Dúvida Questões acerca dos drivers

Status
Fechado a novas mensagens.
Mas a priori os mais recentes são mais estáveis. Não faria sentido não o serem.

Eu aceito, mas não fazem sentido porque como eu já disse várias vezes no site da Toshiba não estão presentes os drivers para o Windows 10 x64.

Só estão presentes (penso eu) programas da Toshiba que quando muito acrescentam funcionalidades como o "DTS Studio Sound", o "Display Tool", o "Eco Utility", o "PC Health Monitor", o "Toshiba Desktop Assist", "Toshiba Function Key Utility", o "Toshiba System Driver" e o "Toshiba Settings Utility". Estão ainda presentes o ".Windows 10 Upgrade Drivers" (ao carregar nele há uma série de opções sendo que se carregar na opção "Click here to download drivers for Windows 10" são-me pedidas informações do PC e depois de as dar aparece-me uma lista com os programas "CyberLink MediaShow 6 for TOSHIBA (64bit)" [este aparece-me 2 vezes], "DTS Studio Sound (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão]. "TOSHIBA Blu-ray Disc Player (32/64bit)", "TOSHIBA Desktop Assist (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA Display Utility (64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA eco Utility (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA Function Key (32/64bit)", "TOSHIBA PC Health Monitor (32bit)", "TOSHIBA PC Health Monitor (64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA System Driver (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], "TOSHIBA System Settings (32/64bit)" [já aparecia sem carregar na opção ".Windows 10 Upgrade Drivers" (o que não faz muito sentido) como eu disse lá atrás e ambos têm a mesma versão], sendo que não são actualizados há meses) e o "BIOS Update" (este último é o único que não está relacionado com os programas da Toshiba).

Já agora, entretanto mudaram um pouco a forma como se chega às actualizações e adicionaram os programas acima que eu acabei de dizer mas incrivelmente ainda não adicionaram os drivers para o Windows 10 e não actualizaram ainda os ditos programas da Toshiba e a BIOS.

Eu apenas utilizo o site da Toshiba para sacar a última versão da BIOS visto que não quero o lixo da Toshiba a ocupar-me espaço e ainda não há incrivelmente drivers disponíveis para o Windows 10 x64.

Os programas dos drivers que já vêm com o Windows 10, isto é, que aparecem no "Programas e Funcionalidades" e no "Aplicações e Funcionalidades" são o "Conexant HD Audio", o "Controlador de gráficos Intel" e o "Synaptics Pointing Device Driver". Não sei por que me aparecem apenas estes programas (também podiam aparecer menos). Descarrego os drivers destes programas do site Softpedia (nem sempre a versão que tem o número maior é a mais recente e a versão do Controlador de gráficos Intel que está no site da Softpedia é a mesma que está no site da Intel e em ambos os casos não é preciso utilizar o método do Gestor de Dispositivos referido abaixo uma vez que basta executar o executável. A versão do programa que é apresentada no site da Intel é diferente da do programa e do driver [apesar de neste momento referirem-se à mesma coisa, aparentemente, visto que ambas acabam em "4463"] que o instalador do programa de facto instala, não sei porquê, o que confunde ainda mais as coisas. Há que dizer ainda que o driver da minha placa gráfica no site da Softpedia não é estranhamente actualizado há muito tempo mas há uma versão genérica [penso eu] que é a mesma que a que está disponível no site da Intel [a tal que eu acabei de mencionar]).

Utilizo também o site da Softpedia no caso do Conexant HD Audio porque não sei procurar no site da Conexant e ainda no caso do Synaptics Pointing Device Driver porque o site referido (Softpedia) tem uma versão mais recente do driver do rato que o próprio site da Synaptics, não sei porquê (que tem, por sua vez e estranhamente 2 versões ["Windows 10 PS/2 & SMBus Devices" e "Windows 10 I2C Devices"], ambas com a mesma versão, curiosamente).

Actualizo as versões actuais destes 3 programas através do Gestor de Dispositivos, sendo que por vezes surge-me um aviso (sabe-se lá porquê) a dizer que posso ter problemas ao instalar a versão dos programas referidos )que descarreguei do Softpedia) só que ignoro e prossigo a instalação (e não tenho tido problemas, o que é estranho tendo em conta que sou avisado).

Não posso actualizar os drivers a partir dos mesmos carregando nas opções "Atualizar controlador de Software...." e "Procurar automaticamente software do controlador atualizado" porque senão é-me instalada a versão original do driver, o que é estúpido, assim como o facto de não detectar que está disponível uma nova versão e me obrigue a procurar por ela e a instalá-la manualmente. Uso portanto as opções "Atualizar controlador de Software....", "Procurar software do controlador no computador", "Permitir escolha a partir de uma lista de controladores de dispositivos no computador", "Disco", "Procurar" e aponto para o ficheiro .INF (se tiver mais do que um aponto para o primeiro que me aparecer) da pasta para onde descarreguei esse mesmo ficheiro e outros de outro formato (depois de os extrair do formato de ficheiro .CAB).

Apenas descarrego e por conseguinte actualizo os drivers cujos programas aparecem em "Programas e Funcionalidades" e "Aplicações e Funcionalidades" visto que não sei como poderia actualizar os outros drivers (nem sei quais são) e gosto de ter os programas dessas listas actualizados. Não uso aqueles programas que actualizam os drivers porque no passado deram-me cabo do PC e o Windows Update não me detecta novas versões dos drivers.

No caso do Conexant HD Audio, o programa (que aparece em "Programas e Funcionalidades") não é actualizado mas o driver sim, o que é estranho. Já no caso do Controlador de gráficos Intel ambos são actualizados. Por fim, no caso do Synaptics Pointing Device Driver, quando o actualizo o programa (que aparece em "Programas e Funcionalidades") o mesmo desaparece mas o driver não só é actualizado como ainda me adiciona um rato em "Ratos e outros dispositivos e apontadores" no Gestor de Dispositivos, o que é muito estranho. O rato continua a funcionar. Só consigo actualizar o Synaptics Pointing Device Driver através do método referido acima do Gestor de Dispositivos porque senão dá erro se executar um dos executáveis e se executar um outro não dá erro mas nem o driver nem o programa são actualizados, sabe-se lá porquê.

Posto isto, será que por causa do que se passa com o Conexant HD Audio (que não é actualizado em "Programas e Funcionalidades") e com o Synaptics Pointing Device Driver (que desaparece do "Programas e Funcionalidades" após actualizar o driver) eu deveria deixar de utilizar este método, visto que apenas actualizo os programas em "Programas e Funcionalidades"?
 
Última edição:
Bom Dia,

Este tópico encontra-se agora encerrado.

As picardias desnecessárias ocupam a maior parte da discussão.

Cumprimentos
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo