[Questão dificil] Como alterar o Nome do Computador?

Offline

Power Member
Boas a todos.

e agora uma "million dolar question"...

Como é que altero os campos "Nome do Computador" e a "Descrição do Computador" que aparecem nas Propriedades do sistema sem estar fisicamente no computador, mas conseguido aceder aos seus ficheiros via Ethernet? (Atenção que não vale VNC!)

Ou seja, alguém sabe onde e em que ficheiro é que o Windows XP guarda estas informações?

xpwinn06.gif


Obrigado.
 
É uma boa questão...esse campo encontra-se no registo do windows na seguinte chave :

HKEY_LocalMachine\System\CurrentControlSet\Control\ComputerName\ComputerName\ComputerName

E o hive do HKEY_LocalMachine\system encontra-se em c:\windows\system32\config no ficheiro .system

Agora se conseguirmos editar este ficheiro remotamente.. o problema é que estou a tentar fazê-lo e não consigo porque o ficheiro está em uso..

Hmm mas agora vi que o regedit permite editar registos remotamente (ficheiro->ligar ao registo de rede).. então deve bastar editar essa chave do registo no computador remoto.

Mas para esta alteração ter efeito, terá que se fazer logoff/restart no computador remoto(penso eu) algo que também podes fazer com uma tarefa agendada remotamente por exemplo.

Penso que isto responde a tua questão

Cumps
 
Pesquisa rápida no google e a descrição do computador está aqui (porque é que a microsoft não mete tudo junto?? :D) :

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\lanmanserver\parameters\srvcomment

Se o campo estiver em branco (na tab do meu computador) essa chave não existe, logo vais ter que criar uma string (valor de cadeia) e o valor é a descrição do computador.

Cumps
 
(Já tinha procurado no Google mas pouco mto pouco sucesso)

Excelente! Mudei os parametros que pretendia mas não me parece que a maquina peça o reboot, ainda assim, muito provavelmente as alterações só têm efeito depois de reiniciar a máquina.

Amanhã vejo os resultados :-p

Obrigado.
 
Back
Topo