[Questões] Boot Manager / Grub / LILO

[ajuda]ubuntu e windows

boas ppl

recentemente instalei o ubuntu 7.04 so para testar e tmar alguns conhecimentos sobre este.

o que se passa e que quando inicio o pc e xega a tela para escolher se kero windwos ou ubuntu ele por predefiniçao inicia o ubuntu. nesta mxm tela aparece la varias coisa como o ubunu o meetest, etc o que queria fazer era por o windows como predefiniçao para arrancar, ja tentei atravex do arranque do windows so que la nao me da informaçoes sobre o ubuntu e assim nao sei como por o windows predefenido...

alguma sugestao???

cumps
badboy
 
Edita em Ubuntu o ficheiro menu.lst localizado em /boot/grub/ mas tem cuidado se fazes porcaria ficas sem boot. Podes simplesmente copiar a entrada do Windows para cima das do Ubuntu e ele arranca logo dai. Ou escolher como predefinida o numero da entrada do Windows (contas a começar do 0) e metes esse numero num para metro que lá está...


Já agora aconselho a utilizares a versão 7.10 ;) Que já saiu faz hoje um mês e é bastante mais estável e tem algumas cenas bem mais fáceis de operar.
 
arrancas para o ubuntu vais a consola e escreves sudo nano /boot/grub/menu.lst vai-te abrir um ficheiro procuras a linha que diz default 0 e mudas de maneira a ser o xp. para sabares qual o numero que deves por tens de contar o numero de entradas no menu de arranque. por defeito tens o ubuntu, o safe mode do ubuntu, o mem test, uma a linha a dizer others OS, e o windows, ou seja, tens 5 entradas. a contagem começa em 0 o que quer dizer que o windows ha-de equivaler ao numero 4 entao onde tens default 0 passas a ter default 4
 
Boas..

Bem, já tinha feito um post sobre isto, mas mandam-me para aqui... Não sei se querem repost ou que eu ande aos saltinhos, mas adiante...


Pessoal, eu instalei o Linux Mint num disco de 80Gb IDE ligado por meio de uma caixa externa USB ao meu portatil.

O meu problema é que ao ligar o disco no PC ele diz que não encontra o sistema operativo... Acho que não tem o Boot instalado...

Como posso instalar o Boot agora?


Acho esta distro mesmo espectacular, especialmente para quem deixou o windows recentemente...

Agradeço a ajuda...

Cumprimentos

PS: Não me digam para instalar directamente no disco ligado ao PC pois ele dá erros... Só consigo ligado ao portatil...
 
Mandei-te para aqui porque pensei que a informação já aqui estivesse.
Este link tem muita informação com pelo menos 3 métodos ma 1ª página.

Esta hipótese é uma delas:

Código:
1. Boot from a Live CD, like Ubuntu Live, Knoppix, Mepis, or similar.

2. Open a Terminal. Go SuperUser (that is, type "su"). Enter root passwords as necessary. Podes fazer o sudo grub

3. Type "grub" which makes a GRUB prompt appear.

4. Type "find /boot/grub/stage1". You'll get a response like "(hd0)" or in my case "(hd0,3)". Use whatever your computer spits out for the following lines.

5. Type "root (hd0,3)".

6. Type "setup (hd0,3)". This is key. Other instructions say to use "(hd0)", and that's fine if you want to write GRUB to the MBR. If you want to write it to your linux root partition, then you want the number after the comma, such as "(hd0,3)".

7. Type "quit".

8. Restart the system. Remove the bootable CD.
Não te esqueças que tens de adequar o teu disco ao nome correcto. Como é portátil presumo que o disco externo seja sda em vez de hda. Se o teu portatil tiver disco sata, o externo será sdb.
Para instalares no MBR do externo deverás ter de fazer hd1 (sdb) em vez do hd0 ou outro (como está acima).

Se não for assim corrijam por favor.
 
Mandei-te para aqui porque pensei que a informação já aqui estivesse.
Este link tem muita informação com pelo menos 3 métodos ma 1ª página.

Esta hipótese é uma delas:

Código:
1. Boot from a Live CD, like Ubuntu Live, Knoppix, Mepis, or similar.

2. Open a Terminal. Go SuperUser (that is, type "su"). Enter root passwords as necessary. Podes fazer o sudo grub

3. Type "grub" which makes a GRUB prompt appear.

4. Type "find /boot/grub/stage1". You'll get a response like "(hd0)" or in my case "(hd0,3)". Use whatever your computer spits out for the following lines.

5. Type "root (hd0,3)".

6. Type "setup (hd0,3)". This is key. Other instructions say to use "(hd0)", and that's fine if you want to write GRUB to the MBR. If you want to write it to your linux root partition, then you want the number after the comma, such as "(hd0,3)".

7. Type "quit".

8. Restart the system. Remove the bootable CD.
Não te esqueças que tens de adequar o teu disco ao nome correcto. Como é portátil presumo que o disco externo seja sda em vez de hda. Se o teu portatil tiver disco sata, o externo será sdb.
Para instalares no MBR do externo deverás ter de fazer hd1 (sdb) em vez do hd0 ou outro (como está acima).

Se não for assim corrijam por favor.

Quando coloco find /boot/grub/stage1 aparece Error 15: File not found

Como resolvo isto?
 
Se conseguires ir ao disco externo mete aqui o que está no menu.lst.
Código:
/boot/grub/menu.lst
Caso não consigas faz como no primeiro método que aparece no link que te indiquei.
Ou então no modo rescue do cd do mint. Mas talvez seja um pouco complicado para ti.
 
Se conseguires ir ao disco externo mete aqui o que está no menu.lst.
Código:
/boot/grub/menu.lst
Caso não consigas faz como no primeiro método que aparece no link que te indiquei.
Ou então no modo rescue do cd do mint. Mas talvez seja um pouco complicado para ti.

Desculpa, mas não percebi como é que faço isso...

Outra coisa... Como é que posso saber por exemplo se o disco sbd é hd0 ou hd1, etc??? Agradecia que me respondessem a isto o mais breve possível...

Obrigado
 
Metes um livecd.
Vais ao disco externo e procuras esse ficheiro.
Os disco são hd* se forem IDE e sd* se forem SCSI ou Sata.
Exemplo:
Sata para o portátil -> sda para o disco interno e sdb para o externo.
IDE para o portátil -> hda para o interno sda para o externo.
 
instalações pelo live CD sempre me deram problemas....

No entanto pelo alternate sempre funcionou na perfeição. Prefiro o método tradicional
 
Olá! Tenho uma dúvida que ainda consegui resolver..

Eu tenho só o Ubuntu no meu desktop mas agora o meu irmãozito resolveu jogar cabal, e este jogo só funciona com o Window$. Já tentámos correr pelo Wine mas dá um erro que, segundo a GameGuard e o pessoal do cabal online, não é resolúvel. Portanto, vou ter que instalar o XP.
Se é pacífico instalar o Ubuntu primeiro e o Xp depois, como faço se quiser fazer o inverso?

Thanks in advance.
 
GRUB

Boas.
Finalmente sou um assíduo utilizador de Ubuntu, e muito poucas vezes recorro ao Windows, no entanto continuo a ter de o usar.
Acontece que desde há 1 mês para cá tenho tido muitos problemas no Windows e agora que tenho mais tempo livre vou formatá-lo, mas tenho um problema.

Quando formatar o Windows, sei que vou perder o acesso ao Ubuntu, por isso precisava de uma maneira de activar o Grub para ter acesso aos dois SOs. Já encontrei uns tutorias na net mas é preciso tar a por o Live-CD do ubuntu e fazer uma série de coisas.
Não existe uma maneira mais simples?
Um programa para o windows que me instale um qualquer bootloader, ou um comando para o Ubuntu Live CD que me reactive o GRUB.

Fico à espera de resposta ;)
 
Boas.

Em relação a um programa para Windows: que eu conheça ou tenha ouvido falar não há nenhum, mas também já há tanta coisa.

O processo em Ubuntu (com o LiveCD, teoricamente podes usar *qualquer* LiveCD, não tem que se o de Ubuntu, embora por questões práticas talvez recomende) o processo é só um. Eu descrevi-o cá no fórum da maneira mais simples possível, aqui:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2262990&postcount=7

Cumprimentos.
__________________
EDIT:não era este link, just a second para encontrar o post certo ;)
RE-EDIT: agora sim, link certo :), fica bem
 
Última edição:
Pessoal, a mim dá-me o erro 22 no grub, depois de tentar entrar no windows... Ja tentei fazer fixmbr mas o meu cd do vista nao me da a opçao de entrar em modo de texto...
Alguém tem ideias?
 
Pessoal, a mim dá-me o erro 22 no grub, depois de tentar entrar no windows... Ja tentei fazer fixmbr mas o meu cd do vista nao me da a opçao de entrar em modo de texto...
Alguém tem ideias?

22 : No such partitionThis error is returned if a partition is requested in the device part of a device- or full file name which isn't on the selected disk.
vê se o grub está a apontar para o lado certo...

Já agora, o que é que fizeste para ficar assim? o que instalas-te?
 
Apontar para o lado certo como?
Tinha o vista, fui a painel de controlo, mudei o tamanho do C: e deixei 30gb livres.
Depois instalei ubuntu nesses 30gb
:(
 
Back
Topo