1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Questão rápida: posso mudar de CPU sem formatar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ZIGS, 9 de Setembro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1884)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. ZIGS

ZIGS Power Member

Vou finalmente trocar o meu P4 por um Q6600, mas ouvi dizer que tem que se formatar sempre que se troca de CPU, isto é verdade? O que é que poderá acontecer se não formatar? É que não me está mesmo nada a apetecer... >_>

2. steelballzz

steelballzz Folding Member

trocar de cpu não implica formatar
    um update á bios talvez...format não

3. ZIGS

ZIGS Power Member

Humm... estranho, cheguei a ouvir de várias fontes que era preciso formatar ou o PC poderia correr com problemas :/ bem, melhor assim :) . Com respeito à BIOS, visto que a minha já é a versão mais recente, é só mesmo mudar o CPU e fica a bombar certo?

4. nelsondac

nelsondac Power Member

se for so o CPU, metes e siga...

se for CPU+motherboard muito raramente consegues usar sem formatar...

5. steelballzz

6. mad marshall

mad marshall Power Member

Isso não é verdade.

Eu no Xp, antes de ter instalado o vista mudei de sistema board+cpu e não precisei de formatar.
    Tive somente de esperar ai uns 5mn e tava tudo a bombar, sem problemas.

Claro que até convem, mas não acho necessário.

7. steelballzz

mudar de board na maioria das vezes obriga a formatar

mesmo que no teu caso não tenho sido, não convém generalizar

8. ZIGS

ZIGS Power Member

Ok, então no meu caso que é só o CPU não vai ser necessário. Também estou a usar XP. Thanks

9. vascorama

vascorama Power Member

isso aconteceu porque provavelmente o chipset era o mesmo, e talvez a a board tb fosse semelhante.

.
    de todas as vezes que fiz isso(mudar de board), só uma vez até hoje é que o windows chegou a arrancar, das outras é logo BSOD.

10. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Depende de board para board.. se trocares de board e o chipset for o mesmo, deve tudo funcionar na mesma.. se o chipset for diferente se calhar nem consegues entrar no Windows sem ter um BSOD.. mas convém sempre uma instalação nova.

11. tonebiclas

tonebiclas Power Member

oviste de onde? se foste a uma loja e perguntaste se era preciso formatar para mudar de cpu eles dizem-te logo que sim, para te cravarem mais uns euros pela formatação desnecessaria.
    cumps.

12. ZIGS

ZIGS Power Member

Bem, já troquei de bicho e funcionou se sem problemas, mas quando fui para por a voltagem (1.1v) não consigo, o mais baixo que me aparece é 1.28 O_O. Será que a minha mobo não suporta voltagens do core abaixo disso? tenho uma Abit IN9 32X-MAX Wi-Fi

13. steelballzz

de cpu para cpu o vcore default varia

por ex
    o 6600 do martakis arranca a 1,19 vcore na minha board
    o 6800 já arranca a 1,29
    o 6320 arrancava com 1,32

sempre em auto e com a mesma board

é mesmo assim

14. ZIGS

ZIGS Power Member

Mas eu quero por o vcore a 1.1 (o mínimo suportado para clocks de origem) e a mobo não me deixa ir abaixo dos 1.28. É que assim ele aquece mais do que o necessário sem necessidade nenhuma, viso que 1.1v chega perfeitamente

15. Apenas se o chipset for de outro fabricante (exemplo: Intel para VIA e vice versa) . Se mudares de board de chipset intel para intel (superior), não necessitas de formatar.

Mas claro que uma formatação tem sempre vantagens, quanto mais não seja limpar o "lixo" que anda no no O.S e eventuais conflitos que 90% dos utilizadores não sabe que lá está (ainda parto do princípio que só 10% é que percebem disto a sério, porque têm um bom background desde o tempo do MS-DOS ou até mesmo já do Windows 3.1).

Última edição: 10 de Setembro de 2007
  16. Nephilin

Nephilin Power Member

Em principio só o CPU não há problemas (digo em principio porque o windows é um SO muito manhoso):002:
    Quanto a motherboards, novamente, em principio não haverá problemas desde que tenham o mesmo chipset, apesar de já ter tido alguns problemas a trocar boards com o mesmo chipset. Aparentemente o windows papa, mas algum tempo depois começam a aparecer as famigeradas mensagens enigmáticas e BSOD's.

17. mad marshall

mad marshall Power Member

Scarecrow, por acaso nem era o mesmo chipset nem nada, mudei de amd para sistema intel, na altura.
    E não tive qualquer problema.

18. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Ainda bem.. mas comigo normalmente nem entra no Windows.. mas convém sempre uma instalação fresca para ficar tudo com os controladores correctos.

Cumps

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página