Questão router / antena

Viva,

Mudei de casa recentemente e tenho um router Asus WL-500g (já com 1 ano e tal) e decidi passar tudo para wireless.

O problema é o sinal num PC desktop num quarto que se encontra refugiado por 2 paredes (suite e roupeiros). Para esse PC comprei uma placa PCI ASUS WL-138G V2 e já para me precaver comprei uma antena US ROBOTICS 5 dB para o router. Mas o sinal está very low com ligações super instáveis que nem dá para navegar em sites.

Já andei a brincar com as configurações do router, coloquei-o num local bem alto (que melhorou mas pouco) e o problema manteve-se.

Agora gostava de saber como posso solucionar o problema. Já pensei:
a) Comprar uma antena 7dB SMA para o router (mas são caras ~40€) e tenho medo de investir e depois nem servir para muito.
b) Aproveitar e comprar um router novo (ouvi falar desses novos MIMO, como por exemplo o WL-566gM), mas também não sei o desempenho daquilo.

O layout está aqui: http://img412.imageshack.us/img412/5834/plantacn5.png

Basicamente se me puderem dar ideias agradecia (excepto bricolage que não tempo/pachorra).

Cumps.
 
Penso que isso nao seja problema da tua antena. Eu tenho um smc com a antena de origem, penso que seja de 3 dbi e não tenho problema nenhum em toda a casa (vivenda) das duas uma ou tens paredes a prova de BNs :002: ou o teu router tem algum problemazito.
Espero que venham os entendidos na matéria para t poderem ajudar melhor.
cumps
 
Testa o sinal com os seguintes canais de transmissão: 6, 11 e 13 e vê se com algum desses melhora.

Edit: Experimenta testar o que se encontra des crito neste tutorial.
 
Última edição:
Boas,

Tenho um router igual ao teu e a planta da minha é extremamente parecida e a localização do router é a mesma.

Tinha tambem problemas exatamente no mesmo sitio que tu ( no meu caso é a sala ), inicialmente comprei uma antena com 9dBi que não resolveu o problema ( antena das baratuchas 9/10 euros ).

A soluçao no meu caso passou pela simples mudança de canal no router.
Neste momento tenho sinal muito bom, indicação do windows, no sitio mais problematico.

Podes medir a intensidade do sinal com o programa netstumbler, mas provavelmente vai te dar valores semelhantes para canais diferentes, o problema estava relacionado mais com interferencia em certos canais.

Cumpts
 
Viva!

Existem dois factores principais que podem influenciar essa situação por parte do router e outros tantos por parte da placa/adaptador que usares no pc que está mais distante. Além disso existem as normais interferências externas que podem provocar uma quebra no sinal.

Quanto ás interferências externas vi que já experimentaste mudar de canal e tal... por isso não á muito mais a fazer!

Procurei pela internet e achei algumas coisas interessantes que te posso aconselhar!

Esse router possui 2 antenas, 1 externa usada para a recepção de sinal!!! sim não é para a transmissão, para esse efeito é usada a antena interna que o mesmo possui. Alterar o parametro de 19 para 20 não te vai adiantar nada porque devido á legislação imposta pela Anacom estes dispositivos não podem passar dos 19mW de potência.

Mas se procurares um pouco verás que o firmware alemão desse router já permite uma potência de 100mW e o engraçado mesmo desse router é que internamente ele está preparado para debitar 1000mW de potência o que é verdadeiramente estrondoso! lol...

Conselho começa por ir aqui e ler um pouco. Depois aconselho que uses a antena que tens no pc com o sinal mais fraco e no router usares a antena de origem. Vais ver que os resultados serão verdadeiramente excepcionais.

Como vais ter de andar a mexer em firmwares aconselho obviamente que tenhas um backup efectuado!!!

Cumps,
 
Muito obrigado a todos!
Hoje voltei a pegar nisto e experimentei mudar para o canal 6 (antes tinha metido 11 e 13) e passou a funcionar!

Depois ainda segui a dica do serviportugal, e coloquei a antena de 5db na placa de recepção, ao invés de melhorar a recepção do router (:P) e ficou a funcionar ainda melhor.

Agora o sinal está "Bom" e a ligação está estável. Urra!

Cumprimentos! :)
 
Back
Topo