Questão sobre radiadores

K

kispo

Guest
boas

a diferença de temperaturas, num sistema de WC identico, excepto no radiador, pode levar a grandes ganhos de temperatura? comparando por exemplo um radiador com uma fan e outro com 3 fans.
Obg

CUmps
 
Eu não percebi a pergunta, estas a falar em passar de um radiador de 120 para um de 360?

se for este o caso e se só tiveres um bloco no cpu vais ter alguns ganho não muito mas vais isto porque o radiador consegue dissipar quase toda o calor gerado pelo cpu por exemplo agora se tiveres mais blocos e so um radiador vais ter ganhos de temperatura de certeza.
 
axo ke faz uma boa diferença. Mas depende das temperaturas que tens agora, e da temperatura da agua. Se tens a agua mt quente é pq o radiador actual não consegue dissipar o calor como desejarias, penso que um radiador maior, iria dissipar melhor o calor e baixar a temperatura.
 
Quanto maior o radiador ou o atrito de massa de ar atraves dele mais a temp da agua á sua saída se aproximará da temp ambiente , mas nunca será inferior a esta , a não ser que lhe encostes uma peltier de 220w ... LoL
 
Mas voces estão se a esquecer que depois de chegar ao ponto de equilibrio ou seja a temperatura da agua estar proxima da temp ambiente é impossivel baixar mais que isso, por isso dizer quantos mais radiadores melhor isso não é verdade.

Se tens sensor de temp da agua é facil de saber se vais ter ganhos caso não tenhas tenta perceber se os tudos estão muito quentes, pondo lá a mão lol
 
pois, basicamente se as temps que tens agora forem proximas da temperatura ambiente, e porque o radiador está adequado à dissipação termica nos componentes arrefecidos pelo circuito.

um radiador maior não te baixa necessariamente as temps, ajuda é a dissipar mais energia.
podes ter ganhos mais significativos em full load, ou podes adicionar mais componentes ao circuito.

se adicionares mais componentes ao circuito, acho que em vez de concentrares a dissipação apenas num radiado, deves passar a usar dois radiadores, sendo que um dos radiadores fica entre as duas fontes de calor, para assim optimizares a temperatura a que a agua chega a todos os componentes, e não apenas ao primeiro componenteda serie.

isto também, assumindo que usas radiadores com ventoinhas de 120, e radiadores do mesmo modelo (i.e. desenho, densidade de fins, material, etc)

se fores introduzir aqui a questão de deixar o radiador em passivo, a coisa ja da mais que falar.
 
obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Eu ainda nãoi tenho qq sistema de WC, estou apenas com intenções de adquirir um em breve, daí a pergunta.
Como a intenção é apenas arrefecer GPU e de acordo com o que disseram aqui, parece-me que um radiador 120 (com apenas uma fan como tinha dito inicialmente) é preferível dado k as diferenças de temps serão minimas utilizando um 360.

Quem for a favor de um radiador 360 para o sistema que indiquei em cima k diga ;)

Bomba -> WB GPU -> Radiador -> Bomba (again)

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
monta o sistema assim : Bomba -> Radiador -> WB GPU -> Bomba

é suposto a agua que sai do radiadador ser mais fresca que a que sai da bomba nao perdes nada em ter um radidor de 360 se o conseguires montar na caixa porque mais tarde pode adicionar mais blocos. No radiador de 360 podes ter só uma ventoinha a funcionar nao precisas de ter as 3 :007:

E no inverno com um radiador de 360 mesmo com OC podes ter o radiador sem ventoinhas que o sistema aguenta-se bem por experiencia propria.
 
AlfaBoy disse:
monta o sistema assim : Bomba -> Radiador -> WB GPU -> Bomba

é suposto a agua que sai do radiadador ser mais fresca que a que sai da bomba nao perdes nada em ter um radidor de 360 se o conseguires montar na caixa porque mais tarde pode adicionar mais blocos. No radiador de 360 podes ter só uma ventoinha a funcionar nao precisas de ter as 3 :007:

E no inverno com um radiador de 360 mesmo com OC podes ter o radiador sem ventoinhas que o sistema aguenta-se bem por experiencia propria.

o barulho para mim é irrelevante até pk para o dia-a-dia não conto usar WC... kuanto à configuração depois faço vários testes e logo vejo o k me rende mais ;) era só pa dar um exemplo... gosto de investigar o material por mim ;) mas obg pela sugestão. Agora a minha dúvida é mesmo se vai radiador 120 ou superior:

A ponderar para o sistema (não posso passar dos 100€... :S )

WB GPU - ALPHACOOL NEXXXOS GP1X-N NVIDIA VGA - 26,50€
Radiador - NEXXXOS XTREME I 120 - 35€
Bomba - EHEIM S600 COMPACT 230V - 19,50€
tubagem - TUBO PVC 10/8 PARA CONECTORES ROSCA - 2,40€ (2m)
conectores - CONECTOR METÁLICO ROSCA G1/4 - TUBO 8/10 - 8,40€ (6conectores)

Total - 91,8 €

sugestões?
 
Última edição pelo moderador:
não preceisa necessariamente de um reservatorio.
salvo erro ate ha um utensilio qualquer da DD para encher o circuito sem reservatorio.

mas o reservatorio, ajuda a dissipar alguma coisa, bem como ajuda a não aumentar muito a pressão no sistema quando a temperatura sobe mais... entre outras coisas.
 
O reservatório, aqui tratamos da parte mais chata do watercooling . O líquido sobe e desce , mas desce sempre mais e tem que ser reposto , e tem que ser totalmente substituido ao fim de 2/3 anos por causa das impurezas que se vão acumulando apesar da agua destilada da reposição , e que acabam por entupir ou reduzir o fluxo atraves do waterblock . Mas não há nada sem contras .
 
Back
Topo