[QUESTÕES] Instalar o OS X Lion (Clean Install)

Foi o que achei, pelo recovery devia deixar particionar, inclusive tentei várias soluções, através de PEN com recovery, tentei através de um DVD do SL que tinha aqui que comprei mal saiu e este dava um KP...Só consegui mesmo colocando o DVD do SL que vinha com o iMac, apaguei as partições que tinha, e depois entrei pelo recovery da pen e ai já me deixava apagar e particionar...Muito estranho.

Dar kernel Panic é o que acontece sempre quando se coloca uma versão anterior ao hardware. Também já passei por isso.

Se o teu Mac tiver um DVD com o 10.6.6 por exemplo, usar o DVD do SL vai dar barraca.
 
Dar kernel Panic é o que acontece sempre quando se coloca uma versão anterior ao hardware. Também já passei por isso.

Se o teu Mac tiver um DVD com o 10.6.6 por exemplo, usar o DVD do SL vai dar barraca.

Pois não sabia :) Depois é que me lembrei de testar com o DVD que vinha com o iMac (e não com outro que comprei quando saiu) e lá consegui arrancar e particionar o disco, obrigado pela ajuda ;)

Uma sugestão, um vídeo tutorial para upgrade à RAM, SSD e disco "antigo" no lugar da drive óptica, acho que iria ser do interesse de muitos membros.
 
Pois não sabia :) Depois é que me lembrei de testar com o DVD que vinha com o iMac (e não com outro que comprei quando saiu) e lá consegui arrancar e particionar o disco, obrigado pela ajuda ;)

Uma sugestão, um vídeo tutorial para upgrade à RAM, SSD e disco "antigo" no lugar da drive óptica, acho que iria ser do interesse de muitos membros.

Posso fazer isso. Já o fiz tantas vezes :D
O problema é não ter todos os modelos para fazer isso. E também é simples. Eu ainda à dias coloquei um disco no lugar da drive optica. Foi desapertar 3 parafusos. Quando tenho dúvidas vou ao ifixit. Mas essa rapaziada tem dinheiro e compra tudo logo quando sai.

O problema do vídeo no meu caso é mais a edição. Não tenho nenhuma máquina decente para editar vídeo e diga-se também de passagem que quem está entre a cadeira e o monitor não tem grandes capacidades :D
 
Posso fazer isso. Já o fiz tantas vezes :D
O problema é não ter todos os modelos para fazer isso. E também é simples. Eu ainda à dias coloquei um disco no lugar da drive optica. Foi desapertar 3 parafusos. Quando tenho dúvidas vou ao ifixit. Mas essa rapaziada tem dinheiro e compra tudo logo quando sai.

O problema do vídeo no meu caso é mais a edição. Não tenho nenhuma máquina decente para editar vídeo e diga-se também de passagem que quem está entre a cadeira e o monitor não tem grandes capacidades :D

Se puderes então eu agradeço :)

Por acaso eu fiz upgrade à RAM e troquei o disco por um SSD sem problemas, mas pelo que li nos MBP (late 2011) colocar um disco no lugar da drive é um bocado arriscado devido à fita que está por cima da drive, li casos de pessoas que ficaram em wi-fi por exemplo, tens conhecimento de algo? Que "base" usas para colocar o disco na drive? (Não sei o raio do nome da peça :D)

Mas não foste tu que fizeste o vídeo de introdução ao Lion? Estava porreiro ;) Eu se soubesse ajudava mas edição de vídeo não é a minha praia ehehe.
 
Comprei no ebay a mais barata que encontrei compatível com o meu modelo para o disco. Não tenho nenhum late 2011 mas tenho pena :D

O vídeo de introdução ao Lion é feito de outra forma. É gravar o ecrã. Filmar é outro assunto.


Tens aqui como substituir a superdrive: http://www.ifixit.com/Guide/Install...y-Early-2011-Optical-Drive-Replacement/5904/1

A peça que a substitui tem a mesma forma, apenas o espaço para o disco. Não vejo grande problema.

É ver tudo com calma e ter as ferramentas necessárias.
 
Preciso formatar o meu iMac, tenho o Lion que instalei através da apple store.
Caso formate não fico sem o Lion, certo? Basta depois de formatar ir à minha conta da apple e volto a fazer o download sem ter de pagar, correcto?
 
Preciso formatar o meu iMac, tenho o Lion que instalei através da apple store.
Caso formate não fico sem o Lion, certo? Basta depois de formatar ir à minha conta da apple e volto a fazer o download sem ter de pagar, correcto?

Tens o Recovery por isso com uma ligação á net deves conseguir ficar logo com o Lion.

Caso contrário, podes sempre usar o DVD que vinha com o iMac e depois actualizar.
 
Também tenho o lion instalado mas vou vender o portatil e queria fazer um clean install, se fizer atravez do recovery, fica tudo limpinho ou ficam residuos da minha instalação actual?
 
Eu tenho o SL, e estava a pensar fazer clean install do Lion, mas entretanto leveio á garantia para me repararem a superdrive, então eles tiveram de me formatar o MAC, na mesma com o SL, acham que devo fazer clean install, ou como eles me formataram o MAC, apenas deverá ser necessário fazer o update para Lion??? Acham que é a mesma coisa???
 
boa tarde,

comprei um macbook pro 17" no norteshopping, apple store, em setembro e já veio com o lion, mas como nunca tinha usado, instalei uma série de aplicações, algumas delas mal e sinto que o mac está a perder algum rendimento e para o curso que estou a tirar crashar é a última coisa que eu quero.
o problema é que eu tenho bootcamp com windows e quando carrego alt para mudar o disco de entrada não me aparece o Recovery HD

desde já agradeço a vossa ajuda
 
Boas,

Segui este tutorial, no entanto não consigo apagar a partição (formatar).

Dá-me sempre erro e ainda não consegui fazê-lo.

Tentei meter o cd do snow leopard mas diz que não posso instalar o SO no mac. (penso que seja porque tenho o Lion)

O que devo fazer?

Estou um bocado chateado porque tenho o mac mesmo lento e já não sei o que fazer.

Obrigado
 
Boas malta!

É seguinte, preciso da vossa ajuda.

Tenho comigo um disco de 250 GB dos quais dividi criando 2 partições, pretendo com metade do disco usa-lo, para o TimeMachine e a outra metada pretendo ter o OSX Lion com Boot para se se for preciso alguma coisa formatar o Disco de sistema e conseguir Instalar o OSX normalmente.... sem uso de internet....

Eu percebo alguma coisinha, coisa pouca de formatar pc's normais de windows mas de mac é 0 nada mesmo.....

Tenho o mac book pro retina novo ou seja o OSX é original e tudo nada de pirataria... como é que faço para "instalar" ou passar o OSX com Boot para o disco que vou usar para o guardar na eventualidade de precisar??? tenho que saca-lo do APP Store??

Como é que isso se processa?? Eu peço desculpa e apelo à vossa compreensão se tiver a dizer ou a querer fazer alguma asneira, mas é a fazer e a errar que se aprende...

Cumprimentos
 
Podes usar o SuperDuper para fazeres uma imagem do disco e arrancar desse disco sem problemas. A versão gratuita faz isso sem problemas.

Se tens o Retina vais poder ter o Mountain Lion por isso não te preocupes com o SO. A partição de recuperação que o OS X cria permite instalar sem problemas.

O Time machine podes fazer o que pretendes sem problema. Nem precisas de dividir o disco sequer. Eu nem dividi. O TimeMachine é uma pasta. Se não a apagares não tens problema.

Edit:

Um disco de 250GB vai ficar curto dentro de algum tempo para Time machine e ficheiros.
 
Estou com 1 problema!
Estou a fazer um clean instal...tinha Snow Leopard e Tenho o Lion a ja algum tempo , comprado e gravado em dvd. Ja tinha actualizado , mas como ao inicio tinha problemas com programas de produção musical com os quais trabalho , voltei ao Snow...
Pois bem hoje fui voltar a fazwer update, limpei o disco e quando vou a instalar o Lion e apos me ligar com osdados sa Store , aparece a janela a dizer "a descarregar componentes" mas aparece-me o tempo a dizer "faltam 109 horas" ! Que sae passa aqui ?? Alguem me sabe dizer???
Tenho net a 100 mb

EDIT

Bem , nao sei que aconteceu ali , mas as horas foram baixando , no entanto levou-me cerca de 4H a instalar o Lion... do que me lembro , da 1ª vez não demorou nem metade. Talvez tivesse sido problemas na ligaçao da Store... Isto alguma vez aconteceu aqui a alguem? so mesmo por curiosidade...
 
Última edição:
...
Bem , nao sei que aconteceu ali , mas as horas foram baixando , no entanto levou-me cerca de 4H a instalar o Lion... do que me lembro , da 1ª vez não demorou nem metade. Talvez tivesse sido problemas na ligaçao da Store... Isto alguma vez aconteceu aqui a alguem? so mesmo por curiosidade...

4 horas é um pouco excessivo mas é possível que tenha sido apenas problema na ligação à store.
 
Então só podem ter sido problemas de Internet teus, ou problemas da App Store.

Internet nao foi...testes no meu Desktop davam 118 Mbs Down e 9 de Up... daí descartei logo o problema...so pensei ser algo do meu mac , apesar de na 1ª vez isso nao ter acontecido. Cancelei varias vezes a instalação so mesmo para testar e foi sempre igual. Estou mais virado para a Store , mas pronto , já esta feito. Era so mesmo a titulo de curiosidade.
 
Back
Topo