Questão muito rápida sobre discos SATA

ZIGS

Power Member
Eu estou a montar um disco SATA, já liguei o cabo SATA e o cabo de alimentação. Reparei que o disco tem lá outro connector: http://*****.com/2k3wvz (o da esquerda) ou pelo menos era o que eu pensava. Perguntei a um amigo meu pelo MSN e ele disse-me que não é um connector, é um jumper e que se quero que o disco transmita a 3gb/s em vez de 1.5gb/s tenho que tirar o jumper cap. Ele disse que no entanto não se note nenhuma diferença na velocidade. Acham que devo tirar? Não me agrada muito a ideia de ir lá com uma pinça...
 
Bem se a tua motherboard suportar sata2 então esse jumper tem de estar na posição para o mesmo efeito para aproveitares a velocidade que é o dobro de sata1...

Isto é, no disco deve dizer claramente como deves proceder para teres sata2.
 
Sim, é verdade... Esse Jumper é para seleccionar a velocidade de transmissão de 1.5Gb/s ou 3Gb/s.

Isto é se o Chipset suporta transmissões de 3Gb/s. Se não o suportar e se meteres o jumper nessa opção, a unica coisa que poderá acontecer é transmitir a 1.5Gb/s
 
A minha mobo de facto suporta SATA2, o jumper cap está colocado no 2 primeiros pinos do jumper (considerando a imagem que postei no 1º post, da esquerda para a direita). É essa a posição que tira partido da SATA2? Caso não seja, podem-me dizer qual é?
 
Obrigado por postares a imagem, já coloquei o disco na drive cage e ia ter que o tirar :) Pois, então confirma-se o que o meu amigo disse, tenho mesmo que o tirar se quiser ter 3gb/s... lá vou ter que por a pinça a trabalhar ;_;
 
A forma como o jumper é posto não varia de marca para marca? Eu acho que varia, por isso olha para o teu disco e vê lá o que diz...
 
ZIGS disse:
O meu é da Seagate. Essa da imagem é de que marca? lol agora tembém quero ter a certeza

A imagem que te forneci é de um Seagate Barracuda. Mas como vais retirar o disco da gaveta, também poderás confirmar que as configurações do Jumper deverão ser as mesmas...

Imortal disse:
A forma como o jumper é posto não varia de marca para marca? Eu acho que varia, por isso olha para o teu disco e vê lá o que diz...

O disco dele é um Seagate, como podes ver as imagens que ele pôs no primeiro post... :)
 
Última edição:
Sou mesmo noob, nem me lembrei de ver o disco antes de perguntar... :P bom, mas agora já estou esclarecido é o que interessa. Já agora, quando o meu amigo me disse que ao tirar o jumper cap não ia notar diferença nenhuma na velocidade, com certeza ele assumiu que a minha mobo não suporta SATA2, certo? Ou será que a diferença de 1.5 para 3gb/s é assim tão pouca? ó_ò
 
Back
Topo