1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Questões de Som (5.1 e outras)

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por astg, 22 de Junho de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 955)

1. astg

astg Power Member

Várias questões:

Tenho um aplificador Technics (SA-DX750) em que lhe acontece quando o ligo, às vezes não dá som da coluna direita. Colocando o volume mais alto começa a dar som e depois posso baixar que fica a dar som das duas... É estranho... Alguma ideia quanto ao problema?

Depois, há coisa de 1 mês comecei a reparar que nas colunas 6.1 que tenho no PC (umas creative inspire 6700) nalgumas musicas, em algumas frequencias, parece que o som "arranha". É dificil explicar, e nem sei porque é que comecei a notar isso, mas desde que o notei na primeira vez não consigo não ligar. Acontece também nos filmes (mkvs) dái não achar que é do ficheiro em si. Já experimentei com placa de som separada e não fez diferença. O engraçado é que com headphones (sejam os + normais que vêm com leitores de mp3 e afins, quer seja com uns da technics que têm obrigação a ser melhorzitos) não ouço essas frequências que "arranham". Nem se ligar ao amplificador e usar umas colunas (tipo torre) da sony (das quais não sei a referencia) ouço. Porém, se ligar umas colunas satélite que vieram com o próprio amplificador volto a ouvir. É possível que o facto das colunas darem mais os agudos e separarem dos graves (que saem pelo subwoofer) esteja a criar esse problema? É o que me parece, mas tem lógica do ponto de vista teórico?

Outra questão: o amplificador veio sem subwoofer, só com os satélites. Entretanto "troquei" as colunas esquerda e direita frontais pelas da sony. Acho que dá para em 5.1 colocar os graves a sairem também das colunas da sony frontais e ter os outros satélites só com os agudos. Por enquanto terá de ser a solução, mas acham que fica muito melhor com o subwoofer separado (dos mais baratos)? As colunas já dão um bass suficiente para irritar os vizinhos...

Agora, tenho a hipótese (mediante arranjar um novo tweeter para uma das colunas) de trocar as duas colunas de trás satélite, por umas colunas "de stereo" (tipo caixa, duma aparelhagem antiga) da technics. O facto de serem diferentes das frontais da sony dá stress? É melhor ter as colunas todas iguais, ou se forem aos pares não há problema?

Agradecido pelas opiniões... e já agora, se souberem dum sitio porreiro para tentar arranjar as colunas em coimbra digam!

2. G60

G60 Power Member

Várias questões:

Tenho um aplificador Technics (SA-DX750) em que lhe acontece quando o ligo, às vezes não dá som da coluna direita. Colocando o volume mais alto começa a dar som e depois posso baixar que fica a dar som das duas... É estranho... Alguma ideia quanto ao problema?

Isso uma limpeza ao potenciometro que regula o som resolve, vais a uma casa de material electrónico que vendem uns sprays proprios depois de aplicar basta regular o som ao maximo e minimo(com o aparelho desligado) umas poucas de vezes que fica bom

Outra questão: o amplificador veio sem subwoofer, só com os satélites. Entretanto "troquei" as colunas esquerda e direita frontais pelas da sony. Acho que dá para em 5.1 colocar os graves a sairem também das colunas da sony frontais e ter os outros satélites só com os agudos. Por enquanto terá de ser a solução, mas acham que fica muito melhor com o subwoofer separado (dos mais baratos)? As colunas já dão um bass suficiente para irritar os vizinhos...

O bass sai sempre, a coluna que tiveres é que to vai mostrar ou não, essas sony como são grandes mostram-te o "bass", para melhorar podes definir as colunas frontais como large na configuração do amplificador.
    Com subwoofer fica melhor em filmes, tb depende da definição de barato para ti :) porque para tares a gastar dinheiro e não notares grande coisa mais vale continuares sem SW.

Agora, tenho a hipótese (mediante arranjar um novo tweeter para uma das colunas) de trocar as duas colunas de trás satélite, por umas colunas "de stereo" (tipo caixa, duma aparelhagem antiga) da technics. O facto de serem diferentes das frontais da sony dá stress? É melhor ter as colunas todas iguais, ou se forem aos pares não há problema?

Podes por aos pares, não há stress.

Agradecido pelas opiniões... e já agora, se souberem dum sitio porreiro para tentar arranjar as colunas em coimbra digam!

Arranjar as colunas? Referes-te a arranjar as avariadas ou umas novas?

3. astg

astg Power Member

Hum...

G60, ok... eu já o tinha aberto, porque poderia tar com aquele aspecto de computador cheio de pó, mas nem por isso. Abri pa ver se seria alguma coisa do contacto com as saidas pás colunas... mas como não percebo muito disto não me aveturei. Se tirar aqui umas pics, achas que dará paraidentificar o potenciómetro?

Quanto Às colunas 5.1, a ideia era mesmo essa. já saquei um manual da net do amplificador e está lá isso... A hipotese era comprar um subwoofer tipo 150€ (dos mais baratos que se vê aí nas casas tipo ***** e fnacs...), mas pelo que estou a inferir talvez a diferença não se justifique.

Para as colunas, sim era mesmo para arranjar... Acho que é o tweeter (assim que se escreve?) que deu o berro, isto porque a coluna dá bem os graves. Agora, nem sei bem onde colocar a arranjar, nem que preços isso me ficará... Tendo em conta que tenho os outros satélites, não sei até que ponto a diferença compensará...

4. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

O potenciometro é nada mais nada menos do que o "botão" q estás a usar para regular o volume de som, portanto é facilimo de identificar.

5. astg

astg Power Member

hum... nice. Pode parecer uma pergunta estúpida, mas o facto de ser digital não interfere com o processo de limpeza?

6. G60

G60 Power Member

O botão que regula o som é um potenciometro analógico. Eu tenho um spray desses se fores de Coimbra podemos combinar algo.

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

As 6700, o problemas que falas é uns estalidos ou "estoiros" que vem do subwoofer?

se for, tens a série defeituosa, já tive um kit destes que tinha os tais estalidos/estoiros e recebi um kit da creative 100% funcional a borla!

Mas isso já foi em 2003/2004 quando ainda tinha garantia :D (eram quase novas)

8. astg

astg Power Member

oi, não... sem dúvida que o problema não é do subwoofer. É mesmo dos satélites. E é um bocado "subjectivo". Nem sempre parece que noto. Se não estiver de frente para as colunas frontais, já não noto... É dificil de precisar... ate porque os sons que fazem confusão parece que estão presentes quando ouço o mesmo som mas noutra coluna. Porém não irritam! lol... Talvez esteja é a precisar de uma consulta de otorrino!

G60, vivo em cbr. Mesmo ao pé do centro electrónico de coimbra. Se o tal spray não for de preços proibitivos não me importava de comprar um. Sabes como é o preço/marca? Caso contrário, agradeço a disponibilidade =)

9. G60

G60 Power Member

Julgo que o spray não deve ser caro, podes pedir um spray limpa contactos, a marca não interessa. Mas podemos combinar algo se quiseres.

Partilhar esta Página