Questão de LEDs e Resistências...

SwimmerBoy

Folding Member
Boas pessoal...

Tenho aqui uns quantos LEDs de alto brilho e algumas resistências multivoltas de 1K...

Objectivo, usar 12 LEDS com uma tensão de 12v...

As minhas dúvidas são as seguintes:

- que "patas" devo usar na resistência?
- como sei a resistividade dos LEDs de forma a "configurar" a resistência de modo a não queimar??

Deixo a foto para elucidar melhor...

 
Boas, em prencipio usas a 'perna' do meio + uma das pontas, sendo que a outra ligas à massa
em relaçao a calculares a resistencia, utilizas a lei de Ohm:

V=R*I -> em que V e a tensao (neste caso 12 volts), I e a corrente e R a resistencia.
para calculares convem saberes ja se queres fazar a ligaçao em paralelo ou em serie.
espero ter ajudado :001:
 
Podes ter razão mas precisava de certezas...

O meu problema é não saber com certeza que patas devo de usar na resistência (se este tipo de resistências têm alguma maneira mais especial de usar, etc...) e saber qual é a resistividade dos leds...
 
Tens que medir a resistencia de um led com 1 multimetro por ex, e tens que saber se os vais ligar em série ou em paralelo para então puderes calcular a resistividade total do circuito, sendo estes com as mesmas caracteristicas. Acho que n estou errado :| lol
cumps
 
Então é assim, o meu problema é não conseguir saber a resistividade dos LEDs... Ao tentar medir os LEDs, os leds acendem mas não me é apresentado nenhum valor no display, é como se não ligasse as pontas a lado nenhum...

Estou a ler na menor escala na secção de OHMimetro...
 
sendo a resistencia variavel, e so montares o circuito com os LEDs em paralelo e com o potenciometro no maximo (1Kohm) e ires variando ate ao brilho desejado, seguindo sempre a corrente pelo multimetro (atençao que as correntes medem-se em serie, e preciso interromper o circuito) se vires uma variaçao grande de corrente voltas um pouco atras e sabes que esse o ponto pretendido
espero ter sido suficientemente explicito
 
É a pata do meio e uma das extremidades. (Mede com o múltimetro, e regula para o máximo valor ohmíco)

Esses led's é cerca de 3.2V e uma corrente de +/- 20mA. Liga todos os Led's em paralelo e regula o pot para 200ohm, e vai baixando. Pelos meus cálculos dá cerca de 40ohm, mas é melhor mais.

Abraço

[EDIT] Encontrei --> http://www.casemodbr.com/resistor.htm#parallel

Não estava muito longe...

E não se mede as resistências dos led's!
 
Última edição:
pois não porque o ohmímetro vai aplicar uma tenção de 9V , a corrente e que não sei , e iria danificar o led,tales consultares o datasheet ou medir a corrente que passa pelo led ,e a tenção nos seus terminais []
 
Nao se deve/pode ligar trimer's, potenciometros (multivolta) a alimentar leds ou outros que necessitem consideravel corrente, visto os mesmo nao dissiparem tal corrente(potencia do filme resistivo existente no potenciometro)
 
Back
Topo