Questão WD 1600JB (160 Gb 7200 rpm UDM)

timber

Zwame Advisor
Um amigo meu comprou este disco e diz que o windows e o partition magic o reconhecem como tendo 130 Gb apesar de teroricamente ser um disco de 160. Ele (e eu) sabemos bem que estes tamanhos basicamente nunca batem certo mas 30 Gb parece uma diferença um bocado grande demais para engolir
Alem disso eu tenho WD 2000JB (200 Gb 7200 rpm UDM 8Mb cache) que tem praticamente os 200 Gb. Acho estranho tudo isto
A questão portanto é simples. Alguém tem um disco destes para dar algum feedback? O disco e mesmo assim?
Obrigado
 
O problema não é do disco, é barreira na ligação.
Existe um limite de enderecamento do Windows de 137GB. Acima disso não "ve".

Para corrigir a situação precisas de uma board com controladora actualizado + SP1/SP2 ou então uma placa controladora tipo pci propria para estes discos.
 
Question
Why is the full capacity of EIDE drives larger than 137GB (128GB binary) not recognized in Windows 2000/XP?

Answer
Problem
The full capacity of EIDE drives larger than 137GB (128GB binary) is not recognized in Windows 2000/XP.

Resolution
48-bit LBA support is necessary for drives larger than 137GB (128GB binary). The following conditions are necessary for the correct functioning of 48-bit LBA support in Windows 2000/XP:

Windows XP Service Pack 1 (SP1) must be installed for Windows XP versions prior to August 2002. For information about SP1, see Microsoft Article 322389.


The system must have a 48-bit LBA-compatible Basic Input/Output System (BIOS) installed. This includes EIDE controller card BIOSs.


You must enable the support in the Windows registry.

The Microsoft Knowledge Base articles listed below provide important information about 48-bit LBA support for drives larger than 137GB in Windows. For full details, carefully review the relevant article.

48-bit LBA Support for ATAPI Disk Drives in Windows 2000.

How to Enable 48-bit Logical Block Addressing Support for ATAPI Disk Drives in Windows XP.

Note: The above articles reference making necessary registry changes. It is strongly advised that you contact Microsoft directly for assistance.

http://www.wdc.com

Será algo tipo isto?
Acerca da capacidade, pelo menos o 1600JD anda, se não me engano, por volta dos 149Gb e o 1200JB nos 112Gb
 
Eu tambem acho isto um pouco estranho... porque tal como o timber, tenho um WD 200Gb e na pratica so tenho 180Gb disponiveis (tanto com o XP Pro SP1 e SP2) nao sei se é o espaço normal com que deve ficar ou se devia ter mais espaço util.

Abraços
 
Obrigadao pel ajuda ppl
E muito possivel que seja isso
Depois deixo aqui os resultados (ou comunico na primeira pessoa ;) ), pode ser que ajude mais alguem
Com o meu (WD 200 Gb) acho que nunca usei um XP que nao tivesse SP1 mas nao me lembro...
 
Back
Topo