1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Questionário sobre o novo iPod nano

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Steve_Jobs, 3 de Outubro de 2005. (Respostas: 5; Visualizações: 2774)

  1. Antes de mais, venho por este meio solicitar os leitores do fórum que invistam escassos minutos no preenchimento de um questionário anónimo sobre o novíssimo iPod nano, disponível em http://www.appleipodnano.cjb.net. Obrigado desde já pela colaboração.

    Não coloquei na parte Mac porque pretendo que TODOS respondam, para os resultados não ficarem demasiado assimétricos. Assim, dado que é um novo hardware, coloquei aqui.

    A explicação vem a seguir...

    Este questionário foi elaborado de forma a obter feedback sobre um produto, o iPod nano, que é objecto de um trabalho da Cadeira de Marketing I da FCEE-UCP (http://www.fcee.ucp.pt). As respostas são anónimas e serão apenas utilizadas a nível académico, não pretendendo representar a situação real do mercado potencial do iPod nano.

    O prazo do preenchimento é o dia 11 de Outubro, e podem preencher mais que uma vez, no caso de engano e posterior alteração, mas é de notar que só o último "submit" por user é definitivo ("overwrite results").

    PS: Para os mais puristas, tenham em conta que o questionário foi elaborado mais no âmbito do Marketing, e não tanto no âmbito técnico do produto, dado que esse não é o seu principal objectivo. Assim, algumas questões poderão aparentar ser "newbie style" entre nós, mas representam importante feedback segundo os conceitos da cadeira. Por outro lado, o questionário não foi elaborado só para Mac-Users, mas para toda a gente, desde a loira que faz print-screens colocando o monitor na fotocopiadora até ao geek que programa foguetões com o SimpleText, de olhos fechados! ;)
     
  2. [TI]

    [TI] Banido

    Acho que te dava entre 12 e 14 nessa cadeira. O questionário tem algumas falhas.
     
  3. Bem, não é suposto avaliar a qualidade do questionário com juízos de valor não fundamentados, mas como é óbvio nada é perfeito e estou aberto a sugestões/correcções...caso sejam pertinentes...

    Em príncipio o questionário não tem falhas objectivas, pois foi criado com rigor e revisto várias vezes. Agora, se aquela pergunta devia ser feita ou não, se haveria outras hipóteses de resposta na alínea X, isso é muito subjectivo...

    Deixo já claro que embora por vezes implícito, cada questão tem um objectivo directo para posteriores conclusões específicas no âmbito do marketing. Não é apenas por mera curiosidade...

    Mas podes começar a tua lista de críticas então... :)
     
  4. Shakawkaw

    Shakawkaw Suspenso

    Já respondi...
    Na minha opinião poderias alterar umas coisas:

    7.
    Quais são as mais importantes características num leitor de mp3 (escolha 3)?

    Que tal incluir qualidade de som, visto que é um leitor de mp3? ;)

    14.
    O que acha dos preços apresentados na questão anterior (em termos relativos à concorrência semelhante, e não absolutos)?

    Para responder a esta pergunta teria de encontrar semelhantes. A verdade é que por ex. a minha escolha tem a ver com factores onde não existem propriamente semelhantes.
    Ex.: Para mim a facilidade de uso é algo muito valioso, e considero que um leitor de mp3 fácil de usar é melhor compra que outro não tão fácil, mesmo que o 1º custe mais uns 30€.

    15.
    Após ter respondido a este questionário, e imaginando, hipoteticamente, que já tinha em mente a compra de outro leitor de mp3 dentro da mesma faixa de capacidade (em GB)/preço, alteraria a sua preferência para um iPod nano (Preto ou Branco, de 2GB ou 4GB)?

    Caso eu tivesse outro em perspectiva não mudava de opinião por preencher um questionário... neste aspecto não é alterar alguma coisa, simplesmente não me parece que a pergunta faça sentido, visto que no questionário não existe uma "educação" sobre o iPod nano. Ou seja, nós é que fornecemos informação (a nossa opinião) e não tu... sendo que não temos nenhuma informação nova por que é que haveriamos de mudar de opinião?


    Fica bem e boa sorte para o trabalho ;)
     
  5. _Rock_

    _Rock_ I'm cool cuz I Fold

    Done!
    Concordo com o Shakawkaw...
    Abraço
     
  6. Shakawkaw:

    Obrigado pelas sugestões. Acho que quanto à qualidade do som, tens toda a razão. É realmente uma boa opção, só que agora (dado que já se iniciou há dias o período de preenchimento), já é tarde para adicionar mais opções de resposta.

    Quanto ao preço, concordo contigo que no momento da compra mais vale dar mais por mais do que menos por menos, se não forem quantias exageradas claro, e se o que se ganhar for realmente importante (como referiste e bem a Facilidade de Utilização (que parece não ter preço mas vale muitos € de "arrependimento/frustração" depois da compra, se não for um ponto forte do aparelho)). No entanto, o objectivo desta questão é saber se o "pricing" do produto se posiciona abaixo/ao mesmo nível/acima dos seus semelhantes. Daí a comparação com os semelhantes (senão as pessoas diziam - "Ah este é muito mais caro que o iPod Shuffle! (quando ambos não se podem comparar...dado que têm características totalmente diferentes...e pertencem a segmentos diferentes).


    Quanto à última observação, tens que ter em conta que na "intro" do quest. é sugerido aos leitores que se dirigam ao site do iPod nano, de modo a conhecerem melhor o produto (pelo menos no geral), dado que será preciso para algumas respostas. Assim, muita gente que o desconhecia pode agora ficar com uma opinião totalmente diferente, e alterar mesmo a sua escolha, após ter visto as suas vantagens/desvantagens. Garanto-te que embora muita gente já tenha ouvido falar na palavra "iPod", ainda há muitos que não sabem bem o que é, como é, ou o que faz, ou o que tem. Esta questão tem por objectivo averiguar o mercado real do produto, e não apenas o potencial, ou seja, quem *compraria* mesmo o produto, daí a forma como é colocada, no fim do questionário.

    Bom, como já sabem, isto é apenas uma brincadeira para um trabalho, os resultados, embora aproximadamente reais, só serão utilizados para fins académicos, o que faz também com que não tenha que ser totalmente perfeito ;)

    Mais uma vez, obrigado pelas sugestões/críticas. Espero ter sido claro também em algumas explicações. Como vêm, todos temos razão nas observações, dado que isto é tudo muito subjectivo, daí a partir de agora só *alterar* mesmo pormenores objectivos (tipo erros técnicos/ortográficos), dado que já se iniciou o processo de resposta e não se podem alterar as regras a meio do jogo, apenas em casos excepcionais.

    Sem mais,
     

Partilhar esta Página