Questoes gentoo2004.2

Lucky_JL

Power Member
Ando aqui a testar o gentoo 2004.2 num amd1600+ , com a ideia de ir para o servidor ca de casa ( celeron333 , 256pc100 , 4GB disco sistema, savage 4 32MB pci , sem placa de som ) substituir o mdk10

A ideia era colocar lá o gentoo a usar o xfce4 , meter lá o firefox e o thunderbird para desenrascar dakelas vezes k um gajo so vem ao pc para ver o mail ou os jornais, meter o amule e o amsn e em X é tudo ... talvez o xemacs para trabalhar ....

Depois é meter os daemons todos a correr ( sshd , proftpd, samba , cups , iptables, apache, mysql , e provavelmente o oracle )

A minha primeira questão é k software o ppl k ja usa gentoo aconselha ?

Tipo curti do xfce mas odiei o xterm com akele fundo branco ... ja instalei o Etem fica fixe pk é transparante mas o menu da consola em si é feio ... keria algo tipo o Konsole do kde , so k o xfce nao tem grande documentacao sobre como o alterar ...

O que é na realidade o framebuffer ?

Depois tb keria poder usar rpms no sistema ... é so fazer o emerge do rpm e depois usar normalmente ?

Outro promenor k me anda a tirar o sono é k na bash tenho o teclado pt na boa ... mas no xfce fica o ingles , e ja estou farto de "goolgar" e não encontro nada sobre como mudar o keymap no xfce...

Dicas e conselhos de ppl k use o gentoo tb sao bem vindos :)


Já agora, na maquina k estou a usar como teste tenho uma particao /dev/hda1 35GB onde arranca o winxp em ntfs, tive a criar as particoes para o gentoo e agora o gajo ja nao me arranca para windows ... ha maneira de voltar a meter o gajo arrancar normalmente para windows ?


Lucky_JL
 
Última edição:
Lucky_JL disse:
Depois é meter os daemons todos a correr ( sshd , proftpd, samba , cups , iptables, apache, mysql , e provavelmente o oracle )

A minha primeira questão é k software o ppl k ja usa gentoo aconselha ?

Todos os que disseste excepto o proftpd... Espero que tenhas uma boa razão para se usar o FTP em vez de SFTP.
Mete também o PostFix que dá algum geito.

Lucky_JL disse:
O que é na realidade o framebuffer ?

1024x768 na consola, ou superiores. Sem frame buffer só tens o modo VESA.

Lucky_JL disse:
Depois tb keria poder usar rpms no sistema ... é so fazer o emerge do rpm e depois usar normalmente ?

Não vais precisar de RPMs para nada.
Mas caso precises basta fazer emerge de um gestor de RPM.

Lucky_JL disse:
Outro promenor k me anda a tirar o sono é k na bash tenho o teclado pt na boa ... mas no xfce fica o ingles , e ja estou farto de "goolgar" e não encontro nada sobre como mudar o keymap no xfce...

Dicas e conselhos de ppl k use o gentoo tb sao bem vindos :)

Usa o forum do Gentoo. É o maior forum que conheço, e tipicamente já tens todas as respotas a todos os problemas.

Lucky_JL disse:
Já agora, na maquina k estou a usar como teste tenho uma particao /dev/hda1 35GB onde arranca o winxp em ntfs, tive a criar as particoes para o gentoo e agora o gajo ja nao me arranca para windows ... ha maneira de voltar a meter o gajo arrancar normalmente para windows ?

Arranca com o CD do windows e faz FIXMBR
 
Gracias pela resposta :)

Uso o proftpd mas com ssl , ou seja ftps ,é mais para partilhar cenas para o ppl por ftps , ssh e sftp so eu é k tenho acesso.

O framebuffer tinha ficado +/- com a ideia que era isso, assim ao menos um gajo nao ve umas letras enormes no monitor de 19.

RPM's ... é mais a cura de desintoxicação em relação ao mdk, se ha rpms como por exemplo os do wxWindows que rapidamente se fazer emerge , ha outros rpm's por exemplo o do java sdk 1.4.2 k me pareceu mais simples e limpo instalar por rpm do k pelo emerge.

XFCE não ha ninguem a usar ? ou sou só eu que acho akilo fixe ? e qual é a vossa consola preferida ? xterm ? eterm ? rxvt ? existe algo melhor ?

Ha e a cena de ele nao fazer boot para windows era pk eu tinha metido a particao de boot tb como "bootable" , é o k dá um gajo estar a seguir o handbook ja com sono .... deixei so a de ntfs e bule tudo :)

Lucky_JL
 
Back
Topo