1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Questão de som. Ligar colunas a um amp

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Luka, 2 de Maio de 2005. (Respostas: 8; Visualizações: 2557)

1. Luka

Luka I folded Myself

Boas pessoal :)

Tenho um amp da sony, o qual nao sei referencias porque ainda nao fui ver :P

A minha duvida é a seguinte:
    O amp tem saida para apenas duas colunas. Gostava de saber se é possivel ligar mais que uma coluna a cada saida de forma a ter por exemplo 2/3 colunas em cada saida.

Eu tenho quase a certeza que nao se pode cruzar os cabos e mete-los la para dentro do amp. O som pode ficar disturcido. Agora não sei é se posso estragar as colunas ou o amp a fazer isso.. Gostava de tentar mas com a garantia de que nao faço nada explodir :D

Se isto nao funcionar gostava que me dissessem se existem outros métodos de ligar as colunas e já agora se existe algum tipo de "T" que faça a divisão de 1 para mais colunas.

Obrigado desde já :P

2. The Zombie

The Zombie Power Member

Desculpa mas só agora vi a pergunta ou já tinha respondido.
    Por isto é que eu aconselho um sub-forum Audio :)

Pode estragar tanto o AMP como as colunas.
    NÃO FAÇAS ISSO.

Explicando: ;)
    Tudo depende a resistencia dos 2.

A equação para a resistência paralela é a seguinte:

R = 1 / ( 1/R1 + 1/R2 + ... )

No teu caso:

R = 1 / ( (1/8)+(1/8)+(1/8) )

que será 8/3 ou 2.7 Ohms.
    É mais que 2 Ohm, mas ainda assim uma impedância extremamente baixa para aquilo que um Amp deve ter de debitar.

O mais provável mesmo é rebentares com elas. Normalmente as colunas de sala são 8 Ohms, de modo a que se estiverem a receber 2 estoiram.

Nas aparelhagens é assim: Uma coluna que leva com 8 Ohm, se levar 16 Ohm aguenta na boa, porque a pressão não é muita, mas se levar com 4 Ohm, já deve de estoirar passado pouco tempo.

Menos Ohm são mais dificeis de passar pelos drives do Amp. Exigem muito mais energia e esforço.

3. steelballzz

steelballzz Folding Member

realmente o sub forum audio parace ser uma boa ideia
    eu nao teria(obviamente) dito melhor

grande resposta
    e a ideia a reter é.....vais arrazar com isso tudo:lol:

fikem bem

4. The Zombie

The Zombie Power Member

5. CaRaCo|s

CaRaCo|s Power Member

Eu tenho Colunas ligadas a um Amplificador JBSis... 4 Colunas Sony e um Sub... e nao estraguei nada...
    Pronto pra dizer a verdade... liguei uma coluna mais velhinha com o som no maximo e a coluna foi a vida... so isso... :|

Abc :cool:

6. The Zombie

The Zombie Power Member

Ah pois :)

Tudo depende da resistencia do Driver e dos Cross-overs das colunas.
    Uma foi logo à vida, e as outras, eu te garanto, mais dia menos dia, conforme puxares por elas, tambem devem de ir. :)

Saude é que elas não vão ter, nem o Amp. :)

7. Luka

Luka I folded Myself

Obrigado pela explicação :)

Vou analisar melhor isto e fazer contas :D
    Ja tinha esta duvida à muito tempo mas nunca arrisquei :P

Ja agora, já me disseram que se vendem aplicadores em Y para ligar mais colunas. A explicação que me deste em cima também se aplica a estes casos com aplicador?

8. The Zombie

The Zombie Power Member

Com certeza que sim.

Tens de fazer continhas aos Ohms e ver se o Amp pode dar a carga e se as colunas aguentam.
    Mas eu não recomendo isto.

Se no entanto fizeres, nunca te atrevas a puxar muito pelo som, ou podes ter a desagradável surpresa de um tweeter ir à vida ou se o amplificador for bom e se começar a sentir o cliping ele faz um corte de energia automático.

Um bom doc para estudares sobre isso está aqui:
    Amp Cliping

9. Luka

Luka I folded Myself

5 estrelas ;)

Thanks Zombie

Partilhar esta Página