1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Questões de Rede.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por sh3r3d3r, 17 de Janeiro de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 2144)

1. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

Olá pessoal,
    já pesquisei um bocado pelo fórum, e não encontrei concretamente o que procurava, por isso estou a abrir este tópico. Estou a trabalhar numa empresa que pretende montar agora uma nova estrutura de rede nas novas instalações, e tocou aqui ao "Je", essa tarefa. Não sou técnico de redes, nem nada que se parece, sou apenas um mero designer multimédia, daí ter alguma dúvidas nesta empreitada lol.

É o seguinte, em lugar de usar um servidor posso usar um disco ethernet ligado ao router ou switch e todos os computadores da rede conseguem aceder ao mesmo escrever/ler ? Trata-se de uma rede com cerca de 20 computadores. Ou aconselham antes a compra de um servidor?

Outra questão é a configuração da rede. Tenho pensado em ligar da seguinte forma. Modem/Router de 4 portas, ligo um switch a cada porta, e cada um desses 4 switches fica numa sala, os computadores dessa mesma sala ficam ligados ao respectivo switch. A "coisa" funciona desta forma?

É aconselhavel atribuir ips fixos, ou deixo estar em automatico para facilitar a configuração?

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos,
    Nuno

2. freefall2870

freefall2870 Power Member

Redes não é para "meninos" aviso-te já...

O servidor é sempre o melhor, visto terem que fazer backups da informação do disco. Com um disco em rede, não é possível essa tarefa sem o auxilio de outra máquina.

Em relação à rede, escolhe um switch que tenha portas Ethernet a Gigabit e conecta os restantes switches a esse, router incluido. Caso ligues tudo ao router, este não tem velocidade suficiente para interligar os switches.