Questão: Servidor Pessoal

sleepwithdeath

Power Member
Boa tarde!

Estou interessado em montar um servidor pessoal em casa de forma a criar uma intranet com ligação à internet, pretendo ter um computador ligao a internet que por seguinte partilhe essa ligação com outros PC's (espero ter-me feito entender). O que pretendo é isto:



A minha dúvida é isto, tenho os pc's actualmente a partilhar a ligação de internet por um router SMC. Se fizer a rede pessoal, o que acontece ao router? Como depois partilho a ligação à Internet para os outros dois Pc's? Confunde-me essa parte porque a rede intranet não me parece complicado a sua concepção, mas a partilha da internet sim, já que será partilhada de modo wireless e não sei como fazer isso no PC "servidor".

Peço imensa desculpa por ter tornado o assunto complicado e confuso de entender mas para quem já fez isto de certeza que consegue perceber o que quero fazer...

Muito obrigado desde já

Cumps, João Ferreira
 
Última edição:
Como fazes a "ponte", simples, tens 2 interfaces de rede, ou duas redes IP. Não vou detalhar. Ao principio pode ser complicado, mas assim que automatizes as tarefas, é óptimo.

O pc do meio tem de fazer ip forward (ou seja passa a ser um router também), para isso uso um script para activar o IP Forward do Kernel, em conjunto com o iptables:

iptables --table nat --append POSTROUTING --out-interface ppp0 -j MASQUERADE
iptables --append FORWARD --in-interface eth0 -j ACCEPT
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Esta é a forma como partilho internet em casa com o meu portátil.
Nos computadores sem acesso à rede tens de configurar o dns e a Gateway (Pc do meio). Também podes ter DHCP no Pc do meio. Claro que a rede tem de ser diferente da rede a que ligas ao router.
 
ruivilela obrigado pela dica, estou a pensar configurar o pc(router) do meio a abrir todas as portas apensa para certos enderços mac, mas o meu problema é a placa de rede wireless que tenho nesse pc, dá para transmitir ou só para receber? dá para fazer routing com ela? ou só por cabo? tenho de ligar esse pc à linha telefónica, ligar o router a esse pc e depois transmitir wireless a partir dele? confuso? peço desculpa...

P.S. Consegue perceber o diagrama da imagem?

Obrigado

Cumps,João Ferreira
 
Última edição:
Diagrama percebo, mas acho que tem umas quantas ligações a "mais", não está muito hierárquico. Pode simplificá-lo eliminando o "casa do fernado". Isso parece mais um título.

A placa wireless é como um placa de rede com cabo, desde que no linux/windows lhe consigas atribuir uma interface, não tem problema. Até tenho um script para fazer routing de Kanguru, para wireless :). É só mudar a interface.

Não sei como é o teu inglês, mas este tutorial tem algumas dicas jeitosas, apesar é para o Gentoo: http://www.gentoo.org/doc/en/home-router-howto.xml
 
Back
Topo