistema.
 
Tens duas alternativas:
- o texto estará numa DIV e usarás AJAX para a actualizar
- o texto fica numa IFrame, a IFrame é que é actualizada com o <meta ...> e o formulário fica fora da IFrame. Assim, a actualização da IFrame não incomoda quem está a escrever.

Um conselho de quem já teve problemas com isso: aumenta o tempo de refresh para algo tipo 15/30 segundos. Fica um chat meio fraquito, é verdade, mas poupas largura de banda. A minha shoutbox com apenas 5 pessoas chegou a "comer" à vontade 3 GBs.
Para um chat mais robusto com tempos de refresh na ordem dos 3 a 5 segundos, usa o AJAX. Poupas bastante na largura de banda, já que só recebes o que falta receber.
Eu fiz uma. Se calhar faço umas modificações e deixo aqui no Techzone.

Acrescenta um botão de refresh e assim quando houverem conversas mais rápidas as pessoas podem ir actualizando à vontade clicando nele.
 
Tens duas alternativas:
- o texto estará numa DIV e usarás AJAX para a actualizar
- o texto fica numa IFrame, a IFrame é que é actualizada com o <meta ...> e o formulário fica fora da IFrame. Assim, a actualização da IFrame não incomoda quem está a escrever.

Um conselho de quem já teve problemas com isso: aumenta o tempo de refresh para algo tipo 15/30 segundos. Fica um chat meio fraquito, é verdade, mas poupas largura de banda. A minha shoutbox com apenas 5 pessoas chegou a "comer" à vontade 3 GBs.
Para um chat mais robusto com tempos de refresh na ordem dos 3 a 5 segundos, usa o AJAX. Poupas bastante na largura de banda, já que só recebes o que falta receber.
Eu fiz uma. Se calhar faço umas modificações e deixo aqui no Techzone.

Acrescenta um botão de refresh e assim quando houverem conversas mais rápidas as pessoas podem ir actualizando à vontade clicando nele.

Se puderes disponibilizar agradecia.

E em relação a apagar registos da BD???
 
Eu posso disponibilizar, mas não agora. Como eu fiz isso de forma a ficar integrado no SMF, tem lá muita "palha", que fora do SMF não serve para nada senão para confundir, e como estou em fase de exames, não tenho muito tempo para trabalhar nisso.
Quando puder, trato disso ;)
 
Back
Topo