1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Questões de Rede.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por sh3r3d3r, 17 de Janeiro de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 2144)

1. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

Olá pessoal,
    já pesquisei um bocado pelo fórum, e não encontrei concretamente o que procurava, por isso estou a abrir este tópico. Estou a trabalhar numa empresa que pretende montar agora uma nova estrutura de rede nas novas instalações, e tocou aqui ao "Je", essa tarefa. Não sou técnico de redes, nem nada que se parece, sou apenas um mero designer multimédia, daí ter alguma dúvidas nesta empreitada lol.

É o seguinte, em lugar de usar um servidor posso usar um disco ethernet ligado ao router ou switch e todos os computadores da rede conseguem aceder ao mesmo escrever/ler ? Trata-se de uma rede com cerca de 20 computadores. Ou aconselham antes a compra de um servidor?

Outra questão é a configuração da rede. Tenho pensado em ligar da seguinte forma. Modem/Router de 4 portas, ligo um switch a cada porta, e cada um desses 4 switches fica numa sala, os computadores dessa mesma sala ficam ligados ao respectivo switch. A "coisa" funciona desta forma?

É aconselhavel atribuir ips fixos, ou deixo estar em automatico para facilitar a configuração?

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos,
    Nuno

2. freefall2870

freefall2870 Power Member

Redes não é para "meninos" aviso-te já...

O servidor é sempre o melhor, visto terem que fazer backups da informação do disco. Com um disco em rede, não é possível essa tarefa sem o auxilio de outra máquina.

Em relação à rede, escolhe um switch que tenha portas Ethernet a Gigabit e conecta os restantes switches a esse, router incluido. Caso ligues tudo ao router, este não tem velocidade suficiente para interligar os switches.

Não têm servidores na rede? Fixar IPs para essas máquinas todas pode ser complicado. Recomendo deixares o DHCP do router fazer esse serviço.

Última edição: 18 de Janeiro de 2009
  3. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

boas,
    obrigado pela resposta.

Pensei que o facto de o disco estar ligado ao Switch ou ao router os outros computadores conseguiam aceder a ele, dessa forma, talvez o melhor seja um servidor, mas a empresa não tem nenhum, e depois para o configurar seria muito complicado para mim.

Quanto á questão dos switches, ira ser utilizado um modem/router fornecido pela Netcabo, daí que o ponto inicial, onde começa a distribuição de rede, tenha de ser o router e não um um swicth.

Quanto aos ips, tambem estava a pensar deixar em DHCP, acho que os maquinas não terão problemas em adequirir ips dessa forma.

Estou a ver que isto vai ser muito mais complicado do que eu pensava, é que nunca configurei nenhum servidor, não entendo nada de windows server. Mas pode ser que eu me consiga safar lol.

4. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

Não vais passar quase nenhuma dificuldade em relação a configurar essas 20 maquinas em switch e depois liga los ao router , talvez venhas a ter é na configuração do servidor, tambem ajudava se disse-ses o que iria o servidor rodar, webserver , base de dados, sevidor de email, sevidor ftp etc... ?

5. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

boas,
    obrigado pela ajuda.

Pois, eu nunca configurei nenhum servidor, ando agora mesmo a ler tutoriais do win server 2003, que é esse que será instalado no servidor. Seria necessário as 20 máquinas acederem ao disco do servidor para la colorarem ficheiros (se possivel o servidor fazer backup automaticamente de determinadas pastas existentes em cada um dos 20 computadores, e os 20 computadores tem obrigatoriamente de ter acesso á internet, e ás impressoras partilhadas. E talvez um servidor de e-mail. Não será necessário a hospedagem de um website(IIS), visto termos os nossos num host. Basicamente será isto.

Se me puderes dar mais uma ajuda em relação a estas configurações agradeço. Tenho a impressão que isto me vai dar algumas dores de cabeça lol.

Cumps,
    Nuno

6. freefall2870

freefall2870 Power Member

Sim sem dúvida pois já estás a mexer em tópicos avançados.

Mas vou tentar ajudar no que puder. Backup automático das pastas esquece. Só com software caro que não vem com o Windows 2003.

O ideal é criar pastas por utilizador / departamento dentro do servidor e dar acesso. Os backups podes fazer diaramente para um disco externo ou para tapes caso o servidor o tenha.

Em relação à internet, é irrelevante que ligues todos os switches às portas ou apenas um que ligue aos restantes. O que interessa é que tenha ligação.

Quanto a servidor de e-mail... nesse caso recomendo o Small Business Server que já vem com o Exchange (servidor de e-mail) e o Windows 2003. Tens que também pedir um IP dedicado e pedir ao ISP para parametrizar o DNS para reecaminhar todos os e-mails para o servidor de mail.

De resto, é instalar o Outlook (vem com o Office) em cada PC ou utilizar o Outlook Express.

7. TuxBoss

TuxBoss Power Member

A maneira melhor e mais barata que tens para fazer isso é fazeres ver a quem de direito que deviam gastar uns cobres e meterem alguém que saiba realmente das coisas a fazer isso.

O barato sai caro, e nesse tipo de coisas pode sair mesmo muito caro.

8. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

Boas,
    muito obrigado pela ajuda. Vou tentar aventurar-me nestas configurações então. Ainda me resta uma semanita para preparação :)
    Qualquer questão irei postar por aqui.
    Mais uma vez obrigado pela preciosa ajuda.

Cumps,
    Nuno

9. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

Ora aí está. isso é que é falar lol. Eu já coloquei essa hipotese ao boss, mas o homem diz que eu consigo, que acredita em mim lol. Vamos esperar para ver. Se surgir entretanto alguma duvida eu colocarei neste post, pode ser que me consigam ajudar.

Cumps,
    nuno

10. v0rlon

v0rlon Power Member

Viva,

Uma vez que não tens experiencias tens duas hipoteses:

1- Dizer ao patrão que a tua competência não é essa e como tal pode dar barraca seres tu a fazer.

2- Seres tu a fazer mas arranjando material o mais "ready to use" possivel.

Partido da segunda hipotese e falando em relação à partilha de ficheiros aconselho-te a procurar por NAS ready devices:
    http://www.globaldata.pt/?p=CatPage&CatId=10725

Quanto à tua questão de rede: desaconselho a 100% o que estas a pensar fazer. Vais criar um problema de colision domains. O que isto quer dizer é que vais saturar a capacidade de "falar" das portas do switch principal, na medida se tiveres muitos users ligados a cada um dos switchs secundarios, se forem uns 5 users por switch és capaz de te safar, mesmo assim nao arriscaria e nunca sabes se mais tarde vai haver mais pcs! Esta situação pode ser minimizada usando switchs com portas de uplink Gigabit, downsize disso é que são substâncialmente mais caros.
    Portanto, o ideal é fazeres o patching de um switch para todos os 20 users.

Se isto que estou a falar é mandarim então o melhor é safares-te já dessa responsabilidade ou vais-te meter numa carga de trabalho acredita.

11. Kain

Kain Power Member

Tinham de ser uns switch muito mas muito rascos para teres problemas desses.
    É uma rede demasiado pequena para teres problemas assim. Claro que vais ter um bottleneck nas portas que ligam aos outros switch (se forem por ex 3 switchs de 12 portas 10/100 quer dizer que quem estiver no switch principal vai ter os 10/100 mas quem estiver ligado no segundo switch vai ter 10/100 a dividir por todos quando quiser comunicar com algo no primeiro switch). Claro que com um uplink a gigabit isso iria correr melhor.

Btw num switch cada porta é o seu proprio colision domain. O que tens comum é o Broadcast domain.

Quanto ao servidor, se querem mail ent sem duvida vai para um SBS. É mais simples de instalar (tem wizards para quase td) mas o problema depois vai ser configurar e manter especialmente a parte do Exchange.

Acho que devias de seguir o que o Tux disse. Vais estar a gastar uma pipa para um trabalho que não vai estar bem feito( não digo que n consigas mas claramente n tens os conhecimentos necessarios) e que pode vir a ter algumas consequencias desagradaveis de futuro

Claro que se achares que o facto de te "recusares" a isso te vai trazer problemas com o patrão diz qualquer coisa que no que pudermos a malta ajuda.

Última edição: 20 de Janeiro de 2009
  12. v0rlon

v0rlon Power Member

Viva,

Não concordo com a tua visão de que "ha e tal a rede é pequena não ha problemas", acho que nos devemos precaver para o futuro e possivel expansão. Compreendo que muitas vezes ñ ha o $ suficiente, mas mesmo assim é nosso dever informar do que é mais ou menos aconselhavel.

Fiquem bem :) !

13. cyber_monk

cyber_monk Power Member

Boas!

espero ajudar com o que vou dizer, mas se não ajudar, pelo menos tenta-se :)

Aqui vai: Para servidor de ficheiros, se é o que precisas apenas, é relativamente simples, como aqui já foi falado existem aqueles NAS já prontinhos a ligar à rede que há partida deve dar, ou então configuras um server em linux com apenas o SAMBA e caso queiras fazer também um servidor de impressão, para talvez centralizar uma impressora ou outra, o CUPS.

Qto à rede, podes sim utilizar um router para acesso à net e ligar dependendo da quantidade de tráfego que é efectuado na rede, talvez por cada conjunto de x computadores um switch 10/100 com uplink a 1000Mbps a um principal a Gb, ou apenas switch a 10/100Mbps se bem que talvez vá ficar um pouco lento.

Acerca das configurações de rede, eu sou apologista de configurações manuais, pelo simples motivo que torna-se mais fácil gerir a rede, penso eu, corrijam-me se estiver enganado, de resto já sabes, qualquer dúvida expõe que o pessoal concerteza que ajuda.

14. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

Boas,
    obrigado pela ajuda.
    Quanto aos switches, já informei que teriam de ser gigabit, caso contrario as velocidades seriam muito lentas. o disco de rede (NAS), é uma alternativa, e no meu entender, é bastante viável, e dessa forma não irei necessitar de servidor. Uma hipotese seria a implementação de um computador sempre ligado com vários discos (aka quase um servidor lol). Todos os discos em partilha e não haveria problema.
    o mais complicado para mim agora está a ser "desenhar" a rede, ou seja, saber se ligo os switches directos ao router, se ligo o router a um switch e os outros a este mesmo. Ainda que "estudar" essa situaçaõ.

Cumps,
    Nuno

15. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

Boas,
    obrigado pela ajuda.
    Acho que vamos optar pelo disco de rede (NAS), ou por colocar um computador com vários discos em em partilha na rede, assim livro-me da carga de trabalhos de montar um servidor. Quanto ao e-mail cada colaborador já tem a sua conta e usamos todos o Outlook, e acho que podemos continuar assim.
    Se eventualemnte for mesmo necessario o servidor, o "boss" que chame quem realmente está á altura de tal, senão lá terei eu de me aventurar e conta aqui com a ajuda da malta lol.

Cumps,
    Nuno

16. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

Viva,
    obrigado pela ajuda.
    Sim, parece que vamos mesmo ficar pelo disco NAS. isso das impressoras de rede, é que espero não ter problemas, é que pelo que sei, é mais difícil colocar uma impressora de rede a funcionar devidamente do que sei lá o que.
    Os ips, acho que a config manual, tambem seria preferencial. Vamos ver se consigo, nao deve ser muito dificil, é so 192.168.1.10 e por ai fora, certo? Se der problema, siga para a frente com o DHCP.

Cumps,
    Nuno

17. Kain

Kain Power Member

Pera não entendeste o que quis dizer com a rede ser pequena. Primeiro como já mencionei quando tens um switch cada porta é o seu proprio colision domain logo o problema que mencionas é bastante comum mas em hubs. Caso fosse por causa dos broadcasts (visto ser apenas um broadcast domain) por norma até sensivelmente 300 hosts não tens grandes problemas.

Conforme mencionei o problema que ele iria ter seria o de bottleneck nos uplinks.

Concordo plenamente em precaver uma possível expansão mas isso é algo a ser estudado com cuidado e não em dicas num fórum. Vejo constantemente empresas sem prespectivas de crescimento (a nível informático) a "esbanjar" dinheiro em algo que lhes disseram ser bom mas que não necessitam, e, eventualmente se vierem a necessitar o que têm já está demasiado ultrapassado para ser eficiente.

Acho que o planeamento de uma rede deve ser feito com a realidade da empresa em mente tendo em conta o seu core business e as suas previsões de futuro mas sem exagerar. Não vejas isto como uma critica, é mais um desabafo do que outra coisa.

Quanto a questão da NAS vs PC pessoalmente iria para a NAS como o v0rlon menciona. Um PC muitas vezes pode dar mais dores de cabeça do que benefícios.

18. v0rlon

v0rlon Power Member

Kain, tens razão fiz confusao com os HUBS e os broadcasts. Sem duvida, vai ali congestionar bastante os uplinks caso sejam muitos por porta. :)

Voltando ao nosso amigo sh3r3d3r: já agora dá uma olhadela aqui: http://www.freenas.org/

Com este SO podes configurar quase tudo por uma página web e montar um sistema de NAS.
    Claro e é gratuito.

Saca e exprimenta numa máquina virtual para ver se consegues dar conta do recado.

software de virtualização free: http://www.virtualbox.org/

:)

Última edição: 21 de Janeiro de 2009
  19. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

boas,
    estou a pensar no disco NAS, com possibilidade de backup. Ou seja, o disco tem uma porta usb, que permite a ligação de um disco externo e faz backup do conteudo. Assim torna-se mais pratico e mais fácil.

20. sh3r3d3r

sh3r3d3r Power Member

boas,
    oh, maravilha. esta semana vou tratar da compra do disco e tratar da configuração. Qualuer coisa que não dê conta, eu informo aqui ao pessoal.
    Obrigado a todos.

Cumps,
    Nuno

Partilhar esta Página