Questão de beginner. HTML vs PHP

Zed_Blade

Power Member
Boas,

Comecei há uns tempos a trabalhar com tecnologias web (js, html, php e etc) e tenho uma dúvida que me "atormenta".

Vejo muita gente, quando lhes é pedido para fazer um site recorrendo ao php, fazer um site inteiro à base de echo "<html tag>".
Ora, eu acho isto impraticável, confuso, e com azo a dar problemas..
Eu costumo fazer o site em html e depois usar o php para coisas básicas como o require ("main.html"), e coisas deste tipo..

A questão que aqui fica é: Qual a melhor prática? Fazer o site em php recorrendo às tags html ou fazer as coisas em files separados?
Qual a vossa opinião, como costumam vocês fazer e porquê?

Cumps.
 
As tuas dúvidas não fazem sentido, php é uma linguagem de programação, o html não o é, é uma linguagem de markup tal como o css. Logo como são coisas distintas não vale a pena distinguir. Pelo que percebi ainda estás a começar a aprender certo?

Primeiro que tudo, bloco inicial de php
<?php
código
?>
/** Bloco inicial de html, ou seja output **/
html
html
/** Blocos no meio de php como por exemplo ir buscar coisas à base de dados

(Sinto-me estúpido a tentar explicar isto)
 
Eu uso sempre um sistema de templates simples para que separe a parte do design da parte do conteúdo. Ou seja, nunca faço algo do tipo:
Código:
echo '<div id="coiso">'.$texto.'</div>'

E não o faço porque acho que é estar a misturar alhos com bugalhos ;)
 
Desculpa lá, mas há uns tempos refere-se há 10 minutos atrás?

Essa pergunta não tem nexo nenhum, como já foi dito HTML não é um língua de programação, mas sim uma Linguagem de Marcação.

A tua pergunta até é confusa..
Vejo muita gente, quando lhes é pedido para fazer um site recorrendo ao php, fazer um site inteiro à base de echo "<html tag>".
Ora, eu acho isto impraticável, confuso, e com azo a dar problemas..

Estás a tentar dizer que conheces pessoas que não põem HTML na página, e só fazem echos de código HTML?
Isso são opções, é claro que para quem não tem mais nada que fazer, e gosta de perder tempo do servidor a fazer PARSE de HTML...mas há malucos para tudo..
 
então se queres meter o html todo em ficheiros html, diz-me lá que vantagem é que traz o php nesse caso? apenas para ler o url em que foi clicado, fazer umas continhas e depois escolher qual o ficheiro mais indicado para mostrar??

então e como é que mostras informação de uma base de dados? para cada leitura geras um ficheiro html completo com a nova informação, e depois chamas esse ficheiro?


o máximo que podes fazer (e a melhor coisa a fazer na minha opinião) é separar o código por funções, e separar as funções de output (as dos echo's) das outras. dessa forma organizas o código e evitas os famosos erros das sessions, cookies, etc.
 
Provavelmente não me fiz entender.

A questão aqui não é um simples HTML vs PHP.
É sim a forma de (co)existencia dos dois. Como eu disse, conheço quem opte por andar com echo's de tags html para que possa num so ficheiro php ter toda a funcionalidade de um site, com recurso às funções que definem para cada acção, etc..
Como eu referi, não acho isso uma boa prática, mas será que sou eu que estou errado e a melhor forma é mesmo essa?

Por mim opto sempre por ter as funções php definidas num ficheiro próprio, encarregue de da(s) função(ões) necessária(s) para efectuar determinada acção (por exemplo uma busca à BD, ou validação de dados também numa BD).

Diria assim de uma forma muito simplista que tenho um index.php, um index.html e um index.css (mais uma vez recordo que é um exemplo muito simplista), ao contrário do único file *.php com TUDO lá para dentro.

Daí a pergunta: Vocês como fazem e porquê?

Cumps
(espero que agoar me tenha explicado melhor, até porque a hora do post original já não era a mais própria para um discurso coerente lol)
 
Como dou sempre espaço nos meus projectos para futuras traduções, tenho um ficheiro .php, que vai buscar a língua, e os ficheiros a uma pasta respective, mas é claro que é impossível separar tudo.

Dentro dos ficheiros das traducoes ainda chamo funções PHP, MAS como é óbvio ao fazer require desses ficheiros não é preciso fazer echo das tags HTML desde que nunca as abras oO
 
ah, isso já é outra coisa :)

se bem percebi a pergunta, então vou-te dar um exemplo de uma estrutura parecida com a que usei na minha PAT (a unica coisa que fiz em PHP até agora, mas deu para aprender bastante)

index.php
aqui começava por iniciar as sessions, depois verificava se era preciso fazer algum procedimento (tipo gravar um registo, ou outra coisa que não envolva output)
se alguma coisa fosse executada nessa verificação, então redireccionava para outro url (mas sempre no index.php), senão passava para a parte seguinte, que era escrever a estrutura básica do site em html, com mais uma verificação no meio para chamar saber o que é tinha que escrever, e chamar a função correspondente


functions.php
aqui as tais funções como gravar ou eliminar um registo, fazer as contas, etc

admin.functions.php
mesma coisa mas para coisas restritas ao administrador

writeFunctions.php
funções de escrita. basicamente era sempre a mesma coisa (executar query, escrever os resultados numa tabela) por isso fiz também uma função que escrevia automaticamente a tabela, recebendo os dados como parametro. ainda evitei bastantes TRs e TDs a conta disto :P

admin.writeFunctions.php
mesma coisa, mas para o admin

security.functions.php
funções para verificar login, dar mensagem de erro caso necessário, etc... coisas de segurança
 
Back
Topo