[questão] Reputation

Reputation....mais um teste mas com cabeça?!?


  • Total voters
    35
banid0 disse:
A pergunta é : WTF is reputation?! :D

Reputation ou reputaçao ou so rep e' algo q permite aos users do forum avaliarem o conteudo de um determinado post e o poster em si e nao so da thread em si (com o sistema ja implementado das estrelas)

Imagina q fazes um bom post eu leio o post curto-o e em vez de por a seguir algo do genero "bom post" clicko num botãozinho ao lado e dou-te uma boa rep.

Se por acaso fizeres um daqueles posts q sao basicamente spam, lixo ou completamente absurdos em vez de te estar a flamar na thread faço o mesmo e ao clickar dou-te uma bad rep.

É logico q isto e' para ser feito com pes e cabeça um gajo nao bai andar a espalhar por ai reps a torto e a direito (tanto mais q isso e' limitado pelo proprio forum) depende de cada user ter a maturidade suficiente para saber qdo ha ou nao de atribuir uma determinada rep a um determinado post e nao dar so boas ou mas reps se concorda ou discorda com o conteudo do post (dai eu ter votado para nao poderem ser dadas reps no forum de disporto)

Quais sao as vantagens?

Primeiro a poupança de espaço no forum, se eu gosto nao vou por a seguir um post so a dizer bom post, dou-te a boa rep a dizer bom post e se tiver mais alguma coisa a acrescentar ao assunto ai sim posto qqer coisa

Outra vantagem do sistema de rep's e' precisamente o aumento da qualidade
dos posts no forum pq toda a gente gosta de ter uma boa rep (e' pa e' endemico acredita) o q vai levar a q o ppl tenha mais cuidado com o q diz para n levar bad reps. Ou seja diminuem logo os flames e o spam

Depois (e isto ja a medio-longo prazo) os users começam a diferenciar-se uns dos outros pela propria rep. O mais natural e' q num forum de ajuda se calhar dês mais atençao a um post de um gajo com mais rep do q das ao post de um gajo com menos rep ou mesmo rep negativa.

Acredita e' uma coisa q pode ser mesmo mto porreira se o ppl a souber usar =)
 
Triston disse:
Acredita e' uma coisa q pode ser mesmo mto porreira se o ppl a souber usar =)

Subscrevo tudo, em especial esta frase :)

É precisamente a ideia que tenho sobre o sistema de reputação e o efeito que pode trazer ao fórum se bem usado :)

Se tivesse a funcionar já levavas uma :D

Vamos investigar o sistema e depois damos notícias :):)
 
Nunca percebi bem a capacidade q este sistema terá na realidade, a ideia é boa mas a implementação péssima...pois facilmente se podem dar boas ou más reputation points por dá cá akela palha....

Por mim era eliminada :D
 
É em relação às reps que já existiam?? vão-se manter? ou vai recomeçar tudo do zero?

Quero tb reforçar a ideia de que se deve manter disponível quem deu a rep e o motivo pela qual deu.

1 abraço.
 
Flyer disse:
Nunca percebi bem a capacidade q este sistema terá na realidade, a ideia é boa mas a implementação péssima...pois facilmente se podem dar boas ou más reputation points por dá cá akela palha....

Por mim era eliminada :D

Isso de dar reps por da ca aquela palha varia de user para user e do grau de maturidade de cada um idealmente falando o situação devia ser similar 'a descrita no meu post acima ou seja se algum gosta do conteudo de um post ao ponto de achar q deve dar boa rep da, ao mesmo tempo se uma pessoa achar q o post e' completamente descabido ou mesmo ofensivo pode dar uma ma rep (pessoalmente noutros forums so dou bad reps qdo acho q o post e' absurdo mas nao quebra as regras do proprio forum onde esta, em 2 anos no forum do darkgalaxy ate agora so dei uma bad rep e foi pq discordava completamente da posição do gajo e pq achava q ia dar cabo dos newbies do jogo mas isso e' outra historia... continuando...)

Alem disso do dar reps por da ca aquela palha nao e' tao linear como isso... para ja tens um numero limitado de reps q podes dar por dia... e apenas podes dar um rep por post e alem disso nao podes dar rep a uma pessoa mais do q uma vez ate teres dado x pontos de rep a outras pessoas ou seja so pq nao se curte um gajo nao se pode estar a dar-lhe sempre bad reps

Para finalizar ainda ha a maneira como as reps acabam a funcionar a longo prazo. Se o sistema de rep funcionar como nos outros forums onde eu vi isso implementado qto mais rep tiveres mais valem as reps q tu das assim como o inverso qto menos rep tiveres menos valem as reps q tu das. Ou seja se alguem quer q as reps q dao façam alguma diferença convem ter a rep o mais alta possivel (ou seja basicamente seja bem visto pelo resto da comunidade do forum) pq se uma pessoa entrar em rep wars (do genero tu das-me uma bad rep e eu dou-te outra e por ai adiante) depois a rep q essa pessoa da cada vez conta menos (pelo q percebi do sistema a conta sera algo do genero rep actual * X (em q X sera o queficiente de tolerancia para aquele intervalo de rep) * +/- 1 (se a rep for negativa ou positiva).

Ou seja ao fim de uns tempos o sistema acaba por se ajustar aos users pq o ppl q nao e' conflituoso e nao se mete em rep wars acaba por ter bastante mais peso nas reps q da do q o ppl q por causa de conflitos nao tem peso quase nenhum.

@Banido

Nao sei se no meio disto tudo nao acabei por responder 'a tua pergunta, mas e' q nao a percebi mto bem
 
Eu sou daquelas pessoas que acha que o Rep é daquelas funções que tem potencial mesmo muito potencial
Deixem isso estar activado um bom tempo. O forum vai melhorar. Se houver abusos epa nao acredito que nao se consiga arranjar algum sistema para combater isso
 
Desde que se mantenham os fóruns problemáticos e irrelevantes de fora (desporto, babes, vendas) e se dê o poder de dar rep de acordo com a rep de quem a dá (users com rep mais positiva dão mais pontos e vice versa), penso que isto seria muito bom para o fórum.

Só que é preciso haver mais "ranks". Da outra vez ficou tudo com "user X is on a distinguished road". Na minha opinião não chega um sistema "mau | neutro | bom", é preciso nuances.

Resumindo, sou todo a favor desde que se observe a restrição do seu uso em fóruns irrelevantes ou problemáticos.
 
Do que investiguei não há possibilidade de impedir más reputações e não há possibilidade de limitar os fórums onde se pode dar reputações


O valor dos pontos que cada user dá depende de inúmeros factores.
 
Já calculava que não se pudesse limitar os fóruns onde a rep é dada.
O problema é que basta a secção de desporto para avacalhar o sistema todo.

Precisamos de um vBulletin "custom Techzonept edition".
 
Back
Topo