1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Questão sobre servidores

Discussão em 'Web Development' iniciada por Alice, 27 de Março de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 709)

1. É o seguinte, tenho uma dúvida no que toca a preços e coisas do género.

Imaginem vocês, um fórum com 107, 346 Tópicos - 997,287 Posts - 559,333 Membros e 108,514 membros activos. O grande problema aqui é que é necessário um segundo server, o que implica ter de pagar cerca de 600 dólares por mês. O que seria necessário fazer nesta situação? Segundo me ocorre, os donos do fórum são tudo menos cuidadosos, ou seja, são smileys animados que nuca mais acabam, skins (sim, pelo menos umas 7) com banners animados e todo o género de ***** e mariquices que ninguém quer ver, tópicos mais velhos que sei lá o quê... Já experimentei dar umas luzes a administradora e ela diz-me que apagar tópicos de secções tão grandes como as que lá têm fazem mal ao SEO. E diz que em nada tem a ver com o servidor ou uma porcaria qualquer.

Que sugestão me podem dar a ver se convenço a casmurra?

2. holografix

holografix Power Member

Viva

Às vezes com algumas optimizações consegue-se obter mais rendimento do servidor e evitar um upgrade de máquina ou a aquisição de máquinas adicionais.

Se o servidor correr PHP:
    Se o servidor correr PHP4, fazer upgrade para PHP5 versão mais recente.
    Instalar APC, XCache, eAccelerator de modo a optimizar a execução do código PHP.
    Ver se há opções de caching na aplicação de gestão dos fórums.

Ver as configurações da base de dados.
    Se for mysql, ver as definições de "query caching".

Cumps
    holo

3. anjo2

anjo2 Power Member

Há uma coisa que é optimização, não é por haver muitos smiles ou skins que isso vai mudar, ter muitas skins ou poucas é idêntico, ele vai ter que carregar uma, vai ser mais importante é a base de dados e as queries, além do código ser bom, e isso nem sempre é fácil fazer, geralmente até é complicado. Podes adiantar qual o software do fórum? vbulletin? phpbb? smf? ipb?

4. Obrigado pela pronta ajuda ^^

Eles usam o VBulletin.

5. holografix

holografix Power Member

Se tiverem acesso "root" ao servidor, talvez o melhor seja mesmo fazer um pouco de "tunning" no PHP, MySQL e Apache e ver nos fórums do vBulletin as recomendações de optimização.

É um pouco antigo mas podes ver aqui algumas ideias:
    http://www.vbulletin.org/forum/archive/index.php/t-115130.html

No Apache podem por exemplo usar o mod_expires para fazer cache das imagens no cliente.

http://httpd.apache.org/docs/2.0/mod/mod_expires.html

Exemplo
    # expire jpg images after a month in the client's cache
    ExpiresActive On
    ExpiresByType image/jpg A2592000

holo

6. tomassantos

tomassantos To fold or to FOLD?

Há alguma coisa que se corra para limpar a porcaria das bds, quando são muito granes desnecessariamente?

7. Santo38

Santo38 Power Member

Um forum com esse tamanho iria beneficiar bastante da separação do conteudo (base de dados) e da apresentação (imagens, ficheiros php, etc).

Uma solução de 2 servidores, ambos optimizados, 1 optimizado para servir páginas web (usando nginx) e o outro optimizado para servir pedidos de base de dados, seria o ideal.

Não é necessário apagar posts, é sim necessário optimizar.

adicionalmente $600 por mês não deixa de ser um pouco exagerado (a não ser que o tráfego consumido seja brutal = maior que 2,5tb).

A minha sugestão é optimizar, diminuir a carga de imagens e afins e separar a base de dados num servidor e o vB noutro servidor.

Lógicamente que a análise dos dados estatisticos poderá fazer luz noutras opções.

Saudações

Partilhar esta Página